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Twitch: Entenda a importância da plataforma e como usar na sua estratégia digital

Resumidamente, a Twitch é uma plataforma de transmissão ao vivo focada para o público gamer. Um espaço onde é possível ver:


  • Competições de jogos eletrônicos;

  • Gameplays;

  • Transmissão de música;

  • Transmissão do dia a dia de uma pessoa (inserida recentemente).



Por sua vez, fundada em 2011 pelo Justin Kan, era originalmente um spin-off da Justin.tv. A justin.tv foi um website criado por Kan, Emmett Shear, Michael Seibel e Kyle Vogt em 2007 para permitir que qualquer pessoa transmitisse algo ao vivo.


A grande plataforma de transmissão ao vivo de games, foi relançada no final de 2007, permitindo que os usuários criassem seus próprios canais e transmitissem seus respectivos conteúdos.


Como a plataforma funciona?


A sua forma de funcionamento é outra característica da plataforma, que por sua vez, é bem simples e ao mesmo tempo, bastante completa.


Dando espaço principalmente para interatividade, que em certos assuntos como uma montagem painel elétrico, eventuais perguntas podem surgir, e o público pode perguntar o streamer pode responder ao mesmo tempo.


A Twitch oferece aos criadores de conteúdo a capacidade de transmitir suas atividades para que os espectadores acompanhem em tempo real. A duração das transmissões pode levar de um minuto, até quanto tempo o streamer quiser.


Portanto, se houver uma transmissão focada em explicar um projeto painel elétrico, há tempo de sobra para explicar todos os pontos necessários para o público-alvo.


Você pode encontrar conteúdo para assistir navegando pelas várias categorias da plataforma, incluindo jogos específicos.


Caso você encontre um streamer de sua preferência, há a opção de seguir o seu canal e obter atualizações de atividades e notificações.


Ou seja, a partir do momento em que você decide acompanhar um determinado streamer, você fica sabendo se ele está fazendo uma patenteação de marca ou desenvolvendo o seu próprio jogo.


O fato é que a plataforma fará de tudo para você acompanhar os passos dados pelo seu influenciador digital.


Desde o seu lançamento, a Twitch tem parceria com empresas de jogos, como a Blizzard e a Overwatch League para sediar eventos mundiais de jogos exclusivos da plataforma.


O que já é o suficiente para que um fornecedor de sensores entenda que a plataforma possui um grande poder para as ações de marketing.


Como as transmissões funcionam?


Quando você assiste a uma transmissão ao vivo, uma tela dividida permitirá que você veja o que o streamer vê em seu monitor. Mas você também será capaz de ouvir e vê-lo através de uma janela menor, na borda da transmissão.


A Twitch também oferece a possibilidade de comprar jogos através de determinados links, e é dessa forma que os streamers ganham uma comissão de vendas, bem como a oportunidade de vender produtos associados a seus conteúdos.


Esse tipo de característica mostra como a plataforma pode ser vantajosa para uma empresa, afinal, um negócio que faz serviços como batimetria topografia, pode acabar aumentando a sua base de clientes utilizando a Twitch como uma de suas alternativas digitais.


Ao ver um streaming da Twitch, você tem a liberdade para comentar. Em outros casos, você também pode fazer sugestões ou perguntas, e receber respostas em tempo real.


A plataforma também salva as transmissões, ou seja, você pode assistir aquela transmissão que perdeu em um determinado dia.


Esse recurso faz com que, parte do público de um streamer interessado por temas como terceirização impressoras, veja a transmissão posteriormente e considere um contato com a empresa.


Pensando em aumentar o seu alcance, a Twitch também está disponível como aplicativo. Ela pode ser usada tanto nos sistemas iOS, quanto no Android. Além de claro, ter a sua versão para navegadores.


Como colocar a Twitch nas estratégias digitais?


Pode ser que você tenha ouvido falar da Twitch apenas nos últimos meses ou dias, devido ao fato das lives estarem bem populares ultimamente. Mas na verdade, a plataforma de streaming já existe a um bom tempo, como já foi mencionado anteriormente neste artigo.


Inicialmente, a Twitch surgiu com o objetivo de transmitir ao vivo o dia a dia das pessoas com os seus seguidores.


Conforme o tempo foi passando, o ambiente naturalmente chamou a atenção dos gamers, visto que era muito simples jogar ao vivo, já que a plataforma suporta transmitir imagens de um PS3, PS4, Xbox e PC. Outras plataformas não tinham todo esse suporte.


Devido ao fato da plataforma ter nascido com esse objetivo, ela é, sem dúvidas, uma das mais fáceis e práticas de usar para quem deseja começar a fazer lives.


Para empresas, combinar a plataforma com a contratação de uma produtora de vídeo comercial, pode naturalmente aumentar o alcance do negócio. Por mais que a plataforma seja bastante famosa no mundo dos games, a Twitch não se baseia apenas nisso.


Na verdade, existe uma gama de pessoas que fazem lives falando sobre vários tipos de assunto, desde simples bate-papos, até receitas ou desenvolvimentos de sites.


Não é difícil, por exemplo, ver pessoas falando sobre experiências que teve em uma fabricante de sacolas personalizadas ou algo do tipo.


Ou seja, existe uma biblioteca imensa de conteúdos que é mais do que suficiente para os mais de 140 milhões de usuários que estão presentes atualmente na plataforma.


Considerando esse cenário, isso pode ser uma grande oportunidade para a estratégia de marketing da sua empresa. Confira quais são as formas que a sua marca pode fazer presença na plataforma de streaming:


Ações patrocinadas


Conhecidos popularmente como “streamers”, são nada mais do que influenciadores digitais. Eles criam uma relação muito próxima com o público que os acompanha, trocando ideias, conselhos e dicas.


Dessa maneira, acaba gerando naturalmente uma confiança e credibilidade dentro da sua comunidade.


No geral, há várias possibilidades de realizar ações patrocinadas com os streamers, seja exibindo a logo da sua empresa em uma live, um link indicado, ou influenciador comentando brevemente sobre os seus produtos, ou serviços durante a live.


Inicialmente, é interessante que você faça um estudo sobre o seu público, e escolha quais os influencers que mais se encaixam com o perfil da sua marca, e o do seu público-alvo.


Criando suas próprias lives


Você já pensou em criar os conteúdos da sua própria empresa na Twitch? Essa, na verdade, é uma das formas de atuar dentro da plataforma e monetizar o conteúdo.


Uma das principais vantagens que a Twitch tem sobre as outras redes (Instagram, Facebook e YouTube) é o perfil do público que acessa a plataforma.


Nas redes sociais você encontra todo o tipo de pessoa que está lá por várias razões, e com interesses pelos mais diversos assuntos e até formatos de conteúdo. Há o tipo de pessoa que gosta de ver vídeos no YouTube, mas não curte ver lives.


Em outras palavras, a Twitch, cujo grande atrativo é as transmissões ao vivo, especialmente de jogos, naturalmente tem um público consumidor muito mais assertivo e engajado naquele formato e temática.


Ter esse tipo de característica torna a rede extremamente relevante para certos tipos de empresas e marcas.



O que deve ser considerado antes de colocar a Twitch nas estratégias de marketing?


Devido ao fato da plataforma ser focada mais em jogos eletrônicos, mesmo tendo outros tipos de conteúdos por lá, a Twitch costuma concentrar bastante jovens.


Por esse motivo, é essencial ter clareza sobre o seu público, e traçar estratégias inteligentes sobre a maneira de conversar com ele naquele determinado momento.


Da mesma forma que é importante saber o perfil do seu público, outro ponto a ser considerado é a linguagem a ser utilizada.


Como você já sabe, a Twitch é um espaço dedicado para as pessoas terem um entretenimento, por isso, todas as ações de marketing dentro da plataforma devem ser pensadas por esse viés, de entreter mais do que vender.


Caso o contrário, você pode prejudicar toda a sua estratégia desenvolvida, e assustar e espantar o seu público, além de desperdiçar todo o dinheiro investido na campanha.


Conclusão


Mesmo que a Twitch seja voltada para um público mais nichado, a plataforma ainda é capaz de render bons retornos de campanhas. Para que isso aconteça, é necessário que a estratégia de marketing de influência seja minuciosamente elaborada.


Vale pontuar a importância de definir objetivos e saber exatamente a abordagem a ser aplicada nessas plataformas.


Uma dica interessante, é ter uma equipe especializada à frente, para ajudar no passo a passo de uma campanha de marketing de influência, que por sua vez, é a estratégia mais recomendada quando se trata de utilizar a Twitch em campanhas digitais.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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