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O que publicar no seu blog durante a campanha eleitoral?

O período de campanha eleitoral é repleto de ações para que você apresente uma candidatura ética e honesta, que chegue aos eleitores de maneira efetiva e que você conquiste resultados muito mais satisfatórios ao fim da corrida.




O mundo mudou muito nos últimos anos, em grande parte por conta de um processo conhecido como transformação digital.


Trata-se de uma série de avanços tecnológicos que tem se popularizado e começado a fazer parte da rotina das pessoas.


Essa transformação tem resultado em muitas mudanças de paradigma, sobretudo com relação à informação e como as pessoas têm consumido material de diversos setores, desde balões para eventos corporativos até o eleitoral.

A internet tem um grande papel nessa transformação, sobretudo com relação aos recursos móveis, uma vez que o smartphone se popularizou e se tornou muito mais acessível, e hoje a maioria das casas brasileiras possuem pelo menos um aparelho conectado à internet.

Para atingir o público, muitos candidatos compreenderam que estar presente na web é um processo natural, e que os aplicantes que decidirem se isentar da internet tem muito poucas chances nos dias de hoje.

A internet possui diversos meios de engajamento, como as redes sociais, que movimentam milhões de usuários todos os dias em suas interações, serviços de mensagens instantâneas que são ideais para comunicação e os blogs, que são uma força importante da internet.

Surgidos como diários virtuais pessoais, o mercado logo compreendeu que o blog tem um potencial muito maior para a usabilidade de suas ferramentas, como divulgação de uma ação com aluguel de cabine de fotos.

Trata-se de uma área de publicações de conteúdo relevante, com interface fácil de trabalhar e muito efetiva.

Embora a internet seja uma grande facilitadora para a maioria dos casos, nas eleições de 2018 houveram muitas polêmicas com esse tipo de divulgação, sobretudo por conta das fake news.

Fake News, ou notícias falsas, são aquelas criadas em portais virtuais de origem duvidosa com o único objetivo de diminuir um candidato em particular com informações mentirosas.

O potencial desse tipo de notícia foi o suficiente para mudar o rumo das eleições no mundo todo.

Por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criou uma série de regulamentações para o uso de divulgação na internet, o que inclui publicações em blogs.

Diante disso, fazer uma boa gestão do conteúdo eleitoral é um passo muito importante para você trabalhar com esse tipo de conteúdo.

O blog é um canal muito mais informal do que outras mídias, e de caráter opinativo, o que garante mais liberdade para o candidato, além de poder ser utilizado até mesmo antes do período oficial da campanha, desde que se respeitem alguns pontos.

É importante que você não faça nenhuma ação que possa ser configurada como campanha antecipada, que normalmente indica um pedido de voto ou divulgação do número do candidato.

Ao falar sobre uma leitora de ticket, por exemplo, você não deve se apresentar enquanto candidato.

Esse tipo de conteúdo deve ficar restrito para o período de campanha eleitoral, deixando para esta etapa anterior a escrita de diversos assuntos e conteúdos relevantes para sua plataforma.

Muitas vezes, o ideal é contratar um profissional de comunicação para trabalhar junto ao candidato. Este profissional provavelmente conseguirá apresentar de maneira efetiva o tipo de conteúdo com maior chance de crescimento em seu blog.


O que se atentar na criação de um blog político


Existem alguns pontos muito relevantes para que você consiga efetivamente trabalhar com um blog político. É importante conhecer bem suas possibilidades, para evitar cair em qualquer armadilha que possa prejudicar sua campanha.

A transparência deve ser o foco de seu trabalho, e a qualidade de sua visão como profissional pode ser atestada quando você cria um blog de qualidade com conteúdos importantes e relevantes para a sociedade com a distribuição de crachá e cordão personalizado para ajudar a campanha.

É importante ter em mente, entretanto, que cada candidato tem sua própria rotina e meios de ação. As dicas abaixo são meramente uma sugestão para a criação de um blog para a campanha eleitoral, garantindo uma estrutura básica dentro das regras do TSE.

Caso o candidato julgue que algum dos itens não serve para a campanha dele, não há problema em procurar outras alternativas que se encaixem melhor em sua realidade enquanto criador de conteúdo político.


Trabalhando a linguagem


A linguagem de um blog político deve ser o mais próximo possível de seus eleitores. Normalmente, um potencial eleitor estará cansado de textos formais e indiferentes em outras mídias, e procurará um contato maior com você diretamente em seu canal.

Por isso, trabalhar com uma linguagem informal permite que ele se sinta confortável para acompanhar o material, ler e tirar dúvidas sobre seu projeto de controle de acesso.

Isso porque muito mais do que um canal de propaganda política, o blog é uma área de relacionamento com o eleitorado.

Responder comentários e questionamentos também pode ser uma importante etapa para você trabalhar corretamente seu blog, sempre lembrando do tipo de linguagem utilizada para criar mais consistência.

Dessa maneira, você consegue ter uma média de leitores muito maiores, principalmente pela fidelização de seus primeiros eleitores. Estas pessoas comunicarão seus amigos e familiares de sua acessibilidade, aumentando seu potencial de novos votos.


A imagem do candidato


A imagem de um político é seu principal elemento de trabalho. Trata-se da maneira com a qual o político se apresenta, e esse tipo de interação pode construir sua carreira política ou acabar com ela.

Por isso, é importante saber lidar com isso e com a ajuda de uma assessoria contábil pois todas as ações precisaram constar na prestação de contas.


Entre as principais qualidades que um candidato possui, é possível citar:

  • Bom humor;

  • Carisma;

  • Energia;

  • Disposição para mudanças.

A imagem clássica do político que beija velhinhas e tira fotos com criancinhas não convence mais há muito tempo, e por isso é preciso saber se afastar destes estereótipos e apresentar-se como algo novo de fato.


Informação é fundamental


O primeiro elemento que precisa ser o foco de sua produção de conteúdo em blog é a informação. Fazer um compromisso com a verdade e com seus eleitores é um passo importante para que sua campanha tenha uma visibilidade maior.

Por conta disso, é muito importante que você saiba trabalhar com transparência, criando um material que pode ser verificado utilizando fontes de confiança e que os usuários que acessarem seu blog não terão dificuldade de verificar.

Contratar mão de obra especializada para eventos pode ser uma boa maneira de se destacar, e você pode colocar todas as informações da contratação em seu blog, gerando mais transparência.

Procure pautas importantes relacionadas a sua candidatura, desde educação e cultura até saúde e esportes.

Todos os tópicos de importância para seus eleitores devem ser abordados, para que se criem discussões relevantes e você compreenda as intenções de quem confia em seu trabalho para realizar grandes mudanças depois de eleito.

Além disso, evite passar tempo falando mal de outros candidatos ou partidos, uma vez que esse tipo de ação é antiética e acaba não trazendo nenhum benefício direto para sua campanha.

Mostre que você tem muito mais intenção de trabalhar e gerar resultados positivos para a sociedade do que perder tempo em brigas de partidos e de candidatos em particular. Isso não significa que você não deve monitorá-los, entretanto.

Dessa maneira, sempre estará mais informado que seus concorrentes, sabendo lidar com qualquer dúvida ou questionamento que se apresente sobre contabilidade e consultoria.


Lembre-se de rebater críticas com bom senso e sem atacar de volta aqueles que estão agindo de maneira agressiva.


Lidando com boatos


No mundo atual, a maioria dos candidatos acaba tendo que lidar com boatos que surgem sobre o candidato, sobretudo se a campanha estiver indo bem na internet. Esse tipo de ação é realizada com o objetivo de desacreditar no candidato.

Estas pessoas não estão abaixo de criar mentiras e caluniar para tentar reduzir sua campanha, por isso é muito importante que você trabalhe sempre com o máximo possível de transparência para reverter esse tipo de situação.

A abertura para o diálogo também é muito importante. Não seja um candidato inacessível, onde seus eleitores só conseguem contato com assessores e outros membros da equipe de campanha.

Esse tipo de ação é muito importante para que você trabalhe com mais efetividade, garantindo uma estrutura de sucesso para a corrida eleitoral.

Dessa forma, você se apresenta como uma solução sólida, que não recua frente aos ataques covardes da internet.


Considerações finais

Qualquer candidato que deseja ter uma chance no pleito eleitoral precisa entender o poder que a internet tem em alcançar muito mais eleitores e definir os rumos de uma campanha inteira.


Portanto, é fundamental que você saiba como efetivamente lidar com esse tipo de ação, alcançando resultados efetivamente importantes para sua campanha e seu partido ao lidar com a internet de maneira inteligente e transparente.

A população está cansada de políticos que enganam e manipulam informações, e por conta disso, agir de forma clara e concisa ajuda muito a garantir um potencial maior para sua candidatura como um todo.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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