O ROI é uma importante métrica para garantir o sucesso de qualquer negócio, isso porque trabalha diretamente com aquilo que a empresa investe e o retorno que ela possui com base em tudo o que precisou ser investido.
Empreender exige muito mais do que apenas organização e determinação para chegar onde deseja, mas exige muito preparo financeiro para lidar com tudo o que precisará ser investido para o sucesso de uma marca.
Nos dias de hoje, é normal que as pessoas acreditem que abrir os seus próprios negócios tenha se tornado mais simples a partir da chegada do universo digital, e de fato se tornou, mas isso não anulou o também fato de que é preciso investir para se ter um bom retorno.
Sendo assim, o conceito de ROI foi criado, para ajudar empreendedores a terem um maior e melhor controle sobre tudo que gastam em seus negócios e sobre todo o retorno que estão obtendo, sejam eles bons ou ruins, e hoje iremos conhecer mais sobre essa ideia.
Entenda o que é ROI (Return on Investment)
Para começo de conversa, precisamos entender que o ROI trabalha para administrar os gastos e ganhos de uma empresa de maneira mais acessível, assim como faz uma administradora de condomínios.
A sigla ROI quer dizer Return On Investment, que podemos entender como Retorno Sobre Investimento, que nada mais é do que um cálculo que possibilita uma empresa entender quanto ela recebeu em comparação ao tanto que gastou.
Trabalhar com cálculos dentro do universo do empreendedorismo pode ser uma surpresa para muitas pessoas, principalmente para aquelas que nunca se deram tão bem com os números, mas eles são essenciais nesse processo.
Até porque, em questão de dúvida, basta calcular, afinal de contas, os números nunca mentem, não é mesmo? Pois bem, o ROI trabalha justamente para ajudar as empresas a evitarem erros ou corrigi-los a tempo, antes que o pior aconteça.
Seja em uma marca que vende churrasqueira gourmet ou até mesmo em uma empresa que presta serviços de marketing, o ROI é versátil e pode ser usado por todo e qualquer tipo de negócio.
A importância estratégica desse conceito para as empresas
Entender sobre o conceito do ROI é bom, mas entender sobre a importância estratégica dele dentro das empresas é ainda melhor, pois assim, você trabalha junto a uma ideia que realmente sabe que ajudará o seu negócio.
Pois bem, como vimos, o ROI trabalha com base em um cálculo que ajuda os empreendedores a verem quanto gastaram e o quanto receberam de retorno com base nisso, o que é uma métrica fundamental para qualquer tipo de negócio.
Isso porque, como mencionamos, ter um negócio nos dias de hoje requer muita organização financeira para que o empreendedor consiga equilibrar as contas e custos que existem quando se deseja ter o próprio negócio.
Quando se possui um negócio que realiza a locação de uma máquina de pintar meio fio ou a venda de artigos de decoração, por exemplo, é preciso gastar com campanhas de divulgação, com materiais de marketing, com anúncios e contas mensais como água e luz.
São diversos os custos que existem dentro de um negócio e, por isso, saber quanto você está recebendo com base em tudo aquilo que investiu é essencial para que entenda se está gastando mais do que deve ou se está ganhando o que esperava.
Dependendo do tamanho e segmento da empresa, sempre existem as que gastam mais e possuem uma rotina de trabalho insana, o que, muitas vezes, atrapalha a logística de organização de tudo o que entra e sai do caixa da marca.
E só quem empreende sabe a importância de cada real no caixa de uma empresa, pois pode fazer toda a diferença no fim do mês. Por isso, contar com o ROI auxilia tanto nessa melhor organização quanto também traz diversas outras vantagens, como:
Corte de gastos desnecessários;
Aumentos dos lucros;
Resultados duradouros;
Aumento no moral da equipe;
Fortalecimento da marca;
Entre outras.
Não se trata apenas de mais um conceito de marketing, mas de um poderoso meio que pode fazer toda a diferença em seu negócio, assim como já vem fazendo em empresas pioneiras na venda de misturador de argamassa no mercado, por exemplo.
Aprenda a como calcular o ROI do seu negócio
Agora que você já entende bem sobre o que se trata o ROI e a importância dele para as empresas, chegou o momento de partir para a prática e aprender a como calcular essa métrica tão importante para o seu negócio.
Pois bem, o ROI é calculado com base em uma fórmula, que é a seguinte: ROI = Receita - Custo / Custo x 100. Isso significa que você precisará de dois importantes dados do seu negócio, a receita e os custos dentro do período de tempo que deseja calcular.
Aqui, também é importante ressaltarmos a necessidade de se alinhar o intervalo de tempo que deseja usar para calcular o ROI, o recomendado é que seja mensalmente, mas você também pode fazer a cada 3 ou 6 meses.
Quando falamos da receita de uma empresa, nos referimos a todo o dinheiro que entrou a partir do fechamento do aluguel de geradores de energia da marca no mês, por exemplo, ou do total de produtos que foram vendidos naquele tempo.
Já os custos são os valores que precisaram ser gastos durante aquele mesmo intervalo de tempo, entretanto, são gastos que dizem respeito ao que foi investido para atrair novos clientes, como campanhas e anúncios e não todos os gastos da marca no geral.
Para que você entenda melhor sobre o assunto, vamos a um exemplo prático: imagine que uma empresa de recarga de extintores de incêndio SP obteve uma receita de R$50.000,00 em um mês e os custos de divulgação foram de R$20.000,00.
Pois bem, utilizando a fórmula que ensinamos, o cálculo ficaria da seguinte maneira: ROI = 50.000 - 20.000 / 20.000 X 100. Que seria: 30.000 / 20.000 x 100 = 1,5 x 100. Sendo assim, o ROI da marca ficaria em 150%.
Isso significa que a cada R$100,00 investidos, a empresa obteve um retorno de R$150,00 reais, ou seja, mais do que eles precisaram gastar.
O cálculo do ROI é simples, pode até parecer um bicho de sete cabeças em um primeiro momento, mas com o passar do tempo, você verá como é simples calculá-lo e como ele faz toda a diferença em seu negócio.
Saiba quais são as limitações desse cálculo
Assim como qualquer outro tipo de conceito e cálculo, o ROI também possui as suas limitações que são importantes conhecer para que você entenda que não se trata de uma fórmula perfeita.
O cálculo do ROI não leva em consideração o tempo do seu investimento, pois mesmo você traçando os gastos do mês, por exemplo, isso não quer dizer que terá aqueles gastos apenas naquele mês, e o ROI não leva em consideração os outros que também existem.
Além disso, ele também não acompanha a flutuação em cima da taxa de inflação do país, o que é extremamente importante tanto na definição do valor de um curso de bombeiro civil quanto no cálculo do ROI, mas, na prática, isso não é visto.
Com isso, é possível entender que por mais eficiente que seja o ROI, não quer dizer que ele seja perfeito, pelo contrário, existem diversos pontos que precisam e merecem ser melhorados dentro dele.
Veja como avaliar os resultados utilizando este recurso
Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que te ajudar a saber como avaliar os resultados que esse cálculo traz e o que realmente levar em consideração para melhorar a realidade de sua empresa.
Pois bem, como muitos já devem imaginar, o resultado do cálculo do ROI precisa ser positivo, ou seja, ele precisa apresentar um total de ganhos que seja maior do que o que foi investido, pois caso contrário, significa que você perdeu dinheiro.
Ao ver que o resultado do cálculo do ROI de sua marca de porta torniquete, por exemplo, deu positivo, significa que você ganhou mais do que investiu, o que é ótimo, pois mostra que a empresa permanece ganhando dinheiro.
Agora, quando o resultado é negativo e mostra que você ganhou menos do que investiu, significa que perdeu uma certa quantia e precisa fazer algo diferente para recuperar esse valor e ainda garantir que ganhará mais.
Com isso, é mais do que possível entender mais sobre a qualidade do resultado que o cálculo do ROI te entrega e o que levar em consideração para tomar decisões e atitudes diferentes em seu negócio.
Considerações finais
Dessa forma, você conseguirá usar o ROI da maneira correta e entendendo como ele pode ser crucial para o seu negócio, ajudando não só a entender mais sobre o cenário da sua marca, mas também na tomada das melhores decisões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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