O dia dos namorados é uma data comemorativa considerada aquela entre as mais importantes para o comércio do país, fazendo com que muitas empresas passem a trabalhar suas estratégias e vender artigos personalizados para esse dia.
Ainda assim, muitas empresas ainda possuem dúvidas de como agir nessa ocasião, tal como as formas de venda, de campanhas e até mesmo as experiências do consumidor neste dia, que foi trazido de outros países e incorporado no Brasil de forma popular.
Esse é um momento em que outras pessoas devem encontrar formas de presentear quem elas amam, ou seja, é um presente voltado para um terceiro, mas com um impacto que deve ser feito para o comprador de fato.
Isso agrega não apenas uma alta organização, mas um preparo para empresas de diferentes setores em buscarem a amostra de uma relevância de seus produtos.
Por que focar nas vendas desse dia tão importante?
Veja a seguir porque é tão interessante focar nas vendas no dia dos namorados, podendo agregar mais vantagens do que uma simples condição de compra, chegando até mesmo na forma como sua marca pode ser ainda mais reconhecida no mercado.
É um dia de alta movimentação de clientes
O dia dos namorados é uma data comemorativa que move uma economia considerável na época em que é comemorado. Por isso, é importante que uma empresa esteja atenta a participar dessas ações, pois é uma forma de aproveitar o bom do dia com qualidade.
Por exemplo, se você vende adesivos de parede personalizados, tente transformar isso em uma opção de presente, e faça a divulgação para que clientes vejam opções de compra.
O ideal é que a empresa tenha em mente que a participação ativa faz parte de uma estratégia de pegar uma fatia do bolo nessas vendas, e quanto maior for a organização do seu negócio, melhores são as chances de vender mais e mais produtos.
Agrega consideração para a compra
Ainda que você não trabalhe exatamente com produtos direcionados para presentes de namorados, entrar nessa campanha com o que você trabalha pode agregar consideração.
Por exemplo, se você vende mochilas executivas para notebook, esse produto pode se transformar rapidamente em uma opção de compra, apenas por agregar um produto que pode ser escolhido pelo público-alvo que também tem algum namorado ou namorada.
Ou seja, ainda que você não possa ser exatamente o tipo de produto mais comum, invente uma alternativa e apareça para ser mais uma concorrência para as empresas nesta data.
Pode ser uma potente força financeira
As vendas neste e em outros períodos de datas comemorativas acabam muitas vezes acendendo uma maior parcela de resultados na empresa, podendo melhorar onde você estava precisando, como o fechamento de um caixa aberto a meses com dívidas.
Assim, podemos entender que o dia dos namorados é uma excelente oportunidade para vender o seu produto e ainda ganhar uma força financeira significativa nesse momento.
Essa pode ser a solução que sua empresa precisava nas finanças, e também pode potencializar a força dos investimentos, de modo que eles tenham um retorno rápido ou possam ser utilizados em ocasiões como a compra de um sistema para emissão de nota fiscal.
Oportunidade de propagar sua marca
Dentro de uma boa campanha de Dia dos Namorados, você pode aproveitar para se mostrar como marca, levantando sua relevância e importância em um dia comercialmente essencial.
Por exemplo, que tal trabalhar o valor da sua marca através de um comercial interessante, de uma campanha nas redes que mostre não apenas os produtos, mas também mais sobre sua empresa, desde bastidores até a força que seus clientes tem como fidelização?
Essa é uma oportunidade de ouro para aparecer e ser reconhecida como uma boa opção para os clientes, por isso nada melhor do que uma forte divulgação da sua marca.
Ajuda a ter experiência com datas festivas
Além de tudo, fazer força para aparecer dentro de campanhas festivas é mais uma forma de obter experiências, que podem ser aperfeiçoadas em outra ocasião de venda na loja.
Por exemplo, dentro de uma empresa de necessaires personalizadas para brinde, o Dia dos Namorados pode trazer um forte significado financeiro para que os administradores invistam em uma campanha de:
Natal;
Dia das Mães;
Dia das crianças;
Dias das Mulheres;
Dia dos pais.
Passar por uma campanha de data comemorativa é trabalhoso, mas sem dúvidas se mostra como uma oportunidade adequada para ter experiência e saber como proceder na próxima.
De que maneira melhorar as vendas nesse dia?
Vamos entender a seguir as melhores maneiras de começar a arquitetar as estratégias da sua empresa nesse dia tão importante para o comércio, de modo que seus clientes estejam cada vez mais aptos e desejem consumir os seus produtos ou serviços para seus amores.
1. Faça um bom planejamento de vendas
Comece fazendo um bom planejamento do dia das suas vendas, de modo a incorporar uma divisão sobre os seus produtos, aqueles que vão ou não ser investidos, as equipes que vão trabalhar nesse dia, e as campanhas publicitárias e de divulgação que serão lançadas.
Tudo o que você puder utilizar dentro desse planejamento será essencial para guiar seus trabalhos nesse dia tão importante, fazendo uma sinalização de segurança para a marca.
Pense também em como estruturar melhor suas estratégias de compra, de modo com que seus funcionários saibam as melhores formas de abordar clientes, de mostrar seus produtos e também de fazer uma experiência interessante de compra na empresa.
2.Prepare sua equipe para o atendimento
O atendimento é uma parte essencial dentro de uma empresa, e falando sobre datas comemorativas, esse quesito pode ser essencial para que as compras sejam maiores.
Busque fazer treinamentos com seus funcionários, falando sobre os melhores produtos a serem vendidos, formas de abordar e chamar a atenção do cliente para que eles se sintam interessados por um produto como banner promocional, dentre outras questões cabíveis.
É importante que você trabalhe todas essas questões e deixe-as esquematizadas para serem executadas na data certa, onde tudo acontece rapidamente e existe correria.
3.Comece as campanhas da ação no tempo certo
As campanhas de datas comemorativas relacionadas às vendas da empresa não começam apenas no dia das compras, neste caso no dia 12 de junho, que é o Dia dos Namorados. Pelo contrário, o certo é começar a divulgação muito antes, nas redes, sites e ao vivo.
Isso porque o cliente deve saber que sua empresa existe, que ela poderá ser uma boa opção para compra, e que ele se sinta incentivado a aderir a um presente comprado.
É como se a pessoa necessitasse ver que existe uma forma de presentear, e que o produto da loja, como etiquetas em branco são boas opções que cabem no bolso dele ou dela e que devem ser investidas naquele dia, mantendo também uma concorrência concreta.
4. Implemente experiência para esse dia
Divulgar seus produtos sem pensar nas experiências do consumidor é algo que deve ser deixado de lado. Afinal, hoje em dia o que mais vale é a forma como seu cliente comprará.
Por exemplo, se você tem uma loja física com serviço impostos, pode ser interessante que seus funcionários saiam para divulgar seus produtos e a sua marca, ou que em um site de compra a página esteja repleta de ações e comunicações que sejam interessantes.
É um momento para se promover e aparecer diante da concorrência, fazendo com que as escolhas de compras dentro da sua empresa sejam mais interessantes que a do vizinho.
5. Mostre a utilidade dos produtos a oferecer
É ideal que você trabalhe os seus produtos de modo que eles pareçam interessantes para o cliente, entendendo de que maneira eles poderão ser adorados por quem receber o presente. Para isso, nada melhor do que trabalhar com a amostragem do produto.
Por exemplo, se você trabalha em uma loja de computadores, busque mostrar na prática porque eles são ótimas opções de presentes, tanto em funcionamento quanto em preço.
Quanto mais o seu cliente puder enxergar na prática que aquela é uma boa opção de compra, mais ele vai poder pensar que aquela é uma ótima ideia de consumo, e assim concretizar uma compra da melhor forma possível na sua loja ou no seu site.
Considerações finais
O dia dos namorados é uma data importante para o comércio no Brasil, de modo que quase todas as empresas passam a se planejar e a soltar campanhas que de fato tragam esse produtos para que o público possa entender a importância e quem sabe comprar.
Mas para isso, a empresa precisa primeiro se organizar, para trazer condições de comprar que satisfaçam aquele público e tragam uma opção interessante de compra para ele, em um dia de alta concorrência, tanto no ambiente online quanto nas ruas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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