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SEO: Quais as maiores tendências em 2023?

Falar sobre SEO em 2023 é algo que estará cada vez mais presente dentro das empresas que desejam crescer dentro do universo digital e entendem a importância de apostar em conceitos e estratégias como essa.


Se você empreende ou busca estudar com frequência o que acontece dentro do mercado digital, em algum momento da sua vida já deve ter ouvido falar sobre o universo do SEO e como ele pode ser útil para uma marca.


Entretanto, algumas pessoas deixaram de apostar em tal conceito por pensarem que não seria bom, por não entenderem muito sobre o assunto ou até mesmo por saberem que os resultados demoram para surgir.



Se este foi o seu caso, as desculpas acabaram, pois neste ano você irá aprender não só a colocar o SEO em prática, mas dará início a esse processo com o pé direito e aplicando as tendências que farão toda a diferença dentro deste setor em 2023.


E caso você seja o dono de uma empresa que vende câmara de espuma e já aplica o SEO em seu site, as tendências que iremos apresentar hoje também podem fazer toda a diferença em seus resultados.


Cada vez mais o mercado tem aberto os olhos para a importância de se obter um site para as marcas, mesmo que muitos ainda batam na tecla de que os sites morreram e que o mais importante é focar nas redes sociais, isso é um mito.


Ter um site e ainda mais um blog que seja constantemente alimentado com conteúdos de qualidade é algo que fará toda a diferença em seus resultados, e hoje iremos provar isso através do SEO e as tendências que prometem mexer com esse setor em 2023.


Entenda o que é SEO e a sua importância


Para começo de conversa, é importante que você entenda o que é o SEO, de fato, e a sua importância para os negócios, pois mesmo se tratando de uma sigla famosa, ainda existem muitas pessoas que não sabem sobre o que ele se trata.


Pois bem, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, que podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca e que pode ser usada tanto por uma empresa que trabalha com elevador de carga quanto uma de qualquer outro segmento de mercado.


Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam os sites e blogs a desenvolverem mais visibilidade e um melhor posicionamento dentro dos buscadores, em especial dentro do Google, que é o maior buscador em todo o mundo.


Hoje, mais da metade de toda a população mundial possui acesso à internet, isso significa que bilhares de pessoas usam a internet para pesquisar por informações, produtos ou serviços e pode ser em meio a uma dessas pesquisas que elas conheçam a sua marca.


Por isso, apostar nas estratégias de SEO tem se tornado algo que ganha cada vez mais destaque no mercado, pois os empreendedores estão entendendo e conhecendo cada vez mais os seus benefícios, que são:

  • Maior alcance;

  • Mais visibilidade;

  • Melhor posicionamento;

  • Mais reconhecimento;

  • Maior geração de leads;

  • Mais engajamento;

  • Entre outros.

Uma das coisas que também fazem o SEO se destacar nesse universo é a sua versatilidade, ou seja, qualquer tipo de negócio pode usá-lo, seja um que presta serviços de manutenção de aquecedor rheem ou que vende produtos para decoração.


Em suma, é muito mais do que apenas uma estratégia, mas um meio poderoso e importante para quem deseja, de fato, construir uma marca de sucesso no universo digital e seja bem consolidada.


Motivos para acompanhar tendências dentro desta área


Tendo em vista que mais à frente iremos conhecer as tendências de SEO para 2023, é normal que muitas pessoas se perguntem os motivos pelos quais é importante estar por dentro dessas novidades e do que está em alta.


Tal questionamento é completamente normal e saudável, por isso, selecionamos alguns motivos para te provar que estar por dentro dessas novidades só irá ajudar o seu negócio. Confira abaixo alguns deles:


Maior atração de novos clientes


O primeiro deles é justamente a maior atração de potenciais clientes, pois ao demonstrar que está por dentro das tendências, fica ainda mais simples trazer para perto da sua empresa de sondagens rotativas, por exemplo, pessoas que também estão envolvidas.


Isso porque, quando algo se torna tendência, significa que existe uma grande produção, mas também uma grande procura sobre tal assunto, e se a sua marca estiver nesse meio, poderá ser a escolhida durante a pesquisa de um usuário.


Melhor relacionamento com o público


Além disso, todo esse trabalho também auxilia na melhora do relacionamento com o público, o que sabemos bem que é uma importante métrica para garantir a satisfação dos consumidores e a boa avaliação da marca no mercado.


Por isso, nada melhor do que estar por dentro das novidades e usá-las como ponto de início de conversas com o seu público e da produção de conteúdos que sejam engajamento e gere uma melhor comunicação entre ambas as partes.


Reforço de autoridade e visibilidade


E é claro que todo esse trabalho também acaba reforçando a autoridade e visibilidade da sua empresa no mercado, seja ela uma prestadora de locação de caçamba de entulho ou até mesmo uma agência de modelos.


A autoridade e visibilidade farão com que a sua marca seja vista como a melhor dentro do seu segmento, o que atrai qualquer pessoa que buscar por algo relacionado a ele, aumentando ainda mais as chances do aumento de suas vendas.


Esses são apenas alguns dos diversos motivos que servem para te convencer do quão importante é estar por dentro das tendências de SEO, do marketing digital e do mundo, pois assim, você se mantém atualizado e pronto para debater sobre todos os assuntos.


Principais novidades em SEO para 2023


Agora, vamos finalmente conhecer as principais tendências de SEO para o ano de 2023 e as que prometem entregar resultados surpreendentes para quem apostar nelas da maneira correta. Confira abaixo quais são:


Conteúdo de qualidade


A primeira e uma das que jamais sai das tendências de SEO é justamente o conteúdo de qualidade, o que já é aplicado por uma empresa de georreferenciamento e muitas outras que já trabalham com o SEO há bastante tempo.


O conteúdo de qualidade é aquele que se torna útil, ou seja, o conteúdo que ajuda o usuário a aprender algo novo, a esclarecer uma dúvida ou resolver um problema, é aquele conteúdo que é produzido com o objetivo de ajudar outras pessoas.


Velocidade do site


Além disso, a velocidade dos sites também será algo crucial neste ano e aqueles que trabalharem para entregar aos usuários um site rápido e responsivo, estarão alinhados com uma das maiores tendências do segmento para este ano.


Ninguém gosta de entrar em um site lento e que demora para carregar, não é mesmo? Pois bem, a velocidade do seu site, quanto maior for, melhor será para a experiência do usuário e para o desempenho de seu site dentro dos buscadores.


Versão mobile


Já que falamos sobre a estrutura de sites, a versão mobile também é uma tendência que estará em alta, seja em um site que oferece locação de andaimes ou um que vende garrafas personalizadas, afinal de contas, o mobile é o que está em alta.


Nesse caso, os sites precisarão ser adaptados para a versão dedicadas aos celulares, aparelhos por onde a maioria dos usuários acessa os sites no dia a dia, e saber como adaptar o seu para este aparelho é algo que fará toda a diferença na experiência.


YouTube SEO


O que surpreendeu muitas pessoas em 2022 e ainda pode surpreender muito neste ano é o YouTube SEO, estratégias que são voltadas para o YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo e que agora também pode ser mais uma ferramenta de trabalho para você.


Como os conteúdos visuais têm crescido cada vez mais em todo o mundo, o universo do SEO se adaptou a tal inovação e também trouxe estratégias que serão úteis para quem quiser usar essa rede social para divulgar o seu trabalho.


Automação


Por último, mas longe de ser menos importante, temos a automação, conceito que visa tornar processos de SEO automáticos, seja a pesquisa de palavras-chave de um site de caibro para telhado ou a produção de conteúdo de um blog.


Hoje, existem diversos sistemas e plataformas criados com base em inteligência artificial e que servem justamente para automatizar processos de SEO e fazer com que eles sejam ainda mais acessíveis para os profissionais dessa área.


Essas são apenas algumas das diversas tendências de SEO que farão toda a diferença nos sites que nelas apostarem, vale a pena pesquisar por outras e conhecer diversas que podem complementar o sucesso do seu site em 2023.


Considerações finais


Dessa maneira, seja você a pessoa que já investe no SEO ou que irá começar neste ano, fará isso com o pé direito e melhorando cada vez mais o seu trabalho através de tendências que irão te entregar resultados cada vez melhores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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