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Fluxo de reengajamento: Veja como recuperar um lead antigo

Para conseguir mais vendas com sua companhia, entender a importância de um lead e como ele pode ser trabalhado é fundamental.


O consumidor de uma empresa de consultoria ambiental nesse estágio tem uma série de possibilidades antes de descartar ou concluir uma compra.


O mercado atual mudou muito em comparação com as vendas de antigamente. A tecnologia e o processo conhecido como transformação digital fizeram seu papel e hoje existem diversos recursos importantes para esse tipo de ação.



Quanto mais você entende esse processo e a importância que os leads possuem dentro de uma estratégia de marketing, melhor posicionado no mercado você estará, garantindo muito mais oportunidades de negócios para sua empresa.


Entretanto, ainda que você esteja fazendo tudo certo, é possível perder alguns leads no caminho. É muito comum que o consumidor chegue até um determinado ponto, mas depois desapareça.


Ainda que esperado, sempre que esse tipo de atividade acontece, um gargalo na comunicação é deixado, e uma empresa de cabeamento estruturado empresas precisa saber como se adaptar para lidar com esse tipo de situação.


Pensando nisso, muitos especialistas começaram a utilizar ferramentas para trazer de volta estes leads que deixaram a negociação para trás, recuperando o interesse do consumidor no item que está sendo oferecido pela empresa.


Isso é fundamental para evitar que todo o trabalho e os custos para adquirir esse cliente sejam desperdiçados, e garantir que você terá uma recuperação muito melhor e que até mesmo gere lucratividade para a empresa.


Através do fluxo de reengajamento, muitas empresas conseguem voltar ao diálogo com pessoas que demonstraram interesse em algum momento, mas acabaram desistindo de continuar o contato ou desviaram a atenção.


Esse é um grande problema da atualidade, inclusive. O fato de o mundo apresentar constantemente diversas informações de múltiplas fontes, o grau de atenção que as pessoas estão oferecendo para qualquer assunto é muito curto.


Por isso, um mero deslize pode fazer o consumidor deixar de lado a comunicação com a empresa e entender algo que ele considera mais urgente, como a necessidade do momento, reduzindo suas chances de vendas.


Muitos profissionais acabam deixando esses leads de lado, dando mais atenção para aqueles que continuam interessados e colocando os que ficaram no caminho como perdas aceitáveis dentro da negociação.


Para aqueles que valorizam o tempo, empenho e investimento gastos para a conquista de um consumidor, entretanto, o fluxo de reengajamento se prova uma solução valiosa, trabalhando com a recuperação de clientes.


Assim, uma companhia de instalação de controle de acesso pode ter um controle muito maior de seus leads e garantir recursos adicionais para potenciais vendas que possam ser trabalhadas dessa maneira.


O fluxo de reengajamento é muito funcional, mas você precisa conhecer melhor como fazer esse tipo de ação e quais ferramentas podem ser aplicadas para garantir esse modelo de negócios.


Isso porque um cliente que não demonstrou interesse no material que está sendo oferecido dificilmente passará de alguma etapa do funil de vendas, mas aqueles que demonstram interesse podem ser recuperados.


Além disso, a prioridade para leads que serão colocados no funil é para aqueles que desistiram em um estágio avançado desse tipo de atividade, uma vez que ele já passou por etapas importantes que demonstram a vontade de consumo.


Isso não significa que você não pode aplicar o fluxo de reengajamento em um consumidor que teve poucas interações, mas é mais complicado começar desse ponto.


Além disso, um cliente que nunca retornou nenhum contato feito pela empresa não pode ser reengajado pelo simples fato de que ele nunca demonstrou interesse em um primeiro engajamento.


Para uma companhia de placas interruptores e tomadas, é muito importante entender quem é o público mais provável de vendas, onde toda a estratégia de marketing será planejada para garantir um bom resultado.


Fluxo de reengajamento na prática


Agora que você sabe um pouco mais sobre o fluxo de reengajamento, é hora de aplicar essa metodologia em suas ações. Ainda que na teoria tudo seja perfeito, é no momento de aplicações práticas que é possível avaliar esse tipo de ação.


É importante ter em mente que cada companhia é diferente e tem suas próprias particularidades. Por isso, duas empresas distintas usando o mesmo tipo de técnica podem acabar com resultados muito diferentes.


Ao adaptar esse tipo de ação para sua realidade, você consegue garantir uma estrutura adequada de comunicação com seus leads, possibilitando uma aproximação de pessoas que se afastaram.


Assim, o processo de reengajamento flui de forma muito mais natural, com elementos que ajudam a cadenciar essas etapas e identificar quais rumos de ação tomar para efetivamente garantir uma recuperação.


Esse tipo de resultado ajuda muitas companhias que têm o orçamento mais restrito e não podem perder tantos leads durante uma ação de marketing para oferecer plano de celular empresarial.


Criação de rotinas


Para criar rotinas de comunicação é preciso que você entenda tanto o processo de diálogo com seus leads quanto a maneira de interagir com eles. Isso porque muitas mensagens em sequência podem acabar piorando o relacionamento.


O ideal é que o intervalo seja de pelo menos 20 dias entre uma mensagem e outra, garantindo um espaçamento de qualidade e otimizando esse processo de reengajamento, tentando atrair o consumidor de volta.


Além disso, é interessante variar o tipo de comunicação que será utilizada, como:

  • Mensagens de texto;

  • E-mails;

  • Telefone;

  • Redes sociais.

Independentemente dos canais utilizados, é interessante variá-los entre as mensagens, além de identificar quais são mais utilizados pelo seu público para garantir uma resposta com mais assertividade.


Isso permite que você ofereça um conteúdo para consumidores que estão interessados na sua empresa de estudo de viabilidade ambiental, identificando as maneiras mais impactantes de iniciar novamente o processo de comunicação.


Relembre assuntos


Em muitos casos, o lead acaba indo fazer outra atividade e esquece do que estava procurando, o que faz com que ele deixe a negociação de lado e vá procurar outras questões.


Para conseguir manter um bom fluxo de reengajamento é preciso que você lembre o consumidor do que ele estava procurando, instigando-o a procurar mais conteúdo e até mesmo a fechar negócio com sua empresa.


Ao relembrar uma necessidade do consumidor, você faz com que a complicação volte a ser importante na cabeça do cliente, assim ele continuará a consumir o material para procurar uma solução para esse tipo de questão.


Com isso você tem novas oportunidades de apresentar conteúdo de qualidade e mantê-lo interessado no que você tem a oferecer, até o lead estar pronto para uma abordagem de sua equipe de vendas.


Quando você não perde o consumidor de vista, é mais fácil direcioná-lo para a conclusão da operação, garantindo que ele terá o item que precisa e a empresa contará com a lucratividade adequada pela operação de geração de relatório de impacto ambiental.


Geração de valor


Gerar valor para seu produto ou serviço é uma excelente maneira de atrair novos consumidores para o que você está oferecendo. Em muitos casos, é possível resgatar um lead que tinha perdido o interesse dessa forma.


Identifique o que gerou o interesse inicial do consumidor e apresente novos conteúdos que aumentem o valor do item que está sendo avaliado, assim você amplia as possibilidades dentro desse tipo de negociação.


Quanto mais aprofundado o conteúdo for, melhor. À medida que o tempo passa, é esperado que o lead continue consumindo material sobre o assunto, e se faz necessário apresentar mais riqueza no conteúdo.


Isso ajuda não só no fluxo de reengajamento, mas também aumenta a autoridade da empresa sobre esse tipo de recurso. Quanto mais você conseguir explorar seu segmento de projeto painel elétrico, melhor.


Uma empresa que se torna referência dentro de um determinado item acaba ganhando mais destaque, o que pode ser muito importante para ajudá-lo a recuperar leads que haviam mudado de opinião sobre a negociação.


Ao atraí-los novamente para a jornada de compra, você consegue transformar as informações em pontos-chave para esse tipo de comunicação, ampliando consideravelmente suas oportunidades de venda.


Considerações finais


O fluxo de reengajamento é um processo que demanda atenção, mas que pode trazer inúmeros resultados positivos para a companhia, garantindo que suas oportunidades de negócios não sejam desperdiçadas.


Quanto mais um lead se torna próximo da marca, maiores são as chances de conversão, e por isso é fundamental conseguir mantê-los sempre interessados e dispostos a consumir.


Dessa forma você garante uma estrutura mais adequada para suas ações, otimizando seus processos de venda e se tornando uma verdadeira liderança dentro de seu segmento de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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