O que são banners e folders e como influenciam as vendas


O uso de banners é uma das ações mais diretas de marketing, afinal, eles possuem inúmeras funções, sendo parte fundamental de qualquer estratégia que uma empresa deseja realizar, independentemente de qual seja o segmento de atuação da marca.

essa forma, trata-se de uma maneira de anunciar promoções, destaques e pontos importantes de sua empresa, visando alcançar um público maior. Inclusive, o banner virtual tem muitas similaridades com sua contraparte física.


Vale lembrar que o uso dessa ação não se restringe apenas a vendas, uma vez que, até mesmo, sinalização de segurança virtual, ou seja, um possível antivírus, pode ser um excelente conteúdo para divulgar em um banner.


Um dos pontos mais importantes de um banner ou folder, é que ele é extremamente visual. O antigo ditado que: ‘a primeira impressão é a que fica’, é muito verdadeiro nesse caso, por isso é importante ter atenção para criar uma arte de qualidade e bom gosto.

Lembre-se, quando um usuário vê um banner, o primeiro pensamento deve ser o de interesse em clicar e conhecer mais sobre o assunto mencionado ali.

Por isso, é importante que o material seja planejado para criar curiosidade, transformando a ferramenta em um bom meio de engajamento.


Trabalhando na criação de banners e folders


Existem diversos objetivos na criação de um banner ou um folder digital, sendo uma das bases do marketing.

Atrair a atenção do usuário para um local específico precisa de um certo preparo e de um conteúdo interessante para ele mudar o foco.


Por isso, muitas empresas usam os banners como forma de divulgar seu trabalho, mesmo que não haja a necessidade de um clique para conseguir o engajamento correto.

Se você pretende vender um produto físico, muitas vezes o simples fato de aparecer na frente do usuário já é uma excelente maneira de prender a atenção dele, que ficará com o produto na memória.


Uma empresa de brindes personalizados, por exemplo, pode aproveitar o espaço para divulgar ações promocionais ou sazonais, garantindo assim um melhor engajamento e, claro, um possível aumento nas vendas.

Inicialmente, a cultura dos banners ficava restrita a sites grandes e portais, mas logo a tendência foi se espalhando, sendo que, hoje, eles são recorrentes em diversos locais, desde blogs pessoais até redes sociais.


Por isso, o foco desses materiais acabou se tornando atrair a atenção do público. Isso porque nem sempre algo atrativo é informativo, e com a internet em um ritmo cada vez mais rápido, as pessoas começaram a apresentar novas possibilidades de interação.

Os folders, por sua vez, possuem um conteúdo mais direcionado, com informações específicas sobre uma ação ou atividade, e podem ser utilizados para impulsionar um site através de informações.


É importante que o folder seja muito mais direto do que uma publicação completa, uma vez que ele deve ser de fácil absorção e o usuário não deve gastar muito tempo identificando todas as informações apresentadas nele.

Inclusive, todas as informações necessárias para a contratação de etiquetas personalizadas podem ser colocadas diretamente em um folder. Afinal, ele é fundamental para conseguir divulgar conteúdos exclusivos.


Além disso, eventos ao vivo, cursos e workshops de período limitado e outras ações funcionam melhor quando você inclui uma chamada de marketing adequada, e o folder é uma forma rápida, simples e chamativa de apresentar esse conteúdo ao público.

Até mesmo como funcionará a utilização de estandes para feiras pode ter suas regras descritas facilmente em um folder digital.

Para deixar tudo ainda mais claro, entenda a função dos banners e dos folders.


Funções de banners e folders


Antes os banners e folders tinham como única função anunciar produtos ou serviços, mas hoje em dia esse tipo de conceito se diversificou.

É possível encontrar outras funcionalidades para eles, tão boas quanto a original.


Comunicação


Os banners de comunicação se assemelham muito aos folders digitais. O objetivo aqui é comunicar os usuários de algo importante, que pode ser:

  • Eventos;

  • Datas comemorativas;

  • Ações da empresa;

  • Mudanças.

O foco de um banner ou folder de comunicação é que o usuário consiga encontrar todas as informações necessárias de forma simples e fácil, sem precisar ficar entrando em muitas páginas.


Promoção


Os banners da promoção tem como objetivo fazer algo se tornar conhecido do público. Isso não necessariamente significa um cupom de ofertas ou desconto em produtos, embora ambos estejam inseridos no conceito de promoção.


Assim, para divulgar seu trabalho com fachada em ACM, por exemplo, você pode criar um banner específico, com conteúdo de qualidade. Trata-se de apresentar os ganhos que um usuário possui ao adquirir um produto ou serviço através deste canal.


O banner promocional muitas vezes pode direcionar o usuário para uma página de vendas com condições especiais, o que é ótimo para conseguir uma maior taxa de conversão.

O interesse em um folder ou banner desse tipo é fazer com que o cliente se encaminhe até a página.


Ali, ele poderá identificar todos os benefícios de comprar naquele momento, com a qualidade de uma página bem formulada de promoção. Isso acaba fazendo com que a vontade de consumir aumente, pelo sentimento de valorização.

Assim, você pode criar uma promoção para empresas de uniformes, por exemplo, e alcançar um público muito maior.


Quais tipos de banner e folder existem?


Alguns banners costumam seguir padrões estéticos simples, mas os avanços da tecnologia tem permitido mudanças que geram novos tipos virtuais para qualquer site.

No caso dos folders, eles seguem a premissa dos banners, embora sejam mais destacados e direcionados. Entretanto, essas duas opções têm suas peculiaridades e funcionamentos para cada objetivo.


Fixo


Um banner ou folder fixo é aquele que fica de forma estática no site. Ele não tem movimento ou interação, e tem clareza em seu objetivo na página.

É importante saber que este tipo de banner é fundamental para conseguir criar uma sensação de costume nos usuários.


Se você pretende vender impressora offset, por exemplo, pode deixar um banner fixo apresentando seu conteúdo, sem a necessidade de um engajamento maior

Isso porque sempre que uma pessoa acessar seu site, verá o mesmo banner, no mesmo formato. Esse tipo de ação acaba prendendo a atenção do cliente, que começará a se acostumar com a presença daquele item.

Então, quando você mudar, acabará atraindo mais atenção para o espaço, muitas vezes fazendo o cliente clicar no novo item para descobrir o que aconteceu. Essa técnica é ótima para você conseguir levar clientes até as páginas de vendas.


Interativo


O modelo de banner interativo tem cada vez mais atraido a atenção de empresas. Trata-se de um banner ou folder que tem possibilidade de interação do usuário.

Pode ser uma série de pequenas ações, como um vídeo que se inicia quando o mouse passa pela peça, algum jogo interativo dentro do banner ou a possibilidade de colocar informações sem precisar sair da página, como seu e-mail.

Esse tipo de ação trabalha com a curiosidade e faz as pessoas se sentirem instigadas a experimentar esse novo tipo de conteúdo, o que acaba gerando resultados bastante positivos.


Slider


O banner ou folder em slide tem o objetivo de passar uma informação maior, que não cabe no espaço designado para um banner. Por isso, vários quadros vão passando em sequência, apresentando o objetivo da campanha.

Esse formato é funcional porque, diferente do banner estático, ele está constantemente atraindo a atenção do usuário. Isso porque mesmo enquanto uma pessoa está focada lendo um texto, sua visão periférica percebe mudanças na página.


Por que utilizar essas ferramentas?


Os banners funcionam como a porta de entrada de seu site, e normalmente são a primeira coisa que qualquer usuário vê. Por isso, é importante investir em um conteúdo de qualidade.

Pensando nisso, uma empresa de cenografia para eventos, por exemplo, tem muito a ganhar divulgando seu conteúdo através de banners qualificados.


Para que tudo isso aconteça, é preciso pensar com carinho nesse formato de exibição. Então, os banners devem ter imagens chamativas, uma boa escrita e um conteúdo interessante, dessa forma acabarão conquistando muito mais pessoas para ver o material.

Por seu destaque, investir em banners é uma excelente forma de uma empresa conseguir se destacar.


Considerações finais


A utilização de banners e folders como divulgação de informação e de produtos é uma forma bem estruturada e de acesso rápido para qualquer empresa que queira ser reconhecida.


Hoje em dia, muitos sites e até mesmo as redes sociais permitem a utilização dessas ferramentas para conseguir explorar uma área mais direta de publicidade, identificando elementos importantes que precisam ser passados ao consumidor.


Por isso, pensar em uma estrutura interessante de banners e folders para divulgar seu trabalho é fundamental.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



4 visualizações0 comentário