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Veja como otimizar a sua escrita em SEO para canais digitais

A escrita e criação de conteúdo sempre foi uma das práticas mais importantes para gerar resultados para empresas de diversos ramos.


Isso porque é através de textos bem escritos que é possível criar algum tipo de conexão com os clientes, incentivando-os a comprar de forma indireta, aumentando consideravelmente os lucros de uma empresa.



É importante destacar que, independentemente do canal utilizado ou se possui um ERP integrado com blog, site ou rede social, é preciso haver uma estruturação do marketing, e obviamente uma boa otimização para mecanismos de busca (SEO).


De um modo geral, é inquestionável que o SEO é uma estratégia indispensável para que os conteúdos, nos mais diversos tipos de canais, apareçam mais na internet, afinal o SEO é o cerne do Google.


Mas mesmo sendo uma ferramenta indispensável, é preciso saber usá-la corretamente, pois um SEO ruim pode fazer exatamente o contrário e prejudicar o engajamento do seu conteúdo. Isso torna crítica a compreensão das técnicas de otimização.


Por isso que muitos empresários e empreendedores que querem alcançar clientes com a escrita contratam consultoria e treinamento em segurança do trabalho e especialistas em SEO para realizarem esse processo de otimização dos seus conteúdos.


Por que SEO é importante?


SEO é um acrônimo que significa Search Engine Optimization na língua inglesa, e em português fica otimização para mecanismos de busca.


Basicamente são estratégias e técnicas para otimizar páginas da internet para que apareçam bem nas primeiras páginas de buscas. Essa prática é essencial para aumentar a visibilidade do seu site, gerar mais tráfego e ter uma boa chance de conversão.


Com base nesse conceito, não é difícil imaginar por que o SEO é tão importante para empresas, até mesmo empresas de serviço de cross docking, por exemplo.


Se você olhar para a transformação digital, verá que ela mudou completamente a forma como as pessoas consomem. Os consumidores estão cada vez mais conectados, com grande parte do processo de compra ocorrendo por meio de mecanismos de busca.


Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi), cerca de 93% das compras online são iniciadas por meio de buscadores como o Google.


Em outra pesquisa da Accenture, 94% dos compradores de outras organizações pesquisaram na internet antes de fechar um negócio.


Isso significa que investir em SEO também é muito importante para os negócios B2B, como no caso de um uma empresa fornecedora de dispositivos de controle industrial.


Não só isso, as empresas precisam aparecer nos buscadores, mas se estiverem na primeira posição, podem se destacar e ter sucesso expansivo no mercado.


Ou seja, a importância do SEO é tão grande hoje em dia por causa da velocidade da internet e sua dimensão nos mais diversos segmentos de negócios.


Com isso, empresas invisíveis acabam não sendo lembradas e, não recebem visitas e nem aproveitam as oportunidades de vendas.


Como aplicar o SEO?


Os blogs bem escritos são uma maneira inteligente e dinâmica de promover conteúdo rico para as pessoas que realmente os pesquisam. E claro que, quanto mais conteúdos fornecidos, principalmente otimizados em SEO, mais visíveis serão.


Ou seja, o conteúdo bem escrito já torna um blog ou site interessante, e o SEO é uma estratégia de conteúdo que torna-o ainda mais poderoso.


Essa prática envolve a ativação de diferentes otimizações nas plataformas de escrita e blogs para que o domínio da empresa esteja sempre presente nos primeiros resultados de buscas.

Assim, por exemplo, quando alguém pesquisa sobre atualização de firmware, o Google direciona o conteúdo para as melhores empresas que entregam conteúdos relevantes e otimizados em SEO.


Aplicar SEO nesses blogs não é nada difícil, embora envolva uma série de ações que devem ser bem pensadas e realizadas por profissionais preparados. Veja alguns dos principais métodos de SEO e coloque-os em prática nos seus canais digitais.


Concentre-se nas palavras-chave certas


SEO tem tudo a ver com otimização por palavras-chave, que, além das palavras, podem ser frases que os usuários têm mais probabilidade de pesquisar sobre o tema ou nicho que sua empresa trabalha, como no caso de dúvidas sobre o clima da organização.


Para refinar seus termos, é essencial realizar um processo minucioso de pesquisas de palavras-chave com o Google Analytics, por exemplo, bem como estabelecer boas estratégias.


Por exemplo, um site que vende soluções para indústrias pode fazer um artigo sobre célula automatizada que visa acelerar linhas produtivas e ranquear essa palavra aplicando as estratégias de SEO corretas.


Isso ajudará os mecanismos de pesquisa a entender que sempre que uma solução for solicitada, seu site poderá exibir a resposta correta, o que ajudará a resolver o problema.


Otimize URLs de página


Um dos elementos mais importantes de um site é a URL de suas páginas, afinal os usuários encontrarão o portal por meio desses endereços.


As URLs de cada página precisam ser diferentes e consideradas de longo prazo, pois é preciso estruturar bem esse ponto.


Caso a palavra-chave escolhida no texto seja automação industrial, por exemplo, este termo também deverá constar no endereço da página.


Em relação ao comprimento, considerando que o limite imposto pelo Google é de 115 caracteres, o endereço ideal é aquele com poucas palavras seguindo o domínio.


Utilize estratégias de link building


Na construção de links, os blogs de conteúdo passam a ser uma preferência nas buscas do Google, e em termos de rankings, quando sites relacionados são colocados como referências, muitas vezes são colocados como links para visitação.


Isso permite que a ferramenta entenda a importância do conteúdo, pois outra plataforma o confirma com recomendações. Faça o mesmo para o seu blog de serviços de contabilidade fazendo referência a um blog ou site de um parceiro.


Otimize seus canais de mídias digitais


Em SEO, o foco está na otimização e, claro, nas palavras-chave. Mas além de colocá-los em conteúdo, títulos e outros espaços, é ideal preencher a mídia do seu site com texto que oriente seu conteúdo.


Acontece que o Google filtra não apenas as páginas textos, mas também as imagens, tornando cada vez mais certa a importância das descrições de texto de seus artigos em vídeos e imagens.


Crie uma boa tag de título


As tags de título são uma maneira de ganhar influência mesmo nas páginas de pesquisa do Google. Todas as otimizações pontuadas aqui mostram o quanto sua página pode fazer no topo da pesquisa, mas isso pode não ser uma certeza de preferência.


Muitas pessoas que buscam algo na internet buscam respostas para suas dúvidas, e quase sempre optam por chegar à plataforma com mais respostas de forma simples, prática e até instigante.


Assim, ainda na tela inicial de um buscador, onde aparecem as opções do site, a title tag destaca o título e a legenda que as pessoas lêem para ver seu conteúdo. É aqui que um grande trabalho deve ser feito e os usuários devem ser atraídos.


Crie conteúdo rico


O conteúdo gerado em um blog de negócios deve ser rico para que o Google possa considerá-lo relevante. Ele deve entregar:

  • Artigos;

  • Perguntas e respostas;

  • Entrevistas;

  • E-books.

Lembre-se de que o seu conteúdo precisa ser relevante para os usuários. Caso seu artigo não demonstre comprometimento com as preocupações dos usuários, isso mostra problemas de qualidade.


Principalmente com foco em textos e imagens supostamente relevantes, o Google entende que seu domínio não é interessante.


Portanto, quanto mais conteúdo bom você produzir, referências, autoridades no assunto, mais você e os blogs afiliados que você está considerando serão encontrados nas buscas.


Considere a mobilidade do usuário


Uma das partes principais da verificação do potencial de uma página pelo Google é o tempo que os usuários passam na página. Se ele estiver no site há mais tempo, com certeza tirará todas as suas dúvidas, mas caso contrário, o conteúdo pode não ser ótimo.


Isso fará com que o Google identifique a falta de qualidade e a envie para o final do seu blog. Portanto, considerar a mobilidade e a experiência do usuário, bem como a velocidade de carregamento do site, pois ela é crucial para essa entrega.


Analise e monitore os resultados com frequência


Monitorar os resultados é essencial em qualquer estratégia de marketing digital, e o SEO não é exceção. O investimento só será recompensado quando a empresa estiver confiante de que está tomando as medidas corretas.


Para entender se sua estratégia de SEO está entregando os resultados desejados, as empresas precisam das ferramentas certas, como o Google Analytics.


Ele ajuda a ver a navegação do cliente em tempo real, analisar dados do público, visualizar dados sobre conversões, como os usuários se comportam e outras informações importantes.


Considerações finais


Por meio da otimização de SEO, os conteúdos escritos nos mais diversos tipos de canais podem conquistar a atenção de um público maior e trazer maiores vantagens na demanda de serviços, além de relevância em termos de autoridade e produção de conteúdo.


Por isso, praticar bem os padrões de SEO e tratar suas páginas de acordo com as características desses padrões de conteúdo é uma das melhores formas de ganhar mais audiência e evidência no mercado.


Independentemente se for um site de loja de roupas ou um site de empresas de desenvolvimento de software automação comercial, as dicas dadas aqui valem para todos os tipos de blogs e contínuos na internet.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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