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Marketing digital: Confira as principais inovações do setor para o ano

O marketing digital foi um divisor de águas dentro do universo dos negócios e mudou por completo a maneira como os empreendedores trabalham e a forma com a qual conseguem captar novos clientes para o seu negócio.


Quando nos damos conta que vivemos em uma geração onde praticamente tudo é movido pelo universo digital, pensar no marketing dentro desse universo pode parecer comum para quem já está habituado às inovações do mundo moderno.


Entretanto, há poucos anos, pensar em um trabalho de marketing feito 100% através da internet e, posteriormente, através das redes sociais também, parecia algo impossível para algumas pessoas, mas que hoje já é uma realidade.



Em paralelo a isso, diversos outros setores do mundo começaram a evoluir, como foi o caso da tecnologia, que com o passar dos anos surgia com uma criação que mudava por completo a vida das pessoas e alguns setores em especial.


Foi o caso da criação de um sistema de combate a incêndio que trouxe mais segurança para as casas e o desenvolvimento da inteligência artificial que facilita processos e otimiza atividades dentro de uma empresa.


Tudo isso apenas prova como o mundo mudou e como ele está mudando diariamente, as expectativas é que novas criações e avanços da tecnologia possam ajudar ainda mais pessoas e setores do mercado, inclusive o marketing digital.


Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o marketing digital, mas também conferir quais são as principais tendências desse setor para o ano de 2023, tudo isso para que você saiba o que poderá ser aplicado no seu negócio.


Entenda a importância do marketing digital para as empresas


Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos mais sobre a importância do marketing digital, que por mais que muitas pessoas conheçam e saibam do que se trata, ainda existe uma grande dúvida em torno de sua eficácia.


Para entender a importância do marketing digital para as empresas, precisamos entender a importância da internet e do universo digital no geral, que é o lugar onde as pessoas buscam tanto por uma empresa de calibração de instrumentos quanto por informações.


Se antes, as pessoas precisavam sair de suas casas e andar para cima e para baixo à procura de um par de sapatos para ir a uma festa, hoje ela consegue fazer isso de onde estiver e aguardar o produto chegar na porta da sua casa.


Hoje, estima-se que mais da metade da população de todo o mundo possui acesso à internet, isso significa que são milhares de pessoas de olho no que está nesse universo e, em uma dessas olhadas, elas podem conhecer justamente a sua marca.


Não é novidade para ninguém que o marketing digital é muito poderoso quando se trata da construção do sucesso de uma marca, afinal de contas, são diversas as vantagens que ele traz para as marcas que nele apostam, como:

  • Maior alcance;

  • Melhor relacionamento com o cliente;

  • Mais visibilidade;

  • Múltiplas plataformas e canais de comunicação;

  • Reforço de autoridade;

  • Acompanhamento de resultados;

  • Construção de networking;

  • Mais chances de venda;

  • Entre outros.

Seja uma loja que vende piso laminado em Osasco ou até mesmo uma psicóloga que realiza atendimentos online, o marketing digital é versátil e pode ser usado por qualquer tipo de negócio ou profissional.


Com isso, é possível entender que a importância do marketing digital não se baseia apenas no sucesso da internet e das redes sociais, mas na aplicação de estratégias que visam e entregam ótimos resultados para quem sabe usá-las da maneira correta.


Principais inovações do marketing digital para 2023


Tendo isso em vista, podemos conferir quais são as principais tendências de marketing digital para 2023, que acredite, são muitas, mas selecionamos algumas das principais para que você as conheça.


Estar por dentro do que vai estar em alta no marketing digital neste ano é a oportunidade perfeita para que você consiga adaptar tais inovações para o seu negócio e atrair ainda mais potenciais clientes durante o ano. Sendo assim, confira abaixo quais são elas:


Inteligência artificial


A primeira, claramente, é a inteligência artificial, um conceito de tecnologia que já é bem famoso no mundo inteiro e muito usado em sistemas e ferramentas digitais em empresas de bancadas industriais e de muitos outros segmentos.


O marketing digital e a inteligência artificial farão uma parceria ainda maior e poderosa neste ano para o desenvolvimento de novos sistemas e meios otimizados de facilitar o trabalho de quem sempre precisa estar ligado no universo online.


Metaverso


Ainda dentro do segmento da tecnologia, o metaverso foi uma grande novidade no ano de 2022 e promete chegar com força total em 2023, criando realidades que possam entregar uma experiência única ao usuário e ainda estimular a decisão de compra.


A novidade foi desenvolvida por Mark Zuckerberg e agora é o mais novo nome da empresa que antes conhecíamos como Facebook, sua proposta é criar realidade alternativas e interativas entre os usuários, o que irá facilitar ainda mais o trabalho do marketing digital.


Marketing de influência


O marketing de influência é uma estratégia que trabalha diretamente com os influenciadores digitais, sejam os que divulgam um serviço de locação de máquinas pesadas ou até mesmo os que divulgam produtos de beleza.


Tal universo e profissão ganhou uma visibilidade gigante no marketing digital e promete ser uma grande tendência neste ano, auxiliando marcas a chegarem em cada vez mais pessoas e a profissão do influenciador digital se manter cada vez mais forte no mercado.


Diversidade e acessibilidade


Saindo um pouco da parte técnica, também é importante entendermos que o marketing digital é um conceito que defende a diversidade e acessibilidade, por isso, trazer tais características para os negócios é uma grande tendência neste ano.


Fazer com que a sua marca conte com pessoas diversas na equipe, nas campanhas e fazer com que a sua marca seja acessível a todos os públicos, é algo que será não apenas uma tendência, mas um diferencial que irá destacar a sua marca das demais.


Social selling


O social selling é um processo que trabalha com o processo de vendas que acontece de forma otimizada, seja de um projeto elétrico predial ou até mesmo um produto de decoração, usando as redes sociais como principal meio de comunicação para tal.


Tendo em vista os constantes avanços da tecnologia, até mesmo o processo de venda poderá ser feito de maneira automática, e o social selling surge com essa proposta e já promete virar o mercado de cabeça para baixo neste novo ano.


Conteúdo criativo


Além disso, também não podemos deixar de falar sobre os conteúdos criativos, aqueles que fogem do convencional formato de conteúdo formal e engessado, onde parece que você não pode errar uma letra sequer ao falar com o usuário.


Hoje, o conteúdo mais despojado e divertido é o que está em alta e o que promete fazer toda a diferença neste novo ano, por isso, seja qual for o segmento ou tipo do seu negócio, trabalhe esse estilo de conteúdo de maneira leve e natural com seus seguidores.


Tráfego orgânico


Quando falamos de tráfego dentro do universo do marketing digital, nos referimos ao volume de pessoas que são atraídas para conhecer o sensor de movimento com alarme da sua marca ou do seu serviço.


Normalmente, esse tráfego é atraído de maneira paga, através de anúncios e campanhas na internet, mas neste ano, a tendência da atração de público sem que seja preciso gastar dinheiro para isso irá roubar a cena nesse setor, e é o que chamamos de tráfego orgânico.


Data driven


Há quem diga que vivemos na era dos dados, o que não é um erro, afinal de contas, as informações são geradas e compartilhadas em um fluxo absurdo de velocidade e isso pode ser usado a favor do marketing digital.


Nesse caso, estamos falando do data driven, um conceito que trabalha com o armazenamento e tratamento de dados que podem ser transformados em informações úteis para ajudar empreendedores no dia a dia de seu trabalho, uma grande tendência em 2023.


Mobile first


Por fim, mas longe de ser menos importante, temos o mobile first, que nada mais é do que a estruturação de sites para o celular, seja de um que ofereça instalações elétricas ou até mesmo de uma loja virtual de acessórios.


Sabemos bem que as pessoas andam para cima e para baixo com seus celulares e, muitas vezes, costumam acessar os sites por eles mesmos. Sendo assim, oferecer uma versão de site que atenda a esse formato de aparelho é essencial para a experiência do usuário.


Essas são apenas algumas das diversas tendências de marketing digital para o ano de 2023 e que prometem fazer uma grande diferença no mercado, mudando não apenas processos, mas relações entre marcas e consumidores.


Considerações finais


Dessa maneira, você estará pronto para colocar em prática e dentro do seu mercado aquilo que mais se encaixa com o que você acredita e que mais irá gerar bons resultados para a sua marca, fazendo de 2023 um ano de sucesso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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