Todo empresário ou mesmo autônomo deve saber a importância de divulgar o próprio negócio utilizando estratégias de marketing. Mais recentemente, com a disseminação da esfera digital, isso se tornou ainda mais necessário.
De fato, mesmo para negócios que não tenham estratégias online, mas apenas um estabelecimento físico que precisa de mais clientes, o marketing digital pode ser um verdadeiro divisor de águas na história da empresa.
Agora imagine um negócio já digitalizado, que conte com um bom site e um bom blog, além de táticas de posicionamento e presença em mídias sociais, marketplaces e afins. Certamente este negócio vai ter um desempenho muito melhor.
Afinal, quando as pessoas forem procurar por uma solução, seja ela um serviço ligado a indústrias ou um produto mais popular como adesivos personalizados, com certeza elas vão encontrar aquela que estiver mais bem divulgada, concorda?
Por isso escrevemos este artigo. Se você quer compreender como o marketing digital tem se tornado a melhor estratégia para qualquer marca e como isso pode mudar seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.
Por que o marketing digital é tão importante?
Os motivos da importância do marketing digital são muitos. Um dos mais básicos tem a ver com as novidades ligadas às famosas Gerações Y e Z, que nada mais são do que as pessoas nascidas de 1980 e dos anos 2000 para cá, respectivamente.
Embora elas sejam estudadas até pela sociologia, não é preciso ser nenhum especialista para notar o traço mais evidente delas: trata-se de pessoas que cresceram com acesso à informática, à internet e à informação de modo geral.
Ou seja, são pessoas mais críticas, mais exigentes, que conhecem seus direitos e já não se contentam com relações comerciais frias como as antigas. Hoje elas querem conteúdos gratuitos antes de comprar e buscam uma experiência marcante.
Por isso, as marcas vêm tentando criar relacionamento, especialmente por meio das mídias sociais e do marketing digital como um todo. Um exemplo são os blogs, que tornam produtos como um wind banner mais conhecidos e mais desejados pelo público.
Essa tendência toda começou na década de 1990 nos EUA, no Brasil tem se disseminado há cerca de vinte anos. Outro motivo indiscutível sobre a importância do marketing digital é algo bem mais recente: a pandemia de 2020.
Ela fez com que vários negócios precisassem simplesmente se reinventar da noite para o dia, fortalecendo o digital ou migrando totalmente para ele. Com isso, porém, a concorrência aumenta, alguns nichos ficam saturados e já não é tão fácil obter resultados.
Por isso, adiante veremos várias maneiras de como você pode se destacar nas plataformas digitais.
Inbound vs. outbound marketing: diferenças
Além das tendências das novas gerações e dos efeitos que a pandemia trouxe ao mundo todo, é preciso explicar melhor qual a grande diferença entre o marketing online e o marketing do tipo offline, o que costuma causar muitas confusões.
Por exemplo, quando uma empresa que faz etiqueta de segurança vai produzir um site, ele não vai cumprir o mesmo papel que um cartão de visitas, um flyer de divulgação ou um panfleto qualquer, não é mesmo?
Trata-se de uma proposta totalmente diferente, que tem suas peculiaridades e regras próprias. Assim, uma das maiores distinções que se pode fazer no tema, é entre a modalidade inbound e a outbound.
A primeira delas consiste em fazer prospecção passiva, que não utiliza táticas explicitamente comerciais, mas gera conteúdos como iscas, em blogs e redes sociais, para que o cliente venha até a marca quando estiver precisando daquela solução.
No segundo caso, uma loja de toldos pode simplesmente utilizar a internet para ampliar suas divulgações. Assim, ela aposta em um discurso explicitamente comercial, investe em promoções arrasadoras e diferenciais como preços e prazos.
Essa prospecção ativa também pode ser encontrada no digital, como no Ads (Advertising) dos buscadores como Google, Bing e Yahoo, e no Ads das redes sociais.
Marketing de conteúdo: do que se trata?
Até aqui, já deve ter ficado claro que o marketing digital pode simplesmente compaginar as duas modalidades mais universais de divulgação que existem na esfera digital: a do inbound e a do outbound marketing, não é mesmo?
Um modo bastante eficiente de fazer isso, aliás, é sabendo conciliar as duas coisas no tocante a orçamento e tempo de maturação.
Esse é um dos maiores poderes da internet: se você vai abrir um negócio de gravação a laser, você pode fazer isso do zero, com pouco ou mesmo com nada de investimento em termos financeiros, apenas gerando conteúdo e marcando presença.
Tal como em qualquer outro tipo de publicidade, o marketing de conteúdo se trata de aparecer para as pessoas certas na hora certa. Assim, uma dica inicial é simplesmente criar conteúdos originais e relevantes para o seu público, tais como:
Blogs posts;
Post-lista: “10 dicas...”;
E-books e áudios;
Infográficos;
Vídeos explicativos;
Podcasts;
Entre outros.
Depois, é possível contar com crescimento de tipo orgânico, que é algo como o “boca a boca” da internet. Aí é que entra a questão dos conteúdos serem originais e relevantes, pois as pessoas não vão compartilhar se eles não tiverem esses traços, concorda?
Já se você escreve algo como “10 mitos e 10 verdades sobre as canetas personalizadas”, nem precisa ser especialista para ter certeza de que vai atrair muita gente. Mas além de compartilhamento, você também pode contar com posicionamento SEO.
Aliás, esse pode ser um dos maiores indícios de que seu negócio online está precisando de melhorias: afinal, ele já está bem posicionado em termos de SEO, ou não?
SEO: por dentro da otimização de páginas
O mais bacana do ranqueamento SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização Para Motores de Busca), que posiciona seu site nas primeiras páginas dos buscadores, é que ele é democrático e meritocrático.
Portanto, os conteúdos que forem mais originais, mais relevantes e cumprirem melhor os algoritmos da plataforma, é que vão ser priorizados.
Daí a importância de se manter sempre em dia com esses parâmetros de exigência, que no fundo nada mais são do que um modo de garantir que apenas os melhores conteúdos da internet apareçam, quando um usuário fizer uma busca.
A importância de investir tempo e esforço nisso é que hoje os buscadores já se tornaram a maior vitrine do mundo.
Por que o Advertising também é importante?
Hoje a sigla Ads, de Advertising, é muito conhecida na internet, e significa “publicidade”, seja a dos motores de busca, das redes sociais ou de qualquer outra plataforma que utilize o termo.
Se um negócio possui orçamento suficiente para investir nesse tipo de divulgação, sem dúvida é aconselhável começar logo de cara.
A maior vantagem da estratégia é a segmentação. Se a empresa faz banner promocional, ela pode pagar para impactar apenas pessoas com esse perfil, em vez de gastar crédito para aparecer para usuários que não precisam do produto.
Além de perfil de usuários, geralmente o Ads permite configurar localização geográfica e até horário em que o anúncio deverá aparecer, entre outros detalhes.
Marketplaces e e-commerce como um tudo
Além de todas as dicas dadas acima sobre como inserir o marketing digital em seu próprio negócio, tem uma que também pode ser um divisor de águas: a dos marketplaces e plataformas de venda em geral.
Mesmo que a empresa já tenha sua loja virtual própria, fazer cadastro em um marketplace pode ser um modo de acelerar seu e-commerce, impactando ainda mais gente e fortalecendo a marca.
Há plataformas de produtos e até de serviços, como para quem queira terceirizar impressão ou anunciar essa solução para o mercado. Hoje alguns buscadores têm a seção “Shopping”, que cumpre mais ou menos esse papel.
Além disso, no marketplace você desfruta do investimento em marketing que a plataforma já faz, bem como da infraestrutura que já está pronta, em termos de formas de pagamento e às vezes até de entrega e despacho de itens.
Vantagens, benefícios e considerações finais
Tal como vimos, uma das maiores vantagens do marketing digital é que você pode começar sem nenhum dinheiro, crescendo organicamente. Ou então, se preferir e tiver condições, já pode investir em Ads (Advertising) desde o começo.
Mesmo no segundo caso, é possível começar com investimentos menores e ir aumentando durante o tempo, conforme o negócio cresce. Geralmente os valores mínimos para fazer anúncios diários são realmente pequenos e acessíveis.
Por isso é que o marketing digital tem se tornado uma das melhores estratégias de divulgação para qualquer tipo de negócio.
Com as dicas dadas acima, ficou fácil saber como implementá-lo em sua empresa, ou como simplesmente fazer melhorias, caso necessário. Se você ainda tem dúvidas converse com um consultor da BC Marketing gratuitamente pelo whatsapp 31 9 7104 1680
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comments