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Saiba como preparar o seu site para a Black Friday

Antes de falar sobre os preparativos que devem ser feitos no seu site, devemos falar sobre o que de fato é a Black Friday e como ela surgiu. Abordar esses aspectos, ao decorrer deste artigo, fará com que você entenda a importância de preparar o seu site para o evento.


Dito isso, a Black Friday é conhecida mundialmente como um grande evento comercial, onde os consumidores e lojistas fazem a festa. Em resumo, trata-se de um período conhecido por descontos em vários produtos e diversas categorias.



Esses descontos são aplicados tanto em lojas online, quanto em lojas físicas, ou seja, é uma oportunidade para que uma loja que vende bandeja porta malas, consiga alavancar o seu número de vendas e cobrir aqueles meses em que os números não foram tão positivos.


Inicialmente, o evento surgiu nos Estados Unidos no século 19 e passou a ser uma das datas mais importantes no país.


Como a Black Friday surgiu?


Sobre o surgimento da Black Friday, é importante dizer que existem algumas teorias sobre o fato do evento acontecer logo após o Dia de Ação de Graças.


Dentre as diversas hipóteses existentes, a mais conhecida é de que, em 1869, dois investidores norte-americanos desenvolveram uma espécie de esquema que, para a lei, era ilegal. Este mesmo esquema tinha o objetivo de controlar o mercado de ouro no país.


Por meio desse controle, havia também o intuito de fazer com que o preço do metal disparasse na Bolsa de Valores, logo, havia grandes chances desses investidores enriquecer.


Entretanto, esse esquema ilegal acabou não dando certo por conta da intervenção do presidente Ulysses S. Grant, que ordenou que o governo norte-americano realizasse a venda do ouro que estava estocado nos cofres públicos.


O resultado disso tudo? O preço do ouro caiu significativamente no dia 24 de setembro de 1869, em uma sexta-feira. Desde então, esse dia passou a ser conhecido como black friday.


O termo Black Friday passou a ser utilizado frequentemente em campanhas de ofertas e liquidações. Notou-se que essa prática passou a ser intensificada a partir da década de 1980.


Nos dias de hoje, o fim de semana da Black Friday só termina na segunda-feira, dando início ao Cyber Monday, onde muitas lojas especializadas em venda de eletrônicos promovem uma grande gama de descontos em seus produtos.


Dito isso, é possível notar que a Black Friday é um evento importante para qualquer tipo de negócio.


Por exemplo, se você não trabalha diretamente com vendas, atuando com manutenção de chiller, você tem a Black Friday como uma oportunidade para melhorar os preços dos seus serviços, além de, claro, tornar o seu negócio mais evidente no mercado.


Passos para a preparação do site


Nesse contexto, é fácil perceber que o seu site, diante desse cenário, deve estar preparado para comportar todos os desafios decorrentes. Portanto, conheça quais são os passos necessários para estruturar o seu site:


1. Contrate um bom plano de hospedagem


A importância de contratar um bom plano de hospedagem está ligado diretamente com a necessidade de dar conta do alto tráfego que o seu site deverá sofrer no decorrer do evento.


Na verdade, estando ou não no período de Black Friday, a hospedagem é importante em qualquer ocasião. Isso significa que sites de fabricantes de caldeiras a vapor, por exemplo, devem ter uma hospedagem de qualidade a todo instante para comportar as visitas.


Antes de você colocar em prática todas as suas estratégias de marketing com o intuito de gerar mais tráfego no seu site, você precisa ter uma garantia de que ele conseguirá lidar com a quantidade de visitas, sessões e interações que acontecem com os usuários.


Dentro desse período de ofertas, é muito comum encontrar sites fora do ar pelo simples motivo de não conseguir lidar com a quantidade de acessos. Esse exemplo, por sua vez, é a última coisa que um site de material para serralheria atacado desejaria para suas vendas.


Uma das últimas coisas que você vai desejar é gastar dinheiro, tempo e energia para gerar tráfego e não ver esses usuários comprando no seu site. Portanto, garanta que a hospedagem do seu site consiga lidar com as visitas.


2. Faça um backup do seu site


Todas as dicas que estão sendo apresentadas neste artigo são baseadas nas ações que muitos empreendedores acabam esquecendo ou ignorando.


Contudo, quando essas ações são colocadas em prática, têm o alto potencial de fazer com que empresas de manutenção industrial em Curitiba consigam resultados melhores.


Sabemos que realizar um backup de um site não é uma prática tão criativa e divertida a ponto de se comparar com uma criação de campanha de marketing.


Contudo, adotar essa prática é de fato muito importante para garantir que você aproveite esse período de vendas sem medo.


Em outras palavras, um backup é como se fosse uma cópia instantânea, que envolve todos os elementos principais do seu site. Esses elementos geralmente são:

  • Arquivos;

  • Códigos;

  • Banco de dados;

  • Imagens e vídeos.

Podemos dizer que o backup é como se fosse um mecanismo de segurança que, independentemente do nível de congestionamento do seu site, todos os arquivos estarão salvos e armazenados.


3. Otimize o seu site para os dispositivos móveis


Atualmente, sabemos que nem todas as pessoas acessam a internet através de um computador ou notebook. Na realidade, a maioria esmagadora de usuários costumam usar os dispositivos móveis como o principal meio de acesso à internet.


Por um motivo como este, é necessário que você faça uma otimização do seu site para que ele possa ser acessado e navegado facilmente por esses dispositivos.


Lembre-se que muitas pessoas estão dispostas a comprar saco de ráfia 50 kg na internet através de seus celulares.


4. Comece com antecedência suas campanhas


Começar com antecedência suas campanhas de marketing, principalmente por e-mail, permite que sejam identificados tudo aquilo que funciona e o que não funciona. Além disso, promove aberturas para melhorar a sua abordagem.


Como você provavelmente sabe, as campanhas de e-mail envolvem um certo nível de dedicação, além de ocupar um grande tempo com os planejamentos e outros aspectos que são mais técnicos.


Nesse sentido, antecipar a sua campanha, deixando tudo pronto para enviar é, em outras palavras, uma estratégia preventiva.


Além disso, adotar essa prática faz com que um site especializado em vendas de elevatória de esgoto residencial, por exemplo, prepare seus clientes para as promoções.


A dica que fica para essa prática é enviar uma série de testes de campanha e abrir em dispositivos diferentes, sistemas operacionais, navegadores e os diferentes tamanhos de tela. Isso mostrará para você se de fato a sua campanha estará pronta para ser lançada.


5. Selecione bem os produtos a serem vendidos


Para elucidar melhor a importância de selecionar bem os produtos que serão vendidos no evento, basta lembrar de algumas ocasiões comuns, como ir em um restaurante que possui uma diversidade imensa de pratos a ponto de deixar o cliente confuso e indeciso.


Ou seja, a tentativa de impressionar com a quantidade de pratos oferecidos, na verdade, pode gerar uma confusão na hora de comer. Esse exemplo, por sua vez, também pode se relacionar com as suas ofertas de Black Friday.


Em alguns momentos, oferecer diversos produtos para o seu cliente pode ser uma ação comprometedora, considerando que ele pode ficar confuso e indeciso. Logo, ele pode desistir de fazer a compra.


Portanto, tenha em mente que menos opções faz com que os seus consumidores tenham escolhas mais fáceis de serem feitas.


Facilitar escolha do cliente, até mesmo realizando um orçamento dentro de uma empresa especializada em contabilidade balanço patrimonial, por exemplo, ajuda tanto o cliente quanto o gestor.


Ao selecionar os produtos da sua oferta, é importante que você seja específico, isso irá ajudar na construção das suas campanhas de marketing, que serão baseadas nesses produtos.


Através dessa prática, além de facilitar e acelerar as decisões tomadas pelos seus clientes, também será gerado um senso de urgência e profissionalismo.


6. Mantenha a qualidade do seu SEO


Por fim, você precisa saber que, mais importante do que a qualidade dos seus produtos, é a sua estratégia de SEO. Ou seja, não adianta de nada ter a melhor abordagem do mercado, o melhor produto ofertado, se você não estiver nas primeiras posições nos mecanismos de busca.


O SEO, por sua vez, é uma estratégia que precisa ser trabalhada frequentemente, portanto, não ignore a importância dessa ferramenta que, dentro de um cenário competitivo, é muito importante para se destacar.


Conclusão


Com este artigo você pôde notar a importância de ter um bom plano de hospedagem, fazer um backup de site e construir boas estratégias de SEO. Trata-se de aspectos que irão potencializar o sucesso do seu site, diminuindo as chances das suas vendas serem fracas.


Preparar o seu site, na verdade, é uma tarefa que demanda muito tempo, mas mesmo assim, essa preparação irá abrir um caminho de sucesso nas suas vendas.


Embora a Black Friday seja um período cansativo, tente aproveitar ao máximo esse final de semana para criar ofertas verdadeiras e alcançar novos clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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