Marketing e Vendas conversacional: como aplicar em seu negócio

Com o advento da tecnologia, o mercado teve que se adaptar para continuar conquistando clientes e fazendo negócios. Uma das principais mudanças nesse aspecto tem a ver com o marketing conversacional.


Essa é uma estratégia muito relevante para garantir uma estrutura de atendimento de qualidade, principalmente porque o público consumidor de uma fábrica de letras caixa, por exemplo, mudou muito desde o advento do processo de transformação digital.


Neste processo, uma série de recursos tecnológicos se popularizou, criando uma estrutura de qualidade para que os usuários tivessem acesso a itens que antes eram apenas do imaginário popular em questão digital.


Por isso, o próprio mercado sofreu algumas mudanças significativas, enquanto o perfil do consumidor mudava junto. Aquela figura reativa, que esperava as promoções e publicidade chegarem até ele foi passada para trás.


O novo usuário busca muito mais proatividade, quer entender e conhecer melhor o que ele está procurando e como isso impacta em suas ações de venda de mochilas personalizadas ou de quaisquer outros itens.


Pois bem, por conta disso, a comunicação teve que se adaptar e se tornar muito mais fluida e relevante.


A mudança dentro do cenário de comunicação


O início do mercado digital, principalmente com relação a compras online, forçaram o cliente a preencher longos formulários e em alguns casos aguardar o contato por outro meio para conseguir efetivar a compra.


A tecnologia, principalmente relacionada à segurança digital, evolui muito, e permitiu que o tratamento com os consumidores não precisasse ser mais maçante e cansativo.


Através de conceitos modernos como as inteligências artificiais, hoje é muito mais fácil manter relação com o consumidor e estreitar laços com a marca, otimizando cada vez mais o diálogo e o atendimento ao cliente.


Um dos grandes aliados do marketing conversacional são os chatbots. Estas inteligências artificiais são focadas na comunicação, e conseguem ajudar muito a filtrar atendimentos e eliminar a necessidade de longas filas de espera.


Esse software é planejado para responder a uma série de questionamentos e dúvidas, muitas vezes relacionadas à forma como a empresa negocia, bem como apontamentos acerca de um produto ou serviço em particular.


Dessa forma, quando o consumidor entra em contato, o primeiro atendimento é realizado por este robô, que está pronto para se comunicar de forma rápida e precisa. Muitas dúvidas dos consumidores podem ser tiradas diretamente com o chatbot.


Uma das principais vantagens comerciais da aplicação de chatbots é que esta inteligência artificial está em constante atividade. Não há motivos para pausar o atendimento, que funciona vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.


Então mesmo que o consumidor esteja no meio da madrugada, ele poderá ter suas dúvidas sanadas pelo robô, eliminando a necessidade de esperar longas horas até o atendimento em sua empresa de vidro neon ou em qualquer outro estabelecimento comercial.


Isso não elimina o trabalho com atendentes físicos, mas ajuda muito a desafogar esse atendimento, uma vez que apenas casos mais complexos serão encaminhados a um atendimento em tempo real.


Além disso, algumas ferramentas mais avançadas de chatbots contam com a modalidade de machine learning, um termo que significa “aprendizado de máquinas”.


Trata-se de uma programação avançada que consegue compreender suas próprias falhas e se reorganizar para supri-las, sem que haja intervenção humana. Nestes casos, o chatbot fica cada vez mais "inteligente" e capaz de resolver mais questões relacionadas a um display expositor ou outro item complexo.


Conheça os benefícios do marketing conversacional

Existem diversas vantagens para usar esse formato de marketing dentro de sua estratégia, garantindo um atendimento muito mais eficiente e com isso novas possibilidades dentro de suas ações.


Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre as companhias terão as mesmas respostas quando estão agindo em questão de publicidade, ainda que ambas trabalhem no mesmo nicho de atuação.


Por isso, adaptar a utilização de ferramentas como essa em sua realidade é um ponto importante para conseguir usufruir os benefícios disponíveis para o marketing conversacional como um todo em sua empresa de etiqueta para automação comercial ou outra qualquer.


Agilidade de atendimento

Um dos principais pontos da atualidade é a rapidez de informações. O mundo vive em uma era onde a velocidade é fundamental, e o cliente comum tem pouca paciência para obter uma resposta, ainda que seja uma resposta que o peça para esperar mais.


Os chatbots conseguem atender diversos usuários ao mesmo tempo, eliminando a necessidade de se criar uma fila de espera. Dessa maneira, você consegue um primeiro atendimento rápido e prático.


O chatbot pode passar informações iniciais e até coletar informações para o atendimento em tempo real, caso haja a necessidade de se comunicar com um atendente para conseguir resolver a situação em sua loja de brindes empresariais personalizados ou outra.


Disponibilidade


Conforme mencionado anteriormente, uma das principais vantagens dos chatbots é sua disponibilidade. Não há necessidade de pausas ou descansos, o que permite que você tenha uma rede de atendimento constante.


Quanto mais conseguir trabalhar com esse conceito, mais seus consumidores se acostumarão a usar os chatbots para resolver seus problemas, garantindo um atendimento de qualidade mesmo em períodos incomuns.


Feriados, finais de semana e outros períodos onde o atendimento em tempo real não acontece, os chatbots dão conta de realizar um primeiro contato, não deixando o usuário na mão e alertando-o de quando será possível falar com um atendente caso seja necessário.


Isso é extremamente importante, afinal, imagine o seguinte exemplo: o consumidor entra em contato com a sua empresa de locação de impressora multifuncional e recebe uma resposta rápida, isso o agradará e fará com que ele espere por um atendente humano.


Redução de gastos

Com a otimização do atendimento e a redução da necessidade de grandes equipes para dar conta de todas as comunicações com o consumidor, você consegue reduzir drasticamente os valores gastos para conseguir dar conta do atendimento.


Um dos principais objetivos de automatizar um serviço é conseguir reduzir seus custos, possibilitando que a empresa consiga investir em outros setores para otimizar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.


O relacionamento com o cliente deve passar por uma série de etapas para conseguir ser bem sucedido, e quanto mais você puder usar as ferramentas digitais para otimizar esse serviço, melhor.


Assim, você garante que apenas em casos necessários o atendimento humano será acionado, para resolver casos realmente complexos e que demandam uma atenção especial. Com a redução no quadro de atendentes, você pode ainda valorizar os que se mantiveram.


Isso porque é possível gerar treinamentos e desenvolvimento para que estas pessoas possam se tornar especialistas no atendimento ao consumidor. Dessa maneira, sempre que um chatbot direcionar o cliente para o atendimento humano, ele conseguirá trabalhar melhor.


Um atendimento especializado de balão para loja, por exemplo, consegue compreender desafios que o atendente comum não teria condições de compreender, o que torna esse tipo de comunicação ainda mais efetiva a longo prazo para sua estrutura de atendimento.


Usando os chatbots: veja mais

Para conseguir usar com qualidade esta ferramenta, é preciso compreender onde aplicar os chatbots. O ideal é que você tenha canais de comunicação abertos o tempo todo para o consumidor.

Boa parte do destaque no marketing conversacional é poder estar disponível para o cliente o tempo todo, por isso, é preciso pensar em canais de comunicação e como utilizá-los, estando presente em diversos deles, como:

  • Teleatendimento;

  • Sites de ajuda;

  • Redes sociais;

  • Atendimento por SMS.

Quanto mais canais destes você estiver para se comunicar, maiores são as chances de desenvolver melhor esse tipo de atividade. Assim, você consegue uma estrutura de qualidade para mais interações.


As redes sociais são um dos principais destaques nesse caso. A maioria das pessoas passa boa parte de seu dia conectado a estas plataformas de engajamento, buscando interações com pessoas e marcas com as quais se identificam.


Ao aplicar o chatbot para um atendimento imediato em serviços de mensagem instantânea de redes sociais, você cria uma aproximação mais efetiva com os consumidores, conseguindo trabalhar de forma mais adequada para o mercado digital.


Esses pontos ajudarão você a se destacar da concorrência e ter uma resposta rápida em suas negociações, principalmente se você focar nas vendas conversacionais. Isso porque cada atendimento é uma oportunidade para vender.


Se os chatbots ou sua equipe conseguiram resolver a situação de um consumidor, as chances de que ele esteja satisfeito são muito grandes.


Neste momento, uma abordagem de vendas pode ser crucial para otimizar os resultados de sua empresa, aproveitando a proximidade do cliente para uma conversão mais efetiva.

Esse tipo de ação possibilita que sua estratégia de marketing seja completamente focada no diálogo, abrindo espaço para uma série de novas possibilidades.


Considerações finais

Com o mercado em constante movimento, é importante saber aplicar técnicas funcionais para conseguir conquistar o público e aumentar suas vendas. O marketing conversacional tem ganhado muito espaço para as empresas como um todo.


A automatização do mundo e o atendimento cada vez mais robótico fez com que as pessoas procurassem algo mais personalizado. Ainda que os chatbots sejam inteligências artificiais, elas são programadas para serem o mais humanas possível.



Dessa maneira, ter um impacto positivo com estas ferramentas pode ajudar qualquer companhia a se tornar uma liderança em seu nicho de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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