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Social Analytics: Veja como mensurar os dados das suas redes sociais

As redes sociais são uma fonte rica e contínua de informações. Usar essas informações para beneficiar sua marca é uma vantagem competitiva no mercado. Com isso, o social analytics se tornou uma ferramenta essencial para empresas que buscam se destacar nos canais digitais.


No passado, medir a opinião pública sempre significava ter uma amostra representativa para prever a análise de sentimentos em pesquisas qualitativas.


Hoje, esse cenário sofreu algumas mudanças, pois através das redes sociais e outros canais abertos, é possível usar ferramentas de inteligência artificial e pesquisar e analisar as informações praticamente em tempo real.



Isso é social analytics. Uma ferramenta onde os sites conseguem rastrear, analisar, mensurar e interpretar as interações digitais, tendo a sua disposição muito mais praticidade e eficácia através de cada ação realizada.


Ou seja, se você acha que a análise de mídia social inclui apenas as métricas de seguidores, reações, comentários, visualizações, cliques, impressões, retuítes e compartilhamentos coletados de cada canal, você precisa ir muito além.


Afinal de contas, o social analytics pode ser exatamente o que está faltando para que seu site de alarme residencial intelbras tenha cada vez mais sucesso e estabeleça um crescimento e evolução constante.


Por isso, por mais que você ainda tenha algumas dúvidas ao se tratar do social analytics saiba que essa estratégia é fundamental ao se tratar das redes sociais e um destaque em meio a esse universo repleto de diversidade e competição.


Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre o social analytics, evidenciando a sua significação, a sua importância, porque esse processo é fundamental para a administração das redes sociais e tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá!


O que é e para que serve o social analytics?


Também conhecido como social media analytics, a estratégia consiste na coleta, monitoramento, análise e interpretação de todo e qualquer dado derivado das redes sociais de uma empresa.


Ou seja, ao utilizar do social analytics diante do seu site de gestão condominial, isso tende a facilitar a compreensão de métricas importantes, como engajamento do público e identificação de tópicos, conteúdos e personalidades em alta.


Logo, para que isso aconteça você precisa utilizar ferramentas e, principalmente, investir em uma equipe com perfil analítico para tornar seu negócio data-driven.


Em outras palavras, usando análises sociais da maneira certa, sua empresa pode criar estratégias e tomar decisões decisivas com base no comportamento do usuário nos canais digitais, agindo de uma forma muito mais assertiva e precisa.


Afinal de contas, por se basear em dados e informações precisas, os erros tendem a ser minimizados e as estratégias do seu site tendem a ser sempre pontuais.


Recursos como o Facebook e Meta Analytics, Google Analytics (ou dashboards criadas para redes sociais), Social Blade e outras ferramentas são indispensáveis. Pois, elas automatizam processos e fazem uso da inteligência artificial para gerar relatórios.


Com isso, você consegue avaliar as métricas mais importantes e entender no quê suas estratégias podem melhorar e até mesmo onde as equipes e colaboradores podem focar seus esforços para melhorar os resultados e realizar ações precisas.


Por isso, seja em uma empresa de segurança eletrônica ou até mesmo em uma empresa que trabalha com marketing e redes sociais o social analytics é totalmente importante e tem uma finalidade única.


Importância e finalidade do social analytics


Se sua empresa puder fornecer boas interpretações dos dados de mídia social, você estará à frente do mercado de várias maneiras.


Isso ocorre porque a análise social permite que a equipe de marketing rastreie com mais precisão as personas com base no comportamento real de seu público-alvo nas mídias sociais.


Ou seja, enquanto os concorrentes do seu negócio tendem a estar focando em estratégias baseadas em achismos, o seu site tende a sempre estar confiando em dados reais e totalmente decisivos.


Sendo assim, além da persona bem estruturada, essa análise de dados também colabora com a previsão de comportamento, a previsão de crises e o estudo mais aprofundado de estratégias para redes sociais.


Dessa forma, a equipe entenderá não apenas para onde direcionar seus empenhos para melhorar a entrega, mas também quais decisões estão dando certo e quais devem continuar sendo tomadas.


Por isso, ao imaginar seu site que promove estação elevatória de esgoto residencial, você tende a saber exatamente os pontos que chamam a atenção do público e as estratégias que estão resultados e devem ser mantidas


Para agências de marketing a análise social ajuda a gerar relatórios com resultados mais precisos e específicos, sendo também extremamente crucial e uma peça chave para o sucesso e um destaque contínuo.


Como adotar o Social Analytics?


Analisar as métricas das redes sociais é uma tarefa que pode ser resolvida de várias formas. Se seus canais digitais são menores e você está iniciando um negócio, pode fazer isso de forma mais manual e usando relatórios nativos de redes como Instagram e Facebook.


Por outro lado, se sua empresa de confecção de camisetas personalizadas é maior e suas redes sociais já estão mais consolidadas, ferramentas como Google Analytics e Objectivo Analytics são essenciais.


De qualquer forma, aqui estão as principais métricas para entender o desempenho do seu conteúdo nos canais digitais.


  • Awareness: percepção dos consumidores sobre a sua marca;

  • Impressões: Número de usuários que visualizaram seu post;

  • Taxa de rejeição; Descurtidas nas páginas;

  • Taxa de engajamento: Calculada com base em interações.


A análise de cada um desses dados pode gerar grandes insights. E como mencionado antes, o perfil analítico é crucial neste momento.


Digamos que sua estratégia no Instagram seja postar quatro posts estáticos e dois vídeos, mas posts audiovisuais geram muito mais engajamento na rede social. A quantidade e o formato do conteúdo podem precisar ser reavaliados para manter o desempenho do perfil.


Nessa fase, também é importante acompanhar os relatos e novidades sobre as mudanças de cada rede social.


Assim como os algoritmos dos buscadores estão em constante mudança e influenciam os técnicos de SEO, as atualizações de apps não só trazem novidades como também alteram o alcance de diferentes formatos de conteúdo.


Ou seja, para adotar o social analytics e ter bons resultados em seu negócio de automação residencial, além de todas as ações citadas é importante entender a plataforma que se está trabalhando e sempre se atualizar em relação às estratégias que serão realizadas.


Para se ter ideia desse fato, em 2020, o IGTV cresceu em popularidade e alcançou mais pessoas no Instagram. Atualmente, a plataforma suporta Vídeo Reels curtos e dinâmicos.


Além disso, com o isolamento criado durante a pandemia, as lives permaneceram muito mais populares e fizeram com que o comércio ao vivo ganhasse força no período. Hoje em dia, essa tendência está se espalhando para redes como TikTok, YouTube, Instagram e muito mais.


Então, para tirar o máximo proveito da análise social. Entender as tendências do mercado também é muito importante.


Aliado a esse conhecimento acumulado e à análise de dados, fica mais fácil entender não só o que seu cliente deseja receber nas redes sociais, mas também quando, o quê e em que formato.


Por isso, para que o seu negócio de cabo CPU fonte tenha um destaque e consiga alcançar uma relevância através do meio digital, aplicar essas dicas e mensurar os dados através do social analytics é um passo necessário e que tende a garantir resultados incríveis.


Como extrair as informações das redes sociais?


As métricas quantitativas podem variar de acordo com a rede. Para alguns, você precisa alterar seu perfil para um especialista para acessar suas análises.


A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre a coleta de dados de postagens orgânicas. Já os posts pagos trazem todas as informações e até alguns cálculos. Confira!


Facebook


As páginas levam em consideração as métricas assim que são criadas. No entanto, você precisará calcular o CTR de suas postagens orgânicas, bem como a taxa de engajamento. O Facebook Insights fornece dados mais ricos do que o objetivo Business.


Instagram


Você precisa migrar o perfil da sua conta para um criador de conteúdo ou empresa. Métricas completas estão disponíveis apenas via celular, mas você pode obter algumas através do objetivo Business.


Tiktok


No TikTok, você deve transferir o perfil da sua conta para o negócio. Em seguida, aproveite as métricas disponíveis. Você pode acessá-lo em seus computadores e dispositivos móveis. A área de trabalho já é muito bonita, então você pode até baixar os dados.


Logo, assim como para algumas profissões a renovação AVCB é totalmente necessária e deve ser realizada, hoje para que você prospere e tenha bons resultados com a sua empresa o social analytics também é totalmente necessário e tende a garantir um destaque único.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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