top of page
gabrielaraujo18

O que esperar de 2023 para o marketing digital?

O marketing digital é uma grande inovação em todo o mundo, pois seu conceito e conjunto de estratégias trouxeram um novo mundo de possibilidades para quem sempre sonhou em ter o seu próprio negócio ou desejava aumentar os seus resultados.


Caso você não saiba, o marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias que são aplicadas dentro de um ambiente 100% online e permitem que pessoas de qualquer lugar do mundo possam usar essas estratégias para divulgar os seus negócios.



Hoje, já se trata de um universo do qual as pessoas conhecem e entendem bem, pois faz parte da rotina de muitos, sejam aqueles que utilizam em seu trabalho ou aqueles que consomem de suas diversas estratégias, como:

  • Marketing de influência;

  • Marketing de conteúdo;

  • Tráfego pago;

  • SEO;

  • Social selling;

  • Chatbots;

  • Entre outros.

Mesmo em meio a pandemia, o universo digital não parou e quem já estava presente nele pode ver os seus resultados decolarem, ainda que se encontrassem em uma situação muito delicada para todo o mundo.


O marketing digital facilitou a vida de quem possui o seu próprio negócio e a vida de quem usa a internet e as redes sociais para encontrar produtos ou serviços dos quais precise, como uma manutenção industrial ou até mesmo um kit de ferramentas.


Com o passar do tempo, o marketing digital foi construindo o seu legado no mercado e no mundo, trazendo desde grandes empresas até mesmo as que estavam começando agora no mercado para dentro desse poderoso e influente universo.


Tendo isso em vista, as expectativas para o ano de 2023 são as melhores, pois com os avanços da tecnologia, o marketing digital promete ser ainda mais inovador e hoje iremos conhecer algumas de suas tendências para este novo ano.


Principais tendências para o marketing digital em 2023


Falar sobre tendências dentro do marketing digital nem sempre é falar sobre algo que irá perdurar nesse universo, afinal de contas, as tendências vêm e vão, assim como as diversas que vimos nas redes sociais nos últimos tempos.


Entretanto, conhecer as principais delas é essencial para o seu negócio, seja ele uma marca de câmera de vigilância ou até mesmo um escritório de advocacia.


Mais a frente iremos entender a fundo sobre a importância de estar por dentro do que está em alta dentro do marketing digital, mas agora, vamos conferir algumas das principais tendências desse universo para o ano de 2023. Confira:


Conteúdo criativo


A primeira delas é o conteúdo criativo, que se tornou uma febre nas redes sociais e que não há como negar que atrai a atenção de qualquer pessoa, podendo ser usado como o equilíbrio perfeito entre o conteúdo informativo e a diversão.


Sendo assim, apostar em conteúdos de diferentes formatos, com músicas que estão em alta e até mesmo com estilos de edição que chamem a atenção das pessoas é uma das tendências que farão sucesso neste ano.


Tráfego orgânico


Além disso, o tráfego orgânico também se tornará uma prioridade para as marcas, pois mesmo que algumas já trabalhem para isso, como é o caso de uma empresa de leitor RFID, muitas ainda não sabem como realizar tal processo da maneira correta.


Pois bem, o tráfego orgânico é o processo que foca na atração de pessoas para o seu negócio de forma natural, ou seja, sem que você precise gastar dinheiro em campanhas ou anúncios para isso, e neste ano, promete ser uma grande tendência no marketing digital.


Inteligência artificial


Como mencionamos anteriormente, o marketing digital tem mudado para melhor a partir dos avanços da tecnologia, e é impossível falar sobre isso sem citar a participação da inteligência artificial em sistemas e ferramentas de marketing digital.


Em 2022, o uso de sistemas que contavam com uma inteligência artificial foi surpreendente, e em 2023, a presença dela promete ser cada vez maior dentro desse universo e das empresas que precisam de mais praticidade e otimização em seu dia a dia.


Metaverso


Ainda dentro desse universo da tecnologia, não poderíamos deixar de falar sobre o metaverso, que auxilia tanto uma empresa que desenvolve sistema de alarme de incêndio em condomínios quanto uma agência de marketing digital.


O metaverso se trata da criação de um universo que permitirá a maior interação entre usuários, está programada para chegar neste ano e além de construir uma comunidade aberta para todos, também será o espaço perfeito para que marcas apliquem suas estratégias de marketing.


Diversidade


Além de tudo isso, a presença de diversidade em campanhas de marketing e dentro das empresas serão não só uma tendência neste novo ano, mas também um diferencial, que fará com que as empresas sejam vistas de forma diferente no mercado.


Infelizmente, sabemos que ainda existe muito a ser feito para que grupos minoritários da sociedade possam, de fato, estar dentro do mercado de trabalho, mas o marketing digital vem trabalhando para mudar essa realidade, que promete ser diferente em 2023.


Data driven


Por último, mas longe de ser menos importante, o data driven é um conceito que se baseia na aplicação do marketing digital com base em dados, seja os de uma empresa que produz plano inclinado ou até mesmo de uma clínica médica.


Vivemos na era dos dados, onde milhares deles são produzidos a todo instante e podem ser usados como base para o sucesso de estratégias de marketing, por isso, possui grandes chances de ser uma das maiores tendências deste ano.


Essas são apenas algumas das diversas tendências de marketing digital para 2023, mas que já servem para que você tenha um gostinho do que te espera neste novo ano dentro deste universo tão completo e valioso, que é o marketing digital.


Entenda a importância de acompanhar o que está em alta


Como prometido, agora vamos falar um pouco mais sobre a importância de acompanhar o que está em alta e as tendências do marketing digital, pois estar por dentro disso pode fazer toda a diferença em sua empresa.


Antes de qualquer coisa é importante sempre trazer à memória que o marketing digital é algo que pode ser usado em qualquer tipo de empresa, seja uma que vende terrômetro ou até mesmo uma escola de idiomas.


Tendo isso em vista, suas estratégias são versáteis, podendo ser adaptadas aos mais diversos tipos de negócios. Sendo assim, estar por dentro das tendências desse universo é uma forma de demonstrar modernidade e atrair ainda mais pessoas para a sua marca.


Isso porque, quando algo está em alta no universo digital, significa que muitas pessoas estão consumindo aquele tipo de conteúdo, e quando um empreendedor entende isso e adapta tal tendência ao seu tipo de negócio, possui chances de atrair essas pessoas.


E como bem sabemos, quanto mais pessoas conhecerem o seu negócio, mais chances você possui de conquistar novos clientes e de vender mais produtos ou serviços, consequentemente, aumentando a sua visibilidade e faturamento.


Sendo assim, estar por dentro das novidades e tendências do marketing digital é uma prova de cuidado para com a sua marca, seja ela de detector de fumaça ou de produtos de cuidados com a pele.


Dicas de como definir o que é relevante para o seu negócio


Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que ajudar os gestores da área de marketing digital a saber definir o que é relevante ou não em meio a todas essas tendências e o que pode ser usado dentro do negócio.


Afinal de contas, não é porque algo que está em alta que, necessariamente, poderá ser bom para o seu negócio. Por isso, é importante realizar algumas ações para entender a relevância de tais tendências para a sua marca, confira abaixo algumas delas:


Entenda sobre o seu segmento


A primeira é justamente entender bem sobre o seu segmento de mercado, ou seja, é entender sobre a área em que a sua marca atua e se aquela tendência em questão pode ser adaptada de maneira natural para o seu segmento e, com isso, gerar um bom conteúdo.


Conheça bem o seu público


Além disso, conhecer o seu público e o que eles gostam de consumir é muito importante, seja o público da sua empresa de solo grampeado ou da sua agência de marketing digital, conhecer o seu público é essencial para entender quais tendências eles mais gostam.


Saiba o que a sua empresa prioriza


Por último, mas longe de ser menos importante, saiba o que a sua empresa prioriza na hora de escolher quais tendências são as melhores. Se você prioriza qualidade, quantidade, interação ou qualquer outra métrica, tê-las em mente é essencial nesse processo.


Essas são algumas dicas que, por mais simples que possam parecer, te auxiliam na hora de definir o que é relevante ou não no momento em que ver o que está em alta no marketing digital e o que pode fazer a diferença em seu negócio.


Considerações finais


Dessa forma, você estará não só por dentro do que está em alta no mercado, mas também conseguirá filtrar o que é melhor para o seu negócio e o que poderá ser adaptado para te gerar ainda mais resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


5 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page