Por que investir em anúncios pagos?

Atualizado: Mar 17



Por que investir em anúncios pagos?


Anúncios pagos têm sido cada vez mais populares, principalmente com o advento das ferramentas tecnológicas de relacionamento, como as redes sociais, capazes de trazer maior conhecimento e alcance de resultados em um tempo mais curto do que o esperado.


Hoje podemos afirmar que investir nesse tipo de prática é muito mais lucrativo, muito mais do que apenas promover a publicidade de um negócio, mas afetando diretamente nos resultados relacionados à produtividade da empresa e interesse do cliente.


O momento dos anúncios


Na publicidade tradicional, as principais formas de uma empresa divulgar o seu negócio era por meio de mídias em veículos como jornais, emissoras de televisão, rádio e até mesmo mídias urbanas, como outdoors e placas de anúncios em pontos da cidade.


O investimento desses tipos de publicidade geralmente custava muito, algo que levava a empresa a formular comunicações durante meses, para que assim pudesse investir em uma propaganda que de fato trouxesse resultado e obtivesse retorno.


Esse é o caso, por exemplo, de uma empresa de sistema de segurança eletrônica, que resolveu focar no anúncio de um negócio, por meio de outdoors, nas proximidades de um bairro onde possui maior número de clientes, buscando assim, atingir novos consumidores.


No entanto, com o advento dos meios de comunicação online, como no caso da internet, novas formas de anúncio de produtos e serviços foram surgindo, trazendo benefícios e maneiras de utilização por empresas.


Hoje, para anunciar na internet, existem ferramentas que auxiliam na prática de forma digital, para que um empreendedor ou uma equipe especializada dentro da empresa faça esse investimento acontecer, de maneira rápida e prática.


Atualmente é possível que qualquer pessoa física ou empresa passe a fazer propaganda de seus negócio nos seguintes lugares:


  • Sites;

  • Aplicativos;

  • Instagram;

  • Facebook;

  • Twitter;

  • Youtube;

  • Entre outras plataformas.


Hoje em dia estamos cercados de anúncios, desde o momento em que abrimos nossa conta em uma rede social até o momento em que fazemos pesquisas em um buscador como o Google, para encontrar informações sobre segurança patrimonial, por exemplo.


Essa grande quantidade de anúncios, embora seja, em alguns casos, exagerada, traz como principal vantagem o conhecimento de uma nova empresa por um grupo específico, algo que, em outras épocas, não seria possível sem o investimento massivo em mídias.


A mídia paga se transformou não apenas em uma forma cada vez mais acessível de publicidade, mas também em uma maneira prática de potencialização de negócios no século XXI, sendo capaz de melhorar até mesmo o clima organizacional das empresas.


Entenda como os anúncios são positivos para as empresas


Um dos primeiros pontos a investir em anúncio pago é a possibilidade de visibilidade e melhoria do tráfego de uma plataforma ou rede social empresarial. Quanto mais anúncios bem posicionados, mais pessoas acessam aquilo que a empresa deseja.


Esses acessos podem ocorrer para o aumento de tráfego em uma postagem de um blog, responsável pela potencialização de um site em buscadores, pode ser responsável pelo aumento de interações nas redes ou até mesmo na campanha de um produto ou serviço.


O objetivo pode ser sempre modificado, de acordo com a estratégia digital de cada negócio, além da possibilidade de modificação do link acessado por meio de uma campanha digital, totalmente alterável para cada caso e necessidade.


Em seguida, empresas que investem em anúncios sentem uma melhora na identificação de seus públicos, bem como a segmentação necessária para a empresa entender melhor seu nicho de atuação e desenvolver melhor suas comunicações.


Por exemplo, no resultado de campanha de uma companhia de contabilidade para empresas, foi possível encontrar que o público-alvo do negócio reforça o interesse de setores do ramo industrial, o que ajudou a entender como serão as próximas campanhas.


Ainda que a empresa já tenha uma persona formada na hora da criação do anúncio, seja em uma rede social ou em uma plataforma digital, esse grupo com quem o negócio se comunica pode ser ainda mais focado na obtenção de resultados mais exatos.


Isso possibilita um terceiro benefício de anúncios pagos, que é o alcance mais rápido de resultados da empresa. Com uma comunicação focada e o anúncio para grupos certos, empresas conseguem chegar cada vez mais rápido em clientes pagadores.


Digamos que uma empresa de controle de frota tenha como principal foco aumentar a quantidade de acessos em sua rede social, além da interação, algo que depende do relacionamento direto com consumidores ideais do negócio.


Com toda a campanha feita especialmente para o público-alvo, ficou cada vez mais rápido investir naquilo que realmente interessa para a empresa. Como no exemplo, o negócio de controle de frota conseguiu acertar em seu foco principal, sem muitos investimentos.


E talvez um dos principais diferenciais dos anúncios pagos para outros tipos e formas de publicidade, é a capacidade que essa modalidade tem em ser acessível, para todos os tipos de empresas e suas vontades, em sentido tanto de administração quanto financeiro.


Uma empresa de certificação de produtos, por exemplo, pode investir na quantidade de anúncios desejada, seguindo a possibilidade da empresa de gastar com esse serviço. Atualmente, as ferramentas de anúncios mantêm inúmeras possibilidades financeiras.


É possível escolher investir na campanha o quanto desejar, indo de um valor de apenas um dígito até possibilidades infinitas. De certa forma, os anúncios pagos fortalecem a democratização de publicidade para diferentes portes empresariais.


Veja de que forma começar com anúncios pagos


Iniciar anúncios pagos é uma atividade comum para empresas e profissionais de marketing, que diariamente trabalham com comunicações focadas neste tipo de publicidade.


Ainda assim, algumas dicas básicas podem servir como base de melhores tratativas envolvendo campanhas pagas, auxiliando quem está começando na área a seguir por um caminho onde seja evitado o desgaste e o investimento errado em comunicações.


Entenda abaixo alguns passos que devem ser tomados ao trabalhar com campanhas:


Encontrar o melhor canal


Já sabemos que são inúmeros canais pelos quais é possível criar campanhas de publicidade, algo que se torna ainda melhor no caso de empresas que desejam integrar todas elas em uma grande estratégia de comunicação com clientes.


Entretanto, é sempre interessante saber quais são aqueles canais que não conversam nem com a empresa e nem com o público-alvo, podendo resultar em falhas na campanha e dinheiro jogado fora por empresários que investem nesse tipo de negócio.


Dessa forma, antes de mais nada, é preciso entender em que lugares seus clientes estão interagindo e se relacionando, para que a partir daí você possa pensar em formas atraentes de comunicação em seus anúncios pagos.


Entender a linguagem do público


Procure sempre entender a linguagem e os gostos do seu público-alvo, antes mesmo de lançar uma campanha.


Isso é importante porque um público interessado em sistema para loja, por exemplo, é diferente daquele que se interessa por promoções de uma loja de games.


Saber dados sobre o cliente


Antes de iniciar uma campanha, é ideal que você tenha em mãos informações básicas relacionadas à localização, gênero e idade de seu público, já que dentro dos anúncios pagos é possível segmentar o público certo e focar na publicidade apenas para ele.


Com as informações certas é possível chegar ao público ideal, evitando, por exemplo, o encerramento de empresa. Dessa maneira, nada melhor do que estudar os dados de levantamentos digitais e corporativos, para buscar essas informações corretas.


Invista em URL


Uma campanha que não investe na agregação de um link, que leve o público a uma página específica, acaba não colhendo dados mensuráveis como deveria, fazendo com que o anúncio não seja totalmente aproveitado.


Sempre que a audiência interage dentro de uma outra plataforma, é possível saber até onde ela vai em um processo de venda, podendo ainda agregar informações básicas que podem ajudar o negócio, como a taxa de interesse em um produto ou serviço.


Faça testes


Faça testes! Nem sempre você vai apresentar a melhor campanha ou forma de comunicação com o cliente de primeira, e por isso testes comparativos são interessantes, justamente porque apontam qual linguagem ou design o público mais se sente atraído.


Algo interessante dentro dos testes também é a mensuração do quanto um público interage com uma campanha específica, conseguindo levantar, ainda, quais as melhores partes de cada uma das comunicações, que podem resultar em uma melhor versão de um anúncio.


Conclusão


O investimento em anúncios pagos é, com certeza, a melhor forma de alcançar públicos certos enquanto promove a publicidade de um serviço ou produto.


Podemos entender que campanhas são possibilidades acessíveis de entendimento de um negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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