LOGOTIPO o que é?

Atualizado: 29 de Out de 2018



LOGOTIPO

Logotipo é a forma com que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando apenas tipografia ou aliando tipografia e símbolo. A Coca-Cola, por exemplo, usa apenas tipografia; enquanto a Adidas usa símbolo e tipografia.

Projetar um logotipo é uma tarefa complexa e que exige muita responsabilidade. Independente da marca ser pessoal ou empresarial, o logo deve refletir os valores, a essência da marca, ser coerente com o conceito do blog/site/empresa. E, obviamente, deve ser único: aquele logotipo é só seu, não deve fazer lembrar outra marca, não pode nem ser parecido com o logo de outra marca.

Precisa ser legível mesmo em pequenos formatos (senão a redução vira apenas um borrão) e em impressões preto e branco (você vai imprimir sempre colorido, mas seu cliente provavelmente não vai gastar tinta colorida caso queira imprimir um orçamento recebido por e-mail).

Quem cria logotipos, sejam designers ou diretores de arte, precisa ter domínio absoluto de psicologia das cores e das formas, bem como vasto conhecimento em tipograria. E, é claro, precisa se alimentar de muita, muita cultura geral, pois se seu repertório estagnar, a capacidade criativa também ficará estagnada (e aí adeus criações originais).

Um logotipo precisa ser forte, de modo que as pessoas acabem por reconhecer sua marca mesmo quando virem apenas o símbolo do logo, sem a tipografia. Você reconhece o significado de uma maçã mordida mesmo que não esteja escrito “Apple”, certo? Ok, você e eu não temos os mesmos recursos financeiros que a Apple pra investir na divulgação de nossas marcas, mas nem por isso vamos querer um logotipo de qualquer jeito.

Outro desafio na criação de um logotipo é a atemporalidade: não se troca de logo toda hora, ele deve permanecer por vários anos. Mesmo grandes marcas (leia-se grandes recursos financeiros para investir em divulgação) não mudam de logo o tempo todo – veja aqui a evolução de logotipos mundiais famosos, como IBM e Pepsi, e analise o intervalo entre as mudanças e como foram estas mudanças (boa parte delas carrega nos logos atuais traços similares ao logo inicial, de décadas atrás).

Percebe a importância de ter um logotipo bem feito, bem planejado, bem fundamentado? Sim, fundamentado: a tipografia, por exemplo, não é escolhida porque o designer ou o cliente acham aquela fonte bonita, mas sim porque os traços dela refletem a personalidade da marca. Além de tudo isso, é o logotipo que norteia toda identidade visual.


Texto: xCake


16 visualizações

@bcmarketingempresarial

(31) 9 7170-4028

Empresa

Missão, visão e valores

Clientes e Parceiros

Criação de 

sites

Adesivos

Panfletos, Flyers e Folhetos

Banners

Foto Produtos

Folders

Cardápios

Logotipo e

Identidade Visual

Web Design e Marketing Digital

Publicidade e Propaganda

Atendimento: 

Segunda á Sexta de 8:00 as 18:00 

Cartões de visita

Mouse Pad

Revistas e Livros

Fotografia