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Foto do escritorBonnie & Clyde

Melhores estratégias para a Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas por consumidores do mundo todo, uma vez que costuma apresentar ofertas imperdíveis e aquecer muito o comércio, sobretudo no campo digital.



A data foi criada nos Estados Unidos na década de 60, quando as empresas começaram a fazer grandes promoções e descontos imperdíveis. O termo, entretanto, é muito mais antigo, embora tivesse um significado completamente diferente.


A primeira vez que a Black Friday como uma identificação foi utilizado nos EUA foi em setembro de 1869, quando Jay Gould e James Fisk, dois especuladores da bolsa de valores de Nova York tentaram tomar para si o mercado do ouro.


A situação se agravou a ponto do governo ser obrigado a intervir para corrigir o problema com a ajuda de uma consultoria tributária, o que acabou elevando consideravelmente o preço da matéria-prima.

Por conta disso, os preços da bolsa caíram consideravelmente e muitas pessoas perderam grandes fortunas.


A Black Friday, então, passou a ser um termo utilizado para identificar as crises na Bolsa de Valores até os anos 60, quando o termo mudou de linguagem. Isso porque a data vai de encontro com um outro feriado americano.


O então presidente Abraham Lincoln, no início do século 20, decretou o “Dia de Ação de Graças”, um feriado americano que foi determinado para a comemoração na última quinta-feira de novembro.


Embora o feriado fosse tradicionalmente comemorado, muitas pessoas sentiam que a data atrapalhava as vendas de natal, uma vez que em alguns casos na última quinta-feira do mês coincidia com o último dia de novembro, o que dava pouco tempo para comprar presentes.


Os lojistas então viram uma oportunidade de se recuperar financeiramente, e começaram a oferecer descontos de até 90% em muitos itens, o que levou as pessoas a fazerem filas para consumir os produtos.



A ideia por trás do evento é ganhar na quantidade de vendas, e não no valor total do produto. Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma instituição tradicional no qual as pessoas se reúnem para procurar as melhores oportunidades e ofertas.


Com o advento da globalização, sobretudo agora que o mundo passa por um processo de transformação digital e a internet possibilitou um contato muito maior entre pessoas do mundo todo.


Outros países começaram a adotar a Black Friday como uma forma de aproveitar o período para oferecer promoções e ofertas em seus produtos, aumentando consideravelmente suas vendas.



Atualmente, muitas pessoas esperam ansiosas em todo o mundo pela data, caçando oportunidades de compra de serviços como curso online NR e itens que possam estar em preços imperdíveis.

Em alguns casos, as pessoas fazem poupanças ao longo do ano para comprar mais produtos quando chega a data.


Para as empresas, a Black Friday representa uma boa oportunidade, mas é importante ter em mente que você precisa se atentar a alguns elementos para conseguir resultados mais expressivos.


Preparando-se para a Black Friday


Estar pronto para a data requer uma série de planejamentos e estratégias, uma vez que você precisa apresentar um conteúdo de qualidade para conseguir boas conversões de vendas.



A concorrência estará em alta, por isso é importante se destacar, e em alguns casos contar com linhas de crédito para empresas para estar preparado.


Cada empresa, entretanto, é única, e precisa adaptar a esse tipo de situação para sua realidade para aproveitar todos os benefícios do período e conquistar muito mais conversões em suas atividades.


Conheça seu cliente


O primeiro passo para qualquer ação de Black Friday ser funcional é você saber para quem está fazendo essa determinada ação. Conhecer seu público é uma ação essencial para trabalhar corretamente.


O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de comprar em sua loja é grande, chama-se público-alvo.

Muitas pessoas dentro dessa categoria esperam um bom momento para fazer as compras, como é o caso da Black Friday, o que exige das empresas um bom sistema para controle de estoque.


Por isso, é importante que você tenha um bom planejamento de marketing para atingir essas pessoas quando o momento certo chegar. Entretanto, elas ainda formam uma métrica muito genérica de comunicação.

Para que estas ações de marketing funcionem corretamente, é importante que você entenda em detalhes esse tipo de cliente, o que é possível através da utilização de uma persona.


A persona é uma figura fictícia, criada com base no público-alvo e em suas outras interações. Uma persona é criada com profundidade e com muitas informações pessoais, tornando-a quase real.


Além de dados importantes como nome, profissão e renda, você também criará um perfil psicológico para ter mais assertividade em suas pesquisas.


Uma boa forma de explorar as personas é fazendo com que elas passem por toda a jornada de compra de sua loja.

Dessa forma, você identifica as facilidades e pontos fortes, bem como os pontos fracos do processo de uma distribuidora de flores, por exemplo.



É importante que você dê uma atenção ainda mais especial no momento de conclusão da compra. Muitos clientes desistem por dificuldades na hora do checkout, e você deve ter isso em mente quando criar sua estratégia de Black Friday.


Variedade de pagamentos


Uma das principais vantagens competitivas do mercado é a variedade de métodos de pagamento.


Ela permite que os consumidores possam explorar suas possibilidades, permitindo uma tomada de decisões mais rápida em um evento especial como a Black Friday.


Criar uma ferramenta de pagamento pode ser bastante complexo, principalmente por conta de dispositivos e protocolos de segurança para garantir que a transação da contratação de um recepcionista para eventos irá acontecer sem nenhum tipo de problema.


Por lidar diretamente com dinheiro de seus clientes, a maioria das pessoas deseja ter tranquilidade e conforto para fazer as compras.

Por isso, muitas empresas especializadas em formas de pagamento acabam sendo uma boa escolha para seus serviços.


Ao vincular uma dessas empresas a sua loja, você permite um processo de compra muito mais seguro, com todos os protocolos visíveis passando uma sensação de conforto para o cliente poder efetuar a compra.

Além disso, ele poderá realizar o pagamento de vários métodos, como:

  • Cartão de Crédito a vista ou parcelado;

  • Cartão de Débito;

  • Boleto bancário;

  • Pix.

Todas essas possibilidades garantem que as pessoas poderão ter mais controle na hora de fechar a compra, conseguindo uma estrutura muito mais adequada para tomar a decisão mais assertiva e de fato consumir o produto oferecido.


Opções de checkout


Outra etapa importante de seu processo de vendas é fazer um checkout claro e objetivo. Muitas pessoas desistem da compra por causa da quantidade de informações solicitadas para fazer o cadastro ou uma série de etapas.


Durante a Black Friday, as chances de você conseguir um número muito maior de consumidores é grande, e por conta disso é preciso preparar o checkout para que os clientes consigam fazer isso rapidamente.


Não deixe de coletar as informações essenciais para garantir a qualidade e o sucesso da transação, mas deixe de lado perguntas irrelevantes e processos muito complicados, que podem fazer com que os consumidores desistam da venda.


Além disso, é interessante que você coloque as informações necessárias para fechar o negócio no checkout. Regras importantes, como trocas e devoluções devem estar destacadas e claras para que não haja nenhum tipo de confusão.


A confiança é um processo fundamental nas vendas e no trabalho de qualquer e-commerce, e por isso você precisa ter muita atenção com essa etapa da venda.


Além disso, é preciso que o consumidor que procure por etiquetas em folhas tenha todas as informações de contato e comunicação em mãos.

Um bom checkout é uma peça-chave para conquistar mais clientes e fidelizá-los, fazendo voltar mesmo depois da Black Friday.


Experiência do consumidor


Por ser uma época de tráfego intenso em seu site, com a quantidade de clientes interessados nas ofertas e propostas que você tem em mãos, é preciso saber lidar com esse tipo de situação de maneira mais efetiva.


Converse com seu provedor de hospedagem para não ter nenhuma surpresa desagradável no dia.


O ideal é que você ofereça uma experiência única para seus consumidores, seja com a venda de painel ACM adesivado ou de cosméticos, é preciso conquistá-los de vez.

Por isso, instabilidade, lentidão e quedas de seu servidor devem estar fora de cogitação, apresentando um conteúdo de qualidade e otimizando suas ferramentas para uma experiência completa para os seus consumidores.


Considerações finais


A Black Friday se tornou um evento global e uma excelente oportunidade para as empresas conseguirem se recuperar financeiramente e conquistar muito mais vendas, aproveitando o momento para ganhar na quantidade.


Diante disso, muitos sites se programam ao longo do ano para aproveitar esse período, no qual as pessoas estão mais dispostas a comprar e conseguir bons negócios através desse tipo de atividade.


Entretanto, é importante que sua empresa seja clara e transparente com relação às promoções apresentadas para que você tenha um retorno muito melhor durante o evento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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