A Escola de Bauhaus foi uma escola alemã de artes aplicadas, sobretudo das artes plásticas, arquitetura e design, e que influenciou a arte e a estética moderna.
Resumo
Considerada a primeira escola de design no mundo, a Bauhaus despontou na cidade de Weimar, Alemanha. Ela foi fundada pelo arquiteto e diretor alemão da “Escola de Artes Aplicadas”, Walter Gropious (1883-1969), em 1919.
A partir disso, a Bauhaus surgiu após a fusão das "Escolas de Artes e Ofício" e "Belas Artes de Weimar", e além das artes plásticas, arquitetura, escultura, design, a escola oferecia cursos de teatro, dança e fotografia.
A primeira exposição dedicada ao novo estilo, ocorreu em 1923. O termo em alemão “SttatlichesBauhaus”, cunhada pelo próprio fundador, significa "casa de construção".
Formada por um grupo eclético de artistas industriais, engenheiros, arquitetos, pintores, artesãos, designers, a Bauhaus representou um centro de apresentação das novas tendências artísticas modernas, onde se destacaram Wassily Kandinsky e Paul Klee, como docentes da Escola.
Embora a Bauhaus ignorou a produção em série industrial e capitalista no início, esse novo estilo inovador, surgiu num período de depressão, expresso pelo fim da primeira guerra mundial (1914-1918).
Diante disso, ela aproximou o mundo da arte ao mundo da produção industrial, trazendo à tona a expansão da industrialização e, portanto, diversos aspectos da modernidade, associados à indústria, máquinas e produção em massa.
Assim sendo, a Escola focou nas artes consideradas “menores”, por exemplo, a escultura, o artesanato, cerâmica, tecelagem, metalurgia, marcenaria, como podemos observar no seguinte trecho extraído do Manifesto da Bauhaus (1919):
“Arquitetos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe "arte profissional". Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão, o artista é uma elevação do artesão, a graça divina, em raros momentos de luz que estão além de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte, entretanto, a base do "saber fazer" é indispensável para todo artista. Aí se encontra a fonte de criação artística”.
A partir de 1925, a Escola Bauhaus foi transferida para a cidade de Dessau, instalada num edifício de arquitetura industrial moderna, projetado por Walter Gropius.
Entretanto, com a chegada dos ideais nazistas na década de 30, a Bauhaus foi encerrada e seus professores e alunos perseguidos pelo Estado alemão.
Principais Características
As principais características da Bauhaus são:
União da arte e do artesanato;
Uso de materiais inovadores (madeira, aço, vidro);
Funcionalidade dos produtos artísticos;
Arquitetura e urbanismo;
Influência do construtivismo.
Principais Representantes
Os representantes da Bauhaus são os mestres que fizeram parte da escola, sendo que alguns deles foram grandes artistas do século XX:
Walter Gropius (1883-1969): arquiteto alemão
Laszlo Moholy-Nagy (1895-1946): design e pintor húngaro
Wassily Kandinsky (1866-1944): artista plástico russo
Paul Klee (1879-1940): pintor e poeta suíço
Josef Albers (188-1976): designer alemão
Marcel Breuer (1902-1981): designer e arquiteto húngaro
Oskar Schlemmer (1888-1943): pintor alemão
Johannes Itten (1888-1967): pintor e escritor suiço
Gerhard Marks (1889-1981): escultor alemão
Por:
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.
תגובות