top of page

Metaverso: Entenda o que é a nova proposta do mundo virtual

Metaverso é um conceito de universo online 3D que combina vários ambientes virtuais, reunindo essas conexões e possibilidades infinitas através de cada elemento e dos recursos que são utilizados.



Ele tem ganhado cada vez mais destaque justamente por sua aplicação e por ser uma ferramenta e recurso totalmente amplo, reunindo universos e meios, trazendo essas possibilidades e um cenário de constante inovações.


Através dessas possibilidades e desse encontro a inovação, essa tecnologia tende a dominar diversos meios, alcançando desde uma empresa de consultoria ambiental a uma empresa de publicidade e marketing.


Podemos imaginar o Metaverso como a futura interação da internet, que permitirá que os usuários trabalhem, conheçam, joguem e socializem em um ambiente 3D.


Esse universo promete justamente digitalizar e tornar o mundo digital ainda mais amplo e com proporções inimagináveis, fazendo com que inúmeras possibilidades e vantagens possam surgir através da sua propagação e utilização.


Assim, os processos até então conhecidos sofreram mudanças em diversos aspectos de aplicação e conhecimento, como exemplo uma pessoa que trabalha em uma empresa de consultoria de TI que, através do Metaverso, realizou esse trabalho totalmente online no universo digital.


O Metaverso ainda não existe, mas algumas plataformas têm elementos semelhantes. Atualmente, os que oferecem a experiência mais próxima do conceito de metaverso são os videogames.


Embora não seja um pré-requisito, as criptomoedas são uma excelente opção para o Metaverso. Elas permitem a criação de economias digitais com diferentes tipos de tokens de utilidade e colecionáveis ​​virtuais (NFT).


De certa forma o Metaverso já tem se inserido em nosso meio, possibilitando ações e disponibilizando tecnologias e recursos que são extremamente inovadores e necessários.


Desde o mundo financeiro, ao virtual e físico já estão cada vez mais interconectados. Os dispositivos que usamos para gerenciar nossas vidas nos dão acesso a quase tudo o que queremos.


Por isso, conhecer essa tecnologia e se mostrar cada vez mais pronto para o seu impacto, é algo extremamente fundamental e um dos elementos para trazer uma diferenciação e um destaque para o seu negócio.


Ao entender o que é Metaverso e o quanto essa tecnologia promete mudar diversos aspectos e processos até então conhecidos, acompanhe a seguir como surgiu esse conceito, por que as grandes empresas estão investindo nessa inteligência e quais as suas implicações.


Como surgiu o conceito de Metaverso?


O termo (e conceito) Metaverso já foi usado antes em algumas obras de ficção, como o romance de ficção científica “Avalanche”, de 1992, que mostra a vida de uma pessoa comum, um entregador de pizza que assume a identidade de um samurai no metaverso.


Dessa forma, buscando justamente essa diferenciação é algo extremamente diferente da época em que ele surgiu, indo de encontro a inovação e trazendo elementos únicos através do seu surgimento.


Projetos de jogos também surgiram, como o Second Life, de 2003, que simula ambientes da vida real, buscando aprofundar e tornar cada vez mais presente esse termo e essa realidade na vida de todos.


No entanto, enquanto o jogo atraiu milhares de jogadores, não conseguiu criar uma economia digital. Depois dele, surgiram outros jogos, como Roblox, Fortnite e Minecraft, que possuíam alguns recursos que possibilitaram a monetização.


Através desses jogos e de um meio amplo e que diversas pessoas fazem parte, o Metaverso tem se estabelecido e tem ganho ainda mais força, mostrando seu impacto e utilidade nos meios mais diversos.


Desde obras de ficção, a jogos e a essa realidade virtual, o Metaverso tem mostrado a sua eficiência e o quanto sua utilização tem sido algo cada vez mais necessário, alcançando empresas e se estabelecendo no dia a dia da população.


Assim, trazendo possibilidades e recursos únicos através de algumas movimentações e algumas ações que já estão sendo tomadas de forma sutil, possibilitando essa interação online desde uma empresa de perícia de engenharia aos meios e negócios mais variados.


No entanto, com o novo posicionamento e rebranding do Facebook, o conceito ganhou força e popularidade, e agora é (a partir de outubro de 2021) Meta.


A rede social investiu US $50 milhões na nova área e disse que planeja testar o universo digital nos próximos dois anos e desenvolver aplicativos multiverso entre 2031 e 2036.


Com isso, as movimentações em empresas e em todo o mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais presente, as empresas têm entendido a real necessidade desses recursos e de ir de encontro a essa inovação.


Desse modo, continue acompanhando o texto para entender e estar por dentro dessa tecnologia totalmente inovadora. Veja a seguir algumas das principais características do metaverso.


Principais características do Metaverso


O Metaverso é um conjunto de tecnologias de projeção realista do mundo virtual. Nele, temos a interação sociocultural que pode ser vista neste ambiente. Essa interação é um dos pontos-chave em sua aplicação e nessa propagação dessa tecnologia.


Com isso, entender as características e diversos pontos do Metaverso são um dos pontos essenciais para realizar esse preparo e estar cada vez mais próximo dessa inovação.


As principais características que formam um metaverso são:

  • Mundo virtual;

  • Realidade virtual;

  • Dinâmica social;

  • Segurança cibernética.

Mundo virtual


A principal função do Metaverso é virtual, então você pode acessá-lo do seu computador, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Esta será a versão de internet mais impactante.


Além disso, um dos principais objetivos é conectar o mundo real e virtual, realizando operações em ambos os ambientes simultaneamente, permitindo que aconteçam esses momentos, por exemplo, em um gerenciamento de resíduos em um momento de trabalho.


Realidade virtual


Usando gráficos 3D ou imagens 360º, a realidade virtual é um ambiente projetado para parecer real, proporcionando sensações únicas para os consumidores e para quem deseja estar por dentro dessa realidade apresentada.


Com isso, fazendo com que as pessoas consumam com frequência essa tecnologia, justamente por poderem viver dentro dessa realidade virtual e conseguir diversas possibilidades através dessa constante utilização.


Dinâmica social


Como dissemos, a ideia do Metaverso é desenvolver uma realidade virtual que reflita a real, por isso a dinâmica social é uma característica essencial dessa tecnologia, não descartando um dos elementos de grande importância: a interação entre cada um.


Ter um momento de interação desde um sistema comercial, a tecnologias e os recursos que surgem, são um dos principais fatores para a sua potencialização e para que as pessoas continuem consumindo e interagindo com essas tecnologias.


Segurança cibernética


Blockchain é uma das melhores alternativas para poder controlar milhares de dados de usuários e empresas que farão parte do Metaverso. A utilização de uma segurança cada vez mais reforçada é algo essencial e importantíssimo.


Com o crescimento de diversos aspectos e das tecnologias, ter uma segurança é algo inevitável e totalmente necessário, possibilitando com que as empresas, como um distribuidor de fibra de vidro, se sintam mais à vontade em sua utilização.


Ao estar por dentro das características e o quanto esses fatores são essenciais na implementação e crescimento do Metaverso, veja os benefícios que essa tecnologia trará para a empresa e os usuários e quais serviços podem ser aplicados desde já.


Benefícios do Metaverso


Além do ambiente divertido que permite que a família e os amigos se encontrem através dos óculos de realidade virtual (que são úteis em diversos momentos), existem formas de rentabilizá-lo e de conseguir recursos através dessa tecnologia.


Isso é algo que já está sendo aplicado. Por exemplo, algumas das maiores montadoras do mundo têm usado o Metaverso para testar seus produtos, possibilitando esse cenário desde essa montadora, a terminais hidráulicos e diversos meios conhecidos.


Isso se deve principalmente ao fato de que a Epic Unreal Enterprise começou a se integrar ao mercado justamente desenvolvendo videogames, cada vez buscando reproduzir as leis da física com precisão em seus produtos.


Mas não são apenas as montadoras que podem se beneficiar do conceito. Assim como qualquer empresa de produção e serviços, as simulações replicam situações do mundo real, economizando tempo, dinheiro, energia e recursos.


Dessa forma, o Metaverso se mostra um dos grandes aliados de todo o mercado de trabalho e de diversas empresas e usuários, possibilitando essas vantagens em uma máquinas de automação industrial, por exemplo.


Outra facilidade oferecida pelo Metaverso inclui sessões de trabalho remoto mais fáceis de usar, garantindo essa amplitude e uma facilitação em processos e meios de produção.


Além de ser extremamente vantajoso no mercado de trabalho e para diversas empresas, nas redes sociais conhecidas, se promete ainda mais interação e momentos únicos através dessa tecnologia.


O futuro será justamente essa mescla entre o real e o digital, isso tem se mostrado em diversos aspectos e características que surgem, dessa forma se adequar e principalmente inovar, é uma das principais decisões para a sobrevivência e uma constante evolução.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 visualizações0 comentário
bottom of page