top of page

Influencer, como criar conteúdos mais interessantes

O termo influencer veio a ser mais conhecido com a era digital e, embora antigamente as pessoas tivessem um maior preconceito com essa profissão, hoje em dia ela é bastante reconhecida e são muitas as pessoas que batalham para se tornar um bom influencer.


Pensando nisso, o texto de hoje abordará como você pode criar conteúdos mais interessantes e se tornar um influencer, mostrando como atrair mais pessoas e se tornar mais interessantes, além das vantagens e benefícios da profissão.



Entenda mais sobre a profissão de influencer

A tecnologia e a internet possibilitaram inúmeras alternativas para as pessoas, desde a oportunidade de abrir um negócio focado em impressoras fiscais, até mesmo diversas facilidades, como pagar um boleto através de um aplicativo em seu celular.


Sem mencionar que, com a internet melhor instaurada na vida das pessoas, as prioridades de muitas mudaram e até mesmo a forma de entretenimento ou passatempo, em sua grande maioria das vezes, estão ligados a ela.


Isso mostra que, seja através das redes sociais, do Youtube ou até mesmo de diversos sites, as pessoas constantemente estão consumindo conteúdo e, mesmo que ele seja sobre cursos técnicos online, na grande maioria das vezes existe uma pessoa que é a cara do produto, o apresentador ou um indivíduo carismático.


Em outras palavras, os influenciadores são pessoas que acabam conquistando um público e conseguindo influenciá-lo a tomar certas decisões ou refletir sobre determinados assuntos, podendo ser destacados das mais diversas maneiras.


Alguns conseguem seu espaço pela enorme quantidade de conhecimento acumulado que têm, outros pelo seu carisma inabalável, existem terceiros que criam o conteúdo e conseguem unir tão bem a sua persona que até um assunto específico, como máquinas de café para empresa, podem se tornar interessantes para públicos diferentes.


Inicialmente, as pessoas podem pensar que isso pode nem ser tão interessante, afinal, o trabalho desenvolvido afeta apenas o influenciador. Mas quando utilizados da forma correta, é possível que eles consigam ajudar a promover a venda de produtos e serviços.


Isso fez com que as empresas tivessem mais interesse e abrissem os olhos para essa nova profissão que consegue impactar bastante o mercado. Mas como criar um conteúdo interessante e que consiga ser efetivo desde uma marca pessoal até para empresas de folha de pagamento?


A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e explorado. Sem mais delongas, confira!


As vantagens de ser um influencer

Agora que você sabe como um influenciador consegue impactar no seu negócio ou como ele é importante para o mundo de hoje, chegou o momento de entender algumas das vantagens de ser um influenciador digital nos dias atuais.


Um influenciador é, acima de qualquer coisa, um formador de opinião e, seja através de seus produtos, serviços, ideias ou ações, ele consegue levar diversas pessoas a pensarem e agirem próximos ou igual a ele.


Em outras palavras, as orientações de um influenciador podem fazer com que um grande público adquira os produtos de uma empresa que administra condomínio, ou até mesmo a realizarem boicotes e não irem a determinado evento. A força deles não deve ser subestimada.


Por ser um meio que abrange desde as pessoas que começaram a ganhar espaço na internet até celebridades de televisão e pessoas já famosas, os influenciadores digitais estão em constante crescimento e são as novas estrelas da época moderna.


Com isso, seja no conteúdo sobre formas de investir em criptomoeda ou em como abrir sua própria assessoria aduaneira, algumas das vantagens que tais influenciadores usufruem e que podem ser destacadas são:


  • Flexibilidade em seus horários;

  • Você define o quanto irá trabalhar;

  • Possui bastante liberdade editorial;

  • Experiências únicas em diferentes empresas;

  • Grande rede de contatos.


Claro que muito dependerá do ramo no qual você se especializará e qual o tipo de influenciador que deseja se tornar. Alguns temas podem ser mais difíceis do que outros para se trabalhar, mas por ter menos pessoas, maior a possibilidade de se tornar referência.


Por exemplo, talvez ser um influenciador que foca apenas em desenvolver e manter o público atualizado sobre serviços da contabilidade seja mais difícil e alcance menos pessoas do que se focar seu trabalho no ramo de entretenimento.


Porém, por ser uma área onde mais pessoas tentam crescer, a concorrência é maior e se torna mais difícil conseguir se destacar. Tenha isso em mente antes de tentar ser um influenciador.


Como se tornar um influencer?

Agora que já entendeu o impacto, as vantagens e o que de fato é o conceito de influencer, chegou o momento de nos aprofundarmos em algumas dicas que podem ser a diferença entre um começo de carreira mais simples e fácil, ou uma mais trabalhosa e difícil.


Sendo assim, confira os tópicos abaixo. Eles reunirão algumas informações úteis e que podem te ajudar a crescer em diversos ramos como um influenciador, seja falando sobre entretenimento, política ou terceirização de portaria.


01 - Defina um tema

Antes de mais nada, é preciso definir um tema no qual você tenha domínio e sabe que pode ajudar inúmeras pessoas com informações de qualidade, além de se manter atualizado sobre novas mudanças ou novidades na área na qual se disponibilizou para isso.


Então, é indicado falar sobre temas que você sente alguma paixão e que te dão prazer em pesquisar e discutir. Isso cria uma facilidade maior em consumir conteúdo relacionado, além de transparecer quando se comunicar com o seu público.


Lembre-se, é muito ruim ser um porta voz e influenciador de algum conteúdo que não te agrada, além de soar falso. Pense que quanto maior for sua paixão, mais autêntico será o conteúdo criado e mais as pessoas irão valorizá-lo.


02 - Conheça o seu público

Claro que as pessoas que seguem você estão lá para ver seu conteúdo e, em certa parte, sobre como o influencer passa tais informações. Mas também é necessário conhecer o seu público para saber como desenvolver suas ideias de forma que crie um engajamento.


O influenciador digital não vai muito longe sem criar uma boa comunidade, que o apoia e gosta do que é criado para ele. Portanto, é preciso ter certa sensibilidade e atender a algumas vontades do seu público.


Assim como qualquer negócio, conhecer seu público é a chave para que as estratégias e práticas da empresa funcionem. Pense em você como se fosse uma marca e invista nisso, entendendo seus seguidores e conseguindo chamar a atenção deles.


03 - Encontre o seu nicho

Hoje em dia se tornou cada vez mais difícil se destacar como um bom influenciador digital, ou seja, existe muita concorrência e muitos falam sobre o mesmo assunto, sendo necessário criar uma certa diferenciação e particularidade no seu conteúdo.


Alguns gostam de suprir esse espaço com bom humor e colocando sua personalidade única em tudo que fazem, trabalhando para que as pessoas se identifiquem com aquele personagem, caso tenha criado um, ou com a sua própria personalidade.


Já outras pessoas preferem se destacar pela quantidade de informações bem desenvolvidas e entregues aos seguidores, assim como detalhes impecáveis de edição, fazendo com que não se encontre nada tão completo no segmento de mercado.


A referência e a autoridade em determinado assunto não é algo que se ganha da noite para o dia, ela precisa ser construída aos poucos, assim como um castelo com seus tijolos e blocos. É preciso que as pessoas entendam a sua especialidade e escolham você pelos seus diferenciais.


Independentemente da estratégia abordada aqui, lembre-se que de influenciadores medianos, a internet está cheia. Para não se tornar mais um, use as dicas que estamos disponibilizando para te ajudar a ter um certo guia.


Considerações finais

O texto de hoje abordou o conceito de influencer, como eles podem impactar em um negócio e seu crescimento ao longo dos anos, as vantagens de ser um influenciador, além de dicas de como se tornar um, com informações que podem ser a diferença para começar do zero.


Pense que um influencer é uma pessoa capaz de moldar opiniões, além de criar uma comunidade que o apoia e tem uma linha de raciocínio próxima a sua. Portanto, é uma grande responsabilidade e deve ser levado bastante a sério, sendo uma profissão que muitos buscam mas nem todos conseguem.


Agora que já ficou bem melhor entendido, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como forma de orientação e comece a pensar em como estruturar seu conteúdo e por onde começará a sua jornada para se tornar um grande influencer na internet.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









9 visualizações0 comentário
bottom of page