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Dicas para ser criativo em suas vendas


Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que sua empresa tenha diferenciais para converter vendas. Por isso, ser criativo é uma importante parte desse processo, gerando novas oportunidades e possibilidades de negócios.


O mercado está em constante crescimento, então, as facilidades geradas pelos avanços tecnológicos aumentam ainda mais a quantidade de empreendedores em atividade no mundo dos negócios.


Pensando no que foi dito anteriormente, hoje em dia, é muito mais fácil abrir uma empresa e conseguir vender, por exemplo, um relógio de ponto homologado, ou qualquer outro item, sem precisar sair de um local, seja sua casa ou sua empresa.


Conceitos como e-commerces e outros tipos de negócios virtuais se popularizaram, gerando interesse, então, empreendedores tentam aproveitar essa situação da melhor maneira possível. Entretanto, para conseguir se destacar nesse ambiente, é preciso ser criativo.


Pensar fora da caixa é uma maneira importante de conseguir estruturar seu negócio, e permitir que você consiga conquistar um espaço mais adequado no mercado com sua empresa de, por exemplo, divisórias em vidro para escritórios.


A criatividade, entretanto, é um conceito muitas vezes levado como um dom, algo que costuma surgir naturalmente e que deve existir dentro de cada um. Porém, esse conceito é bastante ultrapassado.


Hoje, a ciência prova que é possível provocar a criatividade com os estímulos certos e a frequência correta. Dessa forma, você consegue iniciar um processo de inspiração que permitirá que você possua ideias mais complexas e diferentes do comum.


Quanto mais você repetir esse tipo de exercício, principalmente se realizado enquanto você está com algum tipo de necessidade, maiores as chances de reverter esse resultado e conseguir uma estrutura muito mais adequada para trabalhar.


Lado a lado com a criatividade está a inovação. Este não é um conceito restrito à criação de novas ideias, mas lida também com a evolução e melhoria de ações já existentes, gerando uma nova perspectiva em cima disso.


Quando você otimiza ou implementa novas técnicas na corporação, é importante detectar as demandas dos consumidores, para garantir uma efetividade maior em suas ações como um todo, por exemplo, para vender um sistema de automação residencial.


Aqui é um excelente momento para explorar a criatividade, pensando fora da caixa e imaginando como ajudar o consumidor da melhor maneira possível, sempre dando ouvidos ao que ele tem a dizer.


Aumentando suas vendas de maneira criativa


Trabalhar a criatividade na empresa é uma tarefa que pode trazer diversos benefícios. Quando um bom vendedor identifica uma nova oportunidade, é preciso inovar e observar qual a melhor forma de agir com seu consumidor.


Claro que cada empresa é única, e nem todas passam pelas mesmas experiências. Porém, estas dicas são um pouco mais genéricas e funcionam em muitos casos, além de você poder adaptar a suas necessidades e ao seu estilo de vendas.


O importante aqui é garantir a conversão, por isso quanto mais você conseguir alcançar o cliente com suas ideias, melhor estruturado estará esse tipo de recurso, garantindo números mais satisfatórios ao vender, por exemplo, cobertura de vidro retrátil.


Use sua experiência pessoal


Um dos pontos mais importantes para a venda de um produto é que o vendedor conheça profundamente esse produto ou serviço. É preciso conhecer detalhes, informações e até mesmo buscar novos conhecimentos para aplicar melhor nesse tipo de assunto.


Os consumidores terão questionamentos e dúvidas durante o processo, e cabe ao vendedor ter o jogo de cintura certo para responder todas as dúvidas que os clientes possam apresentar, sempre com criatividade.


Embora não seja uma ajuda imediata, seus conhecimentos pessoais e hobbies podem acabar se tornando um excelente apoio de vendas de, por exemplo, um serviço de corte a laser metal SP. Afinal, o cérebro procura associações quando precisa trabalhar dados.


Os seus gostos, então, tornam-se um excelente argumento de venda, além de servirem como inspiração para que você procure novas ações e métodos para conseguir explorar em sua totalidade as opções ao negociar com o consumidor.


Além disso, estes filmes possuem uma série de exemplos de como agir e o que fazer para conseguir vender corretamente. Eles podem instigar sua criatividade e fazer com que você elabore estratégias inovadoras que acabarão conquistando muito mais clientes de carrinho de carga dobrável, por exemplo.


Trabalhando com associações


Enquanto o conhecimento do produto que você está oferecendo é fundamental, outro elemento importante desse tipo de ação é conhecer o mercado em que você está inserido e outras opções similares de produtos ou serviços.


Um vendedor que trabalha com associações consegue chegar no cliente de maneira muito mais inteligente, instigando a curiosidade dele e aprendendo as facilidades de um determinado produto em detrimento de outro.


Dessa maneira, você consegue explorar criativamente muito melhor suas técnicas de venda, aprendendo e apresentando uma série de funções diferenciadas para conquistar com mais garantia o cliente de sua distribuidora de cesta básica, por exemplo.


A criatividade permite que você faça todas essas ações de maneira original. Inclusive, você pode inspirar muito mais confiança em seu lead, se agir com assertividade em um ambiente criativo, evitando tornar muito simples todo esse momento.


Uma simples conversa tem um enorme potencial para um vendedor criativo, que transforma qualquer opção em suas mãos em uma oportunidade, compreendendo melhor suas ações e as do mercado como um todo.


É importante pensar nesse tipo de recurso como uma forma diferenciada de se fazer compreendido e agir de maneira criativa e inovadora. Por isso, é preciso:

  • Pesquisar seus concorrentes;

  • Criar material inovador;

  • Desenvolver algo novo;

  • Otimizar seus produtos.

Com estas ações, você consegue se manter no topo do mercado, aproveitando melhor as possibilidades que a criatividade proporciona para você e seus equipamentos.


Não se imponha limites


Quando você limita seu conhecimento e sua busca por uma determinada ação, você deixa esse tipo de atitude limitar seu conhecimento e suas ideias, uma vez que isso gera um impacto direto em seus resultados.


Muitas vezes, estudar algo que não esteja diretamente ligado a sua profissão enquanto vendedor pode ser o ideal para aumentar seu lastro e permitir que você consiga ter mais conhecimento e informação para criar novas possibilidades.


Por isso, quanto mais abrangente for seu conhecimento, maiores as chances de você converter vendas para diversos clientes, que se interessaram no que você tem a oferecer em sua empresa de, por exemplo, terceirização de folha de pagamento.


Isso pode ser realizado desde o primeiro contato, quando você se mostra uma figura prestativa e presente, que pode auxiliar o consumidor de fato. A originalidade é um ponto importante para destacar sua companhia da concorrência.


Por isso, estudar e conhecer novas possibilidades, além de seus limites, é uma excelente maneira de aproveitar novas ideias e novos conteúdos para criar artigos e outras ações necessárias para fechar mais negócios.


Ame aquilo que você faz


Quando você faz o que ama, consegue dedicar mais tempo e ações para conseguir criar e ter novas ideias. Uma das melhores partes de trabalhar como um vendedor que gosta do que faz é conseguir estar em contato com o cliente e apresentar uma solução que ele não esperava.


A sensação de fechar um negócio pode ser muito importante para algumas pessoas, sendo um dos pontos altos da profissão. Quando você ama o que faz e deseja buscar resultados assim, terá muito mais criatividade para lidar com esse tipo de situação.


As ideias, normalmente, não nascem prontas e nem saem de livros e manuais. Elas são frutos do trabalho e da criatividade, explorados de maneira única por suas capacidades de desenvolver um bom trabalho e aproveitar suas chances.


Por isso, quando as coisas não saem como o planejado, um profissional apaixonado por seu trabalho procurará novos meios e formas de conquistar os resultados que estava procurando anteriormente.


Transforme a criatividade em um hábito


Uma das formas mais efetivas de usar sua criatividade para aumentar suas vendas é implementar esse conceito em seu mindset. Deixe para trás o pensamento de que algo não dará certo ou que já está fadado ao fracasso.


Mantenha em si o pensamento de como fazer para dar certo, e o que você pode explorar para melhorar uma situação. Dessa maneira, você consegue compreender melhor suas possibilidades e consegue pensar em soluções inovadoras.


Não espere até a empresa incentivar esse tipo de cultura. Comece a mudança em você, identificando os pontos que podem ser melhorados em seu processo de vendas e como você pode ser um profissional melhor.


Dessa maneira, você consegue explorar muito mais seus recursos enquanto vendedor.


Considerações finais


A criatividade é um dos pontos mais importantes para qualquer ação que você vá fazer em sua empresa, sobretudo para as vendas. É necessário ter o pensamento rápido e conseguir ter jogo de cintura para converter cada vez mais clientes.


Por isso, trabalhar essa habilidade se torna uma qualidade única de sua profissão, destacando-o dos demais e permitindo que você tenha muito mais retorno para sua satisfação profissional.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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