top of page

Diversidade da marca: Como a inclusão pode gerar pertencimento ao público?

Trabalhar a diversidade da marca pode possibilitar à sua empresa conseguir uma estrutura muito mais adequada no mercado atual, onde a preocupação com causas sociais tem um papel importante no consumo em geral.


Mesmo uma empresa que não trabalha com um público definido, como uma companhia de conserto de elevador de carga, tem muito a ganhar com a utilização de pautas diversas dentro do quadro interno da corporação.


O mundo tem passado por uma série de mudanças, e cada vez mais as pautas de inclusão e diversidade têm impactado o setor comercial, principalmente entre o público mais jovem.


Hoje, não estar alinhado com esses conceitos pode fazer com que você perca um espaço valioso no segmento em que está inserido, o que muitas vezes pode representar até mesmo a segurança de manter-se em atividade.



Isso apenas do ponto de vista econômico, mas também é importante levar em consideração o impacto social desse tipo de ação. Ser inclusivo e abraçar a diversidade em sua marca é tornar o mundo um lugar melhor.


Isso significa dar oportunidades para todos aqueles que são qualificados o suficiente para trabalhar em empresas de modernização de elevadores, independentemente de elementos além de suas capacidades de trabalho.


O respeito é parte importante desse processo e você deve pensar em maneiras de explorar melhor esse tipo de elemento quando está tentando se engajar no mercado, tornando sua empresa muito mais receptiva para todas as pessoas.


Colocar-se no lugar do cliente é um passo importante para garantir avanços nesse tipo de ação.


Quando você pensa se gostaria de uma marca que o considera invisível ou que produz itens que não consideram uma parte da população, é fácil descartá-la e procurar alternativas que abraçam mais pessoas e causas.


Se você eleva esse pensamento para sua persona, consegue entender melhor que tipo de ação pode ser realizada para buscar um engajamento maior com sua empresa, enquanto você permite que mais pessoas sintam-se representadas pelo que você oferece.


O marketing é, em sua essência, a geração de oportunidades de comunicação. Entretanto, é preciso entender que esse tipo de conversa sempre teve um padrão muito concreto de público.


Até pouco tempo atrás, a persona padrão criada por especialistas de marketing tinha os seguintes itens:

  • Branco;

  • Heterossexual;

  • Classe média;

  • Casada e com filhos.

Embora esse seja um retrato de muitas pessoas, que sempre se identificaram com as marcas, muitas empresas sentiram a necessidade de diversificar esses padrões para alcançar as pessoas de fora desse núcleo com sua empresa de acessórios para airless.


Isso não significa deixar de atender as pessoas que se encaixam nesse padrão, mas sim de ampliar o espectro para conseguir dar oportunidade de que outras pessoas de diferentes padrões sociais consigam explorar suas possibilidades.


O conceito de “família de comercial de margarina” é um padrão que não condiz com a realidade de muitas pessoas, que acabavam se afastando das marcas por não sentirem-se representadas pelo que era oferecido.


Quando uma pessoa não tem identificação com as propagandas que a empresa está oferecendo, é muito pouco provável que ela terá interesse de pesquisar mais a respeito do que está sendo oferecido.


Por isso, é muito importante que você consiga estruturar suas ações para garantir cada vez mais pessoas inseridas em seu material de marketing, conseguindo conquistar resultados muito mais próximos daquilo que você deseja.


Esse tipo de ação ajuda a estabelecer uma autoridade, otimizando a maneira como ela é vista pela sociedade e ampliando suas conversões em venda, o que acaba sendo positivo para o faturamento da companhia de corrimão de alumínio para escada caracol também.


Como começar o processo de diversidade da marca?


Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância de ter mais diversidade em suas estratégias de marketing, é fundamental entender melhor como aplicar esse tipo de conceito, ampliando suas oportunidades de comunicação com outras pessoas.


Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e os resultados de duas companhias podem ser completamente diferentes ao aplicar estratégias de ampliação de inclusão e diversidade dentro desse tipo de elemento.


Por isso é muito importante que você consiga adaptar essas ferramentas à sua realidade para garantir resultados mais positivos tanto para a marca quanto para as pessoas que começarão a se sentir representadas por ela.


Comece por dentro


O primeiro passo para conseguir incluir mais pessoas em sua marca é iniciar com os próprios colaboradores da empresa. É preciso um trabalho de base para que todos entendam a importância da inclusão e da diversidade.


Mudar a estrutura de sua empresa, principalmente em elementos sociais, demanda um bom trabalho de base e uma estrutura de ensino adequada para que todos os funcionários compreendam a importância desse tipo de ação.


Para isso você deve trabalhar a cultura organizacional da empresa e inserir no próprio quadro de funcionários elementos de diversidade e inclusão para que possa explorar estes itens no futuro em sua companhia de lona para bote inflável.


Além disso, é interessante contar com treinamentos próprios para que todos tenham ideia de como lidar com pessoas diferentes e situações diferentes, deixando seus colaboradores prontos para o tipo de engajamento que você está buscando.


Assim é mais fácil passar para as questões da marca em si, garantindo ao público que a empresa é séria com relação à diversidade, e não está fazendo isso apenas para tentar ganhar um público maior.


Apelo visual


Um dos itens mais importantes na busca por mais diversidade é o aspecto visual de seu engajamento. Não adianta pregar inclusão e todas as propagandas apresentarem o mesmo padrão de sempre.


Por isso, é importante buscar a quebra de paradigmas com elementos visuais, desde fotografias até a produção de conteúdo audiovisual para as empresas. Procure ampliar o espectro de seu atendimento.


Sua marca deve mostrar ao mundo que é feita para todas as pessoas, sem distinção de gênero, raça ou classe social, e nada melhor para mostrar isso do que incluindo essas pessoas em suas peças publicitárias para vender um centro de medição elétrica.


Assim você garante um resultado muito mais efetivo para suas ações de marketing, que se tornam mais inclusivas e possibilitam que outros grupos sintam-se mais interessados em consumir o que você tem a oferecer.


A representatividade é muito importante e pode ser o grande diferencial que você oferece em um mercado cada vez mais concorrido, fazendo com que sua empresa ganhe um destaque importante nesse tipo de ação.


Com o aspecto visual de suas propagandas, a reflexão é clara e imediata, não deixando dúvidas de que sua empresa se preocupa com questões importantes para a sociedade atual.


Sem definições


Ainda que você precise de algumas informações básicas para vender e que seu público-alvo seja composto de um grupo específico de pessoas, é importante sair de definições estabelecidas previamente pela sociedade.


Uma empresa de seguros de carro não necessariamente tem como público apenas homens mais velhos, enquanto uma empresa de cosméticos pode não ter como público-alvo apenas mulheres jovens.


Trabalhar com a quebra de expectativa desse tipo de definição ajuda a entender melhor suas possibilidades dentro do mercado, atingindo novos públicos que estão ávidos por serem percebidos em uma área que muitas vezes não os enxerga.


Por isso, trabalhar com definições amplas ou tirar qualquer tipo de preconceito formado que você tenha abre as portas de sua companhia para um grupo muito maior de clientes em potencial para vender mini porta pallet.


Empresas que conseguem entender esse tipo de ação acabam ganhando muito espaço no mercado, pois os clientes que se sentem representados por ela acabam se fidelizando com mais facilidade.


Um cliente fiel é fundamental para qualquer empresa, uma vez que além do consumo constante, ele acaba se tornando um promotor para a marca. Esse cliente deseja que outras pessoas tenham o mesmo tipo de experiência que ele.


Isso se torna ainda mais impactante em um mundo onde a representatividade faz parte dessa experiência, criando uma relação ainda mais próxima entre consumidor e marca.


Considerações finais


A diversidade é um tópico que cada vez mais faz parte do vocabulário de qualquer negócio que deseja se tornar relevante, e por isso é importante dar uma atenção em especial para esse tipo de atividade.


Assim, uma empresa de esquadrias pode crescer e prosperar mesmo em ambientes onde antes não achava que seria possível, garantindo uma estrutura adequada de comunicação para suas atividades.


Empresas que entendem a importância da inclusão hoje acabam ganhando um destaque considerável dentro de seu segmento de atuação, garantindo posições de liderança dentro do mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


4 visualizações0 comentário

@BCMarketing 2021. Todos os direitos reservados.

bottom of page