top of page

Saiba como criar os termos de uso da sua empresa

Os termos de uso de uma empresa são essenciais para que haja um bom direcionamento das regras estabelecidas.


Afinal, é fato que para funcionar bem toda empresa precisa de regras. Portanto, sem diretrizes claras, abre-se um precedente para mal-entendidos e situações desagradáveis ​​com clientes que podem ser estressantes e prejudiciais financeiramente.



Por isso, é importante ter uma documentação que inclua os termos de uso em qualquer tipo de empreendimento, seja para uma loja de roupas, ou uma empresa de manutenção industrial.


Logo, com as regras pré-estabelecidas, é possível construir um relacionamento transparente com seus consumidores que demonstre maior seriedade e comprometimento na condução do seu negócio.


Dessa forma, você pode evitar problemas legais e proporcionar ao seu público uma experiência geral mais positiva. Vamos ver neste artigo qual a importância e como criar o seu próprio termo de uso. Confira!


Importância dos termos de uso


Com o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tornou-se ainda mais importante para as fábricas de climatizadores de ar para lojas e para empresas de qualquer outro segmento estabelecer regras internas e direcionadas.


O mundo está passando por uma importante fase de mudança, a transformação digital. Entre eles, uma série de importantes recursos técnicos ganharam mais espaço, e o mercado como um todo também migrou para as conexões digitais.


A legislação da LGPD visa otimizar os processos de segurança e garantir que os usuários tenham maior confiança nos dados que as empresas coletam e armazenam constantemente.


A LGPD pode consideravelmente punir se houver vazamento de informações, portanto, cumprir todas as suas normas é algo fundamental para novas empresas que fornecem, independentemente do setor, seja uma fábrica de exaustor banheiro residencial ou um pequeno mercado.


Com isso em mente, criar termos de uso para seu site não é apenas um benefício, mas um elemento obrigatório nos dias de hoje.


Os Termos de Uso e a Política de Privacidade são um documento, semelhante em muitos aspectos a um contrato. Ele define a relação entre os usuários que visitam um determinado site e seus proprietários.


Muitas vezes os termos de uso exigem aceitação para entrar em vigor, isso pode ser feito digitalmente com um único clique, e não representa nenhum tipo de complexidade para os consumidores de uma empresa de climatizadores em brasília.


Normalmente, quando uma pessoa navega em um site, ele coleta muitas informações relevantes sobre os interesses e padrões do usuário, o que é muito importante para garantir melhores resultados em futuras ações de marketing.


No entanto, até recentemente, essa coleta de dados não dependia da vontade dos usuários, e não havia legislação suficiente para lidar com a questão caso as empresas vazassem esses dados.


Essa situação mudou após a estrutura da LGPD, que busca maior qualidade no processo e protege todas as partes envolvidas em tais operações, garantindo que as estratégias de coleta de informações sejam mais adequadas.


Por que ter termos de uso?


O CDC (Código de Defesa do Consumidor) e o Marco Civil foram consultados para avaliar a complexidade de qualquer tipo de dado do cliente antes que documentos específicos fossem exigidos para esse fim, mas eventualmente as coisas mudaram.


No entanto, após a entrada em vigor da nova lei, este documento é necessário porque representa o suporte legal para a segurança da navegação no site de uma empresa que faz projeto incêndio, por exemplo, para proteger ambas as partes e determinar obrigações e direitos.


Neste tipo de documento deve estar descrito tudo o que será necessário para que os consumidores possam intervir, além de identificar as limitações ao uso de elementos comuns, como dados coletados para campanhas de marketing.


Muitas vezes, os usuários confiam mais em sites que entregam tais resultados porque acabam demonstrando mais profissionalismo e preocupação genuína com os interesses do consumidor.


Para empresas dos mais diversos segmentos de mercado, muitos termos de uso são um fator comum, por isso acabam sendo aplicados de forma semelhante. Nesses casos, existem templates prontos que são muito úteis para quem não tem conhecimento jurídico.


Mas mesmo que você use um template, passar seu documento por uma peneira legítima é essencial, e garante mais confiança e protege a empresa e os clientes que navegam no seu site.


Além disso, esse tipo de ação legal não é valorizado apenas pelos consumidores, mas até mesmo parceiros e mecanismos de busca são influenciados por comportamentos que protegem os dados de seus usuários, garantindo uma melhor estrutura de atendimento.


Como fazer Termos de Uso?


Agora que você tem uma melhor compreensão do que trata este documento e como ele funciona, é hora de determinar a melhor maneira de proteger sua empresa de quaisquer problemas relacionados a essa coleta de dados.


Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, portanto, duas empresas podem alcançar resultados completamente diferentes dentro de suas especificações, mesmo que estejam no mesmo ramo de atuação.


Do mesmo modo que quando um usuário pesquisa sobre “abraçadeira plástica preço baixoele encontra diversos resultados de empresas diferentes.


Mas o site que ele vai interagir é o que mais se aproxima do padrão de qualidade e fornece maior segurança de navegação.

Portanto, adaptar a documentação à sua situação pode ajudá-lo a entender melhor suas possibilidades e como otimizar recursos para melhorar a qualidade e segurança do seu site, garantindo o cumprimento da LGPD.


Use uma linguagem apropriada


Por convenção, muitas empresas utilizam uma linguagem mais formal e detalhada em sua preparação de conteúdo, juntamente com termos técnico-jurídicos e outros detalhes. No entanto, tais termos de uso não são necessários.


Em vez disso, o ideal é que os termos de uso sejam claros e objetivos para que o usuário entenda imediatamente o que está acontecendo com as informações que ele fornece à sua empresa de projeto de cobertura em estrutura metálica.


Dessa forma, você pode evitar problemas no futuro e garantir que até mesmo os leigos estejam totalmente cientes de todos os problemas apropriados com o uso do seu site e como a coleta de dados afeta suas vidas diárias.


Para isso, é muito importante que você deixe isso bem claro em seu texto:


  • Informações claras sobre como os dados são coletados;

  • Como é o uso das informações;

  • Dúvidas sobre compartilhamento;

  • Política de segurança.


Ao identificar essas questões, você poderá explorar melhor o material coletado em seu site, confirmando que tudo está dentro do marco legal de aceitação do contrato pelo cliente, que normalmente marca sua aceitação dos termos de uso.


Quanto mais simples e acessível for, maiores serão as chances de os usuários aceitá-lo sem qualquer objeção, o que acaba aumentando suas chances de ter um impacto real nesse tipo de atividade.


Forneça dados de localização de acesso conveniente


Outro ponto importante da validação de documentos é a aceitação do usuário. Portanto, é importante colocar a Política de Privacidade e os Termos de Uso como abas separadas em um ambiente de fácil acesso em seu site.


Algumas empresas optam por utilizar landing pages especificamente para esse fim, deixando claro para os usuários que existe um documento protegido e que eles devem aceitar as regras de navegação no seu site de renovação alvará vigilância sanitária.


Mesmo após a aceitação, se o consumidor decidir rever o contrato ou avaliar um ponto específico, é um direito dele, o que torna ainda mais importante que você deixe essas questões em destaque.


Para algumas empresas, a confirmação é um dos pontos mais importantes em uma transação, pois esse tipo de elemento garante que os usuários estejam dispostos a aceitar os termos e apoiar legalmente a empresa.


Nesse caso, é interessante inserir o documento utilizando o guia de cadastro e apresentá-lo ao usuário, certificando-se de que ele aceita os termos antes de prosseguir com o acesso às informações que deseja obter.


Forneça atualização da política


O mundo está em constante mudança, e a mudança social está acontecendo mais rápido do que a maioria das pessoas imagina. Como resultado, os arquivos podem facilmente ficar desatualizados de tempos em tempos.


Além de identificar novas atividades e necessidades durante as operações da empresa, atualizar sua política de privacidade é importante para que sua empresa consiga manter um site atualizado e de qualidade.


Lembre-se, no entanto, que as aceitações de seus usuários são válidas para os documentos aos quais eles têm acesso. Ao decidir fazer qualquer alteração no documento, uma nova autorização deve ser obtida dos consumidores que deram ok na versão anterior.


Além disso, quando precisar adicionar um novo termo técnico ou jurídico ao seu conteúdo, aproveite para explicar qual é o termo e qual a importância dele no documento para garantir uma estrutura de comunicação mais adequada.


Embora seja ideal continuar evitando esse formato de linguagem, há situações em que é necessário, por isso é importante saber comunicar e atualizar a documentação quando necessário.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



4 visualizações0 comentário
bottom of page