top of page

Qual o melhor horário para postar em minhas redes sociais?

Saber o que postar nas redes sociais é apenas o primeiro passo para conseguir engajamento. Identificar o horário e os melhores momentos para postar nas redes sociais é saber identificar quando seus clientes e seguidores estão online.



Alguns horários reais costumam funcionar melhor para cada tipo de plataforma, como iremos ver adiante. Cada canal de mídia social apresenta um horário diferente que funcionará melhor para o público.

Através disso, podemos perceber que o melhor momento para postar no Facebook é diferente do melhor momento para postar no Instagram. Além disso, quando você começa a contabilizar diferentes fusos horários, todo o processo fica ainda mais complicado.

A realidade é que não existe um momento perfeito para todas as empresas postarem nas redes sociais. Depende do tipo de negócio que você tem e de quem é o seu público.

Seu público de serviço de desembaraço aduaneiro, por exemplo, pode ter horários muito específicos para frequentar as redes sociais.

Claro, você pode tentar postar em horários aleatórios ou fazer sua própria pesquisa para ver o que seus concorrentes estão fazendo, mas você realmente tem tempo para isso? Não é provável.

Isso pode não dar a você um horário exato perfeito para o seu público, mas você terá um ponto de partida. Você pode testar a partir daí para descobrir quando seu público está em seu horário de pico de engajamento.


Como encontrar o melhor horário para seu público


Já mencionamos que o melhor momento para postar nas redes sociais depende inteiramente do seu público. Seu público que compra de balões números para aniversário, tem comportamento diferente do que comprar ternos.

Se você é uma empresa B2B (Business to Business) cujo mercado é principalmente outras empresas, postar durante o horário de trabalho tradicional enquanto os funcionários dessas empresas estão em suas contas comerciais seria o melhor.

Para uma empresa B2C (Business to Consumer), você terá como alvo consumidores individuais. Essas pessoas estão nas redes sociais em alguns momentos importantes: antes do trabalho, na hora do almoço e enquanto relaxam em casa à noite.


Melhor momento para postar nas redes sociais por plataforma


Cada plataforma de mídia social tem seu próprio horário de pico, quando as postagens obtêm mais engajamento. Isso faz sentido, pois o tipo de pessoa que usa cada rede social varia.

Por exemplo, o LinkedIn é uma plataforma para encontrar carreiras e postar sobre negócios. Por causa disso, os horários de pico do LinkedIn provavelmente serão durante o horário comercial.

Porém, o Facebook e o Instagram são plataformas sociais, onde você pode encontrar a maior atividade no início da manhã, quando as pessoas estão se deslocando para suas atividades do dia, e mais tarde durante a noite, quando as pessoas retornam para casa.

Como empresário, para maximizar seu engajamento, é importante saber quando cada rede atinge seu horário de pico. Assim, o seu curso sobre como virar comissário de voo, pode chegar com mais facilidade ao consumidor final.


Quando postar no Facebook


Obter tráfego do Facebook não é tão fácil como costumava ser. O tráfego orgânico na plataforma está em declínio há anos, levando o Facebook a se tornar principalmente uma plataforma de pagamento por clique.

Mas isso não significa que você deve simplesmente ignorar quaisquer esforços para atingir seu público com postagens orgânicas. Como o Facebook é a maior plataforma do mundo com mais de 2 bilhões de usuários, você ainda terá muito tráfego orgânico.

Para marcas B2B, o melhor horário é entre 9h e 14h na terça, quarta ou quinta-feira. Se você quer divulgar sua empresa terceirizada de zeladoria para outras empresas, por exemplo, esse é o melhor horário.

Em contrapartida, para marcas B2C terão melhor sorte às 12h na segunda, terça ou quarta-feira.


Quando postar no Twitter


O Twitter consegue atingir o marco de 500 milhões de tweets ao dia. Isso quer dizer que são em torno de 5.787 tweets por segundo. Diante disso, fica a dúvida de como de como se destacar no mar de publicações.

O Twitter usa um algoritmo para priorizar as postagens que acredita que as pessoas vão querer ver, em vez de postar tweets em ordem cronológica, isso gera um tipo de engate rápido ao seu público presente.

O melhor momento para postar no Twitter com o maior engajamento é entre 11h00 e 13h00 na segunda ou quinta-feira para B2B e entre 12h ou 13h de segunda a quarta-feira para B2C.

Durante a semana, o pior horário para postar no Twitter é sexta-feira depois das 15h e qualquer dia da semana depois das 20h. É recomendado que você poste no Twitter várias vezes ao dia, entre 9h e 15h.


Quando postar no Instagram


Como o Twitter, o Instagram usa um algoritmo que mostra as “últimas postagens”, mas não as exibe em ordem cronológica. Sua melhor aposta para o envolvimento máximo é postar durante os horários de pico.

Segundo algumas pesquisas, os melhores horários são às quartas-feiras às 11h e sexta-feiras às 10-11h. O melhor dia para realizar uma postagem é a quarta-feira. O engajamento mais consistente acontece de terça a quinta-feira, das 10h às 15h.

Se você tem uma conta comercial no Instagram, pode ver quando seus seguidores estão mais ativos usando a ferramenta de análise do Instagram. Assim, pode programar melhor seus anúncios de papel filtro qualitativo, por exemplo.

Depois de configurar sua conta comercial, acesse seu perfil (usando o aplicativo Instagram em seu smartphone), clique nas 3 linhas no canto superior direito e, em seguida, clique em Insights.

Role até a parte inferior da página de insights e você verá os gráficos de atividades dos seguidores para cada dia da semana.

É recomendado postar no Instagram algumas vezes durante o dia, em horários de pico de atividade para o público-alvo da sua marca. Também é recomendado utilizar a ferramenta “stories do Instagram, pois assim você terá o máximo envolvimento.


Quando postar no Linkedin


O LinkedIn é a rede central dos negócios. Com mais de 303 milhões de usuários ativos mensais, tornou-se mais do que uma plataforma para as pessoas se conectarem com os colegas.

Agora, as empresas estão usando as páginas de negócios do LinkedIn para construir sua marca. Mas, para se destacar de todos, você precisará criar um conteúdo atraente e saber quando postar seu conteúdo para ser visto.

O melhor horário para postar no LinkedIn para proprietários de empresas B2B e B2C é quarta-feira às 9h. Você também pode ter bons resultados postando 12h às quartas-feiras.

É importante evitar postar aos domingos devido ao engajamento muito menor em comparação aos dias de semana. Sendo assim, você tira melhor proveito de seus anúncios pagos para aluguel de máquina de café expresso, por exemplo.


Quando postar no Snapchat


O Snapchat é considerado um aplicativo noturno que a maioria das pessoas usa durante a noite. Portanto, tenha isso em mente ao postar instantâneos sobre seu produto ou serviço.

A melhor hora para postar suas fotos é tarde da noite, entre 22h e 1h. A maioria do público fica ativa durante essas horas. Não existe um melhor dia para postar no Snapchat, pois os usuários usam o aplicativo ativamente todos os dias da semana.


Quando publicar vídeos no YouTube


A melhor hora para publicar vídeos no YouTube é à tarde, entre 14h e 16h. Isso porque a maioria dos espectadores assistem aos vídeos à noite. Entre 19h e 22h é quando o YouTube recebe mais tráfego, então você vai querer ter seus vídeos indexados até lá.

Nas quintas e sextas-feiras costumam ser os melhores dias para postar no YouTube. Além disso, segundas, terças e sextas-feiras são os piores dias para postar no YouTube, já que as pessoas voltam ao trabalho e têm menos tempo para navegar.

É um bom lugar para anúncios de produtos mais complexos, como a venda de estufas industriais devido à possibilidade de demonstrações por vídeos explicativos.


Quando postar no TikTok


De acordo com as estatísticas de marketing do TikTok, 90% dos usuários acessam o aplicativo diariamente. Isso significa que você pode postar a qualquer momento durante a semana para fazer sua mensagem chegar até as pessoas.

Em geral, é melhor realizar postagens no TikTok no período da manhã e após o expediente. Os melhores horários são de manhã cedo, entre 6h e 10h, e à noite, após o trabalho, entre 19h e 23h.


Benefícios de encontrar o seu horário de postagem ideal


Saber quais os melhores horários de postagem e programar suas publicações pode trazer diversos benefícios, como:

  • Maior engajamento;

  • Maior alcance;

  • Aumento de conversões (acessos em compras);

  • Melhor visibilidade dos produtos e serviços.

Portanto, comece hoje mesmo a estudar sobre os seus horários de maior impacto e descubra para veicular suas campanhas e torná-las mais precisas. Em breve, seus resultados serão ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

14 visualizações0 comentário
bottom of page