top of page

Marketing 5.0: Saiba como está a aplicação desse modelo nos dias de hoje

Você já ouviu falar sobre o marketing 5.0? Pois bem, a mais nova atualização do universo do marketing está chegando com força total no mercado e mudando por completo a maneira como as empresas investem na divulgação de seus produtos ou serviços.


Vivemos em uma era onde a tecnologia está construindo o seu império a grandes e poderosos passos, provando que se tornou um conceito essencial para todo o mundo e que mudou por completo a nossa maneira de viver.


O que antes parecia até mesmo impossível, como comprar algo pela internet, conversar com alguém por mensagem ou pagar uma conta por um banco digital, hoje são processos simples e até mesmo banais na rotina das pessoas.



Isso só prova como a tecnologia mudou por completo a realidade de todos ao redor do mundo e trouxe facilidades não apenas para a vida pessoal, mas também para a vida profissional e para a rotina de muitas empresas.


Claro que existem processos que precisam e merecem o devido cuidado e atenção, como a patenteação de marca antes do começo de suas vendas, assim como a escolha de estratégias de marketing para divulgar seus produtos.


Acontece que a tecnologia, em todo o seu grande potencial, conseguiu se unir a um outro conceito também muito poderoso para trazer uma grande mudança para o mercado, que nesse caso é o marketing.


A área de marketing também é uma das mais importantes dentro das empresas e que passou por muitas mudanças nos últimos tempos, principalmente com a chegada da era digital e das redes sociais, por exemplo.


Saímos do bom e velho marketing boca a boca, onde as pessoas recomendaram suas marcas favoritas umas para as outras, e fomos para o marketing digital, que realiza todo o seu trabalho através da internet.


O universo digital trouxe consigo desde um sistema de entregas e commerce para marcas online até mesmo estratégias aplicadas dentro das redes sociais para que as empresas alcançassem resultados ainda maiores.


Nos últimos tempos, em meio a tanta novidade, nos deparamos com a inteligência artificial, criação de consciências que operam como robôs e que conseguem realizar atividades como os seres humanos de maneira otimizada.


Já imaginou unir o potencial da inteligência artificial com o potencial de uma área tão poderosa quanto o marketing? Pois bem, isso não é só uma hipótese, mas uma realidade e que iremos conhecer a fundo hoje.


Conheça o conceito e a importância do marketing 5.0


O marketing 5.0 nada mais é do que a junção da tecnologia com o trabalho humano em prol da construção de estratégias personalizadas e que entreguem algo diferente e único no mercado para os consumidores.


Em uma empresa que fornece controladoria empresarial, por exemplo, o marketing 5.0 serve justamente para auxiliar em processos que podem ser feitos de maneira automática, deixando que o profissional possa se dedicar a outras questões da área ou da empresa.


Ele surge após a chegada da inteligência artificial e foi reforçado no livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade” do grande pioneiro do marketing Philip Kotler, que explica a fundo sobre esse conceito.


O marketing 5.0 tem como finalidade tornar a construção e aplicação de estratégias de marketing ainda mais simples e otimizadas tanto para os profissionais da área quanto para os usuários.


Isso porque ela ajuda tanto o profissional de marketing, que poderá contar com a tecnologia para facilitar o seu trabalho, quanto também será ótima para o usuário, que terá uma experiência sensacional dentro do universo digital.


Seja em uma empresa que oferece serviços de monitoramento ambiental ou em uma marca que vende produtos físicos através de um e-commerce, o marketing 5.0 é versátil e pode ser usado pelos mais diversos segmentos de negócio.


O novo conceito de marketing tem se adaptado bem aos dias atuais, visto que as pessoas estão cada vez mais abertas ao novo e a maneiras diferentes de fazer com que o usuário e potencial cliente possa usufruir da melhor experiência possível.


Em suma, podemos entender o marketing 5.0 como uma inovação que promete mudar por completo a forma de se trabalhar dos profissionais dessa área e a experiência do usuário no meio online, trazendo mais facilidade para ambos os lados.


Entenda o papel do consumidor no marketing 5.0


E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre esse conceito tão importante sem dar destaque a um dos protagonistas dessa nova era da área do marketing, que são os consumidores, que receberam grande destaque nesse novo conceito.


Isso porque eles começaram a ser vistos como o centro do assunto, fazendo com que cada inovação fosse pensada e aplicada para eles, assim como aconteceu com o surgimento do auto atendimento fast food, que deu mais autonomia aos clientes.


Hoje, os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade não só do que compram, mas também do que consome gratuitamente na internet, como os conteúdos produzidos por marcas através das redes sociais e de seus sites.


Pensando nisso, as empresas estão cada vez mais empenhadas em construir conteúdos e estratégias que tragam para o consumidor muito mais do que apenas um produto ou serviço de qualidade, mas sensações como:

  • Bem-estar;

  • Qualidade de vida;

  • Esclarecimentos;

  • Novas ideias;

  • Opiniões diferentes;

  • Certeza na escolha.

As sensações provocadas nos consumidores são peças-chaves para que o marketing 5.0 cumpra a sua premissa que entregar muito mais do que apenas um produto final de qualidade a eles.


Claro que contar com boas ferramentas e uma boa atualização de firmware é essencial para o negócio, mas apostar em conceitos como o marketing 5.0 fazem com que o possível cliente se sinta no centro da estratégia, trazendo ainda mais assertividade em sua escolha.


Sendo assim, entendemos que o consumidor se tornou o centro do marketing 5.0, pois seu objetivo é melhorar a experiência desse usuário, fazendo com que ele consuma o que você oferece de maneira mais rápida e otimizada, usando as tecnologias e recursos acessíveis a empresa.


Saiba como implementar o marketing 5.0


Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing 5.0 e a sua importância nos dias de hoje, chegou o momento de saber como você pode aplicá-lo dentro do seu site. Para isso, selecionamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo, confira:


Foque nas emoções dos clientes


Como mencionamos anteriormente, o marketing 5.0 foca nas sensações transmitidas para os consumidores e também nas emoções que a sua marca pode desenvolver para eles, por isso focar nesse quesito é essencial.


Para isso, é importante pensar que você tem muito mais a oferecer do que apenas um produto ou serviço. Por exemplo, uma empresa de criação de softwares oferece muito mais do que um software, ela oferece um serviço que pode mudar a rotina de uma empresa.


Entender como a sua marca é vista e defendida pelos consumidores é essencial para que você saiba quais emoções provoca no mercado e como usar isso ao seu favor para atrair e fidelizar ainda mais clientes.


Apoie causas que acredita


Vivemos em um mundo, um país e uma sociedade formada por grupos diferentes e que defendem causas diversas, e as empresas estão cada dia mais envolvidas nisso e levantando bandeiras que vão de acordo com o que acreditam.


Sendo assim, escolher causas a serem defendidas e apoiadas pela sua empresa também é essencial nesse novo conceito do marketing, visto que ele, além de defender o uso da tecnologia, também defende a criação de conexão com o seu público.


E nada melhor do que defender o mesmo que seu público e ainda oferecer brindes personalizados diferentes para criar uma conexão com eles e gerar um relacionamento saudável entre marca e consumidor.


Use a tecnologia ao seu favor


Por fim, mas longe de ser menos importante, não há como falar sobre esse novo conceito do marketing sem citar a importância de usar a tecnologia a seu favor e aplicar a inteligência artificial em suas estratégias.


Hoje, existem diversas maneiras de usar a inteligência artificial no marketing da sua empresa, seja através da implementação de um avatar, um chatbot ou até mesmo um sistema que ajude na realização de algum processo.


Existe uma infinidade de possibilidades e que você pode estudar a fundo cada uma delas e trazer tecnologias para o seu negócio, fazendo com que a sua marca seja vista como diferente no segmento.


Considerações finais


Dicas simples como as citadas acima já fazem toda a diferença no momento de colocar em prática um conceito tão inovador e importante quanto o marketing 5.0, fazendo toda a diferença na rotina de qualquer empresa.


Dessa forma, você inclui o seu negócio em um parâmetro inovador do mercado, trazendo facilidade tanto para os seus profissionais quanto para seus usuários, usando os avanços da tecnologia sempre a seu favor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


6 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page