top of page

5 dicas para aumentar a interação com o seu público nos canais digitais

A interação entre uma marca e seu público é uma métrica que pode ser medida pelo engajamento, que é um dos grandes desafios da comunicação corporativa.


Novas formas de publicidade e o crescimento da Internet aproxima as empresas e seus consumidores de tal forma que permite às empresas alcançarem maior lucratividade com uma maior interação.



No entanto, essa proximidade precisa ser bem gerenciada e ter uma linguagem direta para evitar informações ambíguas, ruídos de comunicação, ou outros problemas que possam ocorrer.


O foco é buscar sempre a melhor interação com cada público, de acordo com cada nicho de mercado. Ou seja, não basta apenas pensar que uma conta no Instagram é suficiente para garantir uma conversa ou interatividade entre duas partes.


No marketing digital, os relacionamentos vão além dos números e o engajamento é o cerne do trabalho. É certo que tecnicamente, engajamento é a relação entre marcas e públicos que acontece por meio das redes sociais, incluindo:


  • Curtidas;

  • Comentários;

  • Compartilhamentos;

  • Ações de respostas aos Stories;

  • Votação em enquetes.


Esses são alguns exemplos de recursos no Instagram que moldam as relações comunicativas entre empresa e meio digital.


Esse tipo de relacionamento com os clientes é um ponto fundamental para qualquer empresa que queira crescer em um ambiente digital, como uma empresa especializada em consultoria técnica ambiental, e é um dos maiores objetivos de uma equipe de marketing.


Para garantir essa interação e engajamento, é importante estruturar algumas estratégias nas redes sociais. Estratégias que permeiam a interação e permitem que seus clientes criem um sentimento de pertencimento à sua marca em uma comunidade ativa.


Trouxemos este artigo para compartilhar dicas para melhorar as interações com seus seguidores de plantão.


Sem dúvidas sua marca de gestão de dispositivos de controle industrial, bem como os mais diversos segmentos de mercado poderão aplicar essas dicas e se beneficiarem. Confira mais no artigo!

  1. Enquetes/Testes para Marketing Interativo

Essa é uma maneira comum e simples de se envolver com seu público. Ao apresentar enquetes e testes, ou solicitar que enviem suas próprias perguntas, você cria uma maneira rápida de interação espontânea com o público.

Você pode fazer perguntas para solicitações específicas da marca (o que você mais gosta em nosso produto? O que você gostaria de ver mais?) Ou fazer perguntas mais amplas, mas ainda relevantes para sua marca.

Por exemplo, em um perfil de uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial pode perguntar qual é a criação tecnológica que estão desenvolvendo, ou uma floricultura pode perguntar sobre as suas flores favoritas.

As pesquisas dão a você a chance de criar conteúdo que seu público deseja ver. Além disso, promover a opinião deles faz com que eles se sintam mais próximos da sua marca, o que pode aumentar a fidelidade do consumidor. Não se esqueça de ser criativo!

  1. Use as mídias sociais para envolver o público

É preciso pensar de forma estratégica nas abordagens e canais sociais que podem ajudar sua empresa a gerar relacionamentos.


As pessoas querem se conectar com marcas que gostam nas mídias sociais: 66% dos consumidores que usam o Facebook seguem uma marca na plataforma.


E na frente está o mercado B2B, 65% das empresas B2B usam anúncios pagos do LinkedIn para adquirir novos negócios. Portanto, um perfil de uma empresa de automação industrial pode crescer bastante assim como o perfil de uma empresa de tecnologia e marketing.


Com isso, qualquer empresa pode pensar nesse tipo de estratégia, caso queira aproximar e gerar uma interação muito maior por parte do público.


Por exemplo, se você é um fotógrafo de eventos, pode postar dicas para configurar e tirar uma foto de família e compartilhar suas fotos para mostrar o que sabe sobre sua área.

Você também pode incentivar o conteúdo gerado pelo usuário, como fotos marcadas.


Um decorador, por exemplo, pode compartilhar ideias de decoração para criar uma sala familiar aconchegante e, em seguida, incentivar as pessoas a postar fotos da decoração que montaram usando suas ideias.


Depois que as pessoas começarem a compartilhar essas fotos, você poderá publicá-las em seus canais sociais para adicionar peso ao seu conteúdo e fazer com que seu público se sinta envolvido com sua marca.


  1. Concentre-se nas preferências do público

Examine as prioridades, hábitos de engajamento, comportamentos de compra, preços favorecidos, atividade de mídia social e outros detalhes de seu público atual para pontos em comum. Em seguida, use esses dados para montar sua estratégia de engajamento.


Ou seja, qualquer tipo de empresa ou organização, seja de empresa de serviço de cross docking, ou agência de turismo, por exemplo, podem se concentrar em ações de interesse de cada público.


Você pode descobrir, por exemplo, que seus contatos mais engajados vêm do LinkedIn ou em resposta a uma campanha de e-mail, o que pode ser uma dica para enfatizar esses canais.


Ou, na frente da mensagem, você pode descobrir que seu público responde a uma oferta de consulta gratuita com seus principais talentos criativos, em vez de uma redução de preço.


As ferramentas de CRM de marketing podem ajudá-lo a organizar e conectar todos os dados do público da sua empresa de ERP integrado.


Essa abordagem permite que você veja padrões que podem fornecer informações sobre como o público responde, além de identificar o que eles mais desejam de você e as oportunidades para criar comunicações personalizadas que mostram que você entende suas necessidades e desejos.

  1. Marketing Experiencial

Também conhecido como marketing de engajamento, o marketing experiencial permite que as marcas interajam fisicamente com seus públicos.


Essas instalações imersivas e emocionantes podem variar de cabines de conferência a experiências de realidade virtual fascinantes. Em um mundo dominado pela mídia digital, o marketing de experiência pode ser uma ótima maneira de mudar o ritmo de suas táticas.


Os consumidores estão animados para ver as marcas irem além da esfera digital e experimentarem o que há de mais inovador e tecnológico atualmente


Portanto, as campanhas experienciais podem deixar impressões duradouras nos consumidores que levam à fidelidade à marca a longo prazo.


Até mesmo empresas industriais que vendem soluções para linhas produtivas como célula automatizada podem estruturar essa estratégia em suas campanhas produzindo maquetes em 3D para que os clientes sintam a solução que aguardam.

  1. Surpreenda seu público com descontos ou brindes

Quem não gosta de brindes ou descontos? Surpreender seu público com um brinde ou desconto é uma excelente maneira de aumentar seu engajamento e também manter seu público feliz e interativo por muito tempo. .


Todo empreendedor espera vendas lucrativas em determinadas épocas do ano, como natal, páscoa ou até mesmo o dia das crianças.


As vendas esperadas ainda são ótimas para pensar nessa estratégia de brindes. Por exemplo, a Black Friday é um dos momentos mais esperados pelo consumidor todos os anos, e as expectativas são sempre altas


Quando essa data se aproxima, é preciso que as empresas já tenham em mente a estratégia a ser utilizada e a hora de começar a planejar sua estratégia de vendas.


Mas, não é preciso esperar exatamente uma data específica para começar a pensar em estratégias de brindes para gerar engajamento.


Ou seja, aparecer em outros momentos aparentemente "aleatórios" também é uma ótima maneira de realmente gerar maior interação através de descontos fora de época.


Por exemplo, você pode surpreender novos clientes com um código para usar na primeira compra ou até incluir um brinde que eles só veem quando o item que pediram chega.


Ou mesmo realizar campanhas de brinde em um fim de semana apenas para agradecer ao seu público pelo apoio. Essa surpresa inesperada chamará a atenção deles e é uma ótima maneira de aumentar o engajamento do seu público e também ajudar a mantê-los engajados.


Considerações finais


De fato, gerar interação e engajamento por meio de mídias sociais vai além de ter um dispositivo com uma boa atualização de firmware; mas sem dúvida, é uma maneira excelente e abrangente de aumentar o envolvimento do seu público.


A estratégia deve incluir uma quantidade adequada de conteúdo (que seja de alta qualidade, especialmente no que diz respeito a recursos visuais), bem como conteúdo de influenciadores e seu próprio público e clientes.


Com o tempo, você desenvolverá um público grande e engajado que também se traduzirá em aumento de vendas para o seu negócio.


Qual dessas maneiras de engajar seu público e aumentar o engajamento funciona melhor para sua empresa? Sem dúvida, é algo que toda empresa que queira aumentar o engajamento deve pensar e explicar em suas campanhas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page