Dicas para acompanhar as tendências do bbb

O Big Brother Brasil, ou BBB, é um dos programas de maior audiência no Brasil. Por conta disso, uma série de tendências podem ser enxergadas ao longo do período de exibição do reality show, como a utilização de uma caneca de acrilico personalizada, até outras ações.


A proposta do programa é confinar em uma casa uma série de pessoas completamente diferentes, que devem conviver entre si enquanto participam de uma série de dinâmicas para ganhar benefícios em alimentação, acomodações e outros detalhes.


Ao final de uma semana, um dos competidores é eliminado, até que apenas um fique com a premiação total e se torne o grande campeão do BBB. Durante todo este período, os confinados são vigiados vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.


Câmeras em toda a casa permitem que o público acompanhe cada movimento realizado dentro dos ambientes, incluindo falas e momentos de alimentação e lazer dos competidores, o que acaba fazendo muitas pessoas se identificarem com eles.


Isso faz com que o programa, muitas vezes, tenha um alto potencial de engajamento, seja através de promoções diretas e ações patrocinadas de marca ou pelos próprios competidores à medida que se tornam populares.


Inclusive, o reality é tão forte que é capaz de fazer com que, até mesmo, os uniformes personalizados para empresas utilizados pelos funcionários sejam estilizados e vendidos para pessoas comuns.


O programa, então, se torna uma espécie de vitrine. Com as pessoas assistindo o tempo todo o programa, elementos comuns entre algumas destas pessoas acabam caindo no gosto popular e se tornando uma importante tendência no mercado, como:

  • Maquiagens;

  • Roupas;

  • Acessórios;

  • Calçados.

Avaliar esse tipo de movimentação é muito importante para as empresas, que podem aproveitar esse momento de alta do reality show para conseguir aumentar consideravelmente suas possibilidades de vendas.


Inclusive, alguns acessórios e recursos visuais se tornaram muito famosos ao longo do tempo, conforme os participantes tomavam como uma marca registrada esse tipo de recurso.


Isso acabou ajudando desde empresas de camisetas personalizadas que criam itens exclusivos para o programa, até diversas outras marcas.


Conheça as principais tendências do BBB

Para conseguir compreender melhor o potencial de criação de novas tendências que o programa possui, é interessante entender alguns dos principais momentos em que o Big Brother Brasil marcou o mercado e criou uma febre de consumo.


É importante ter em mente que estas pessoas têm um enorme potencial de lançar modas, e alguns itens de uso comum se popularizaram muito ao aparecerem na casa mais vigiada do Brasil. São eles:


Brincos de pena

Uma das maiores tendências dentro da moda que o BBB trouxe foi a utilização de brincos de pena. Essa tendência surgiu pela competidora Sabrina Sato, que estava sempre usando o acessório.


Antes de se tornar uma celebridade e apresentadora de TV, Sabrina estrelava na casa e já aparecia como um ícone fashion.


Ao combinar este acessório com blusas e saias de tons terrosos, ela acabou por atrair a atenção do mundo da moda, que precisou correr e trabalhar com uma espécie de cartão de proximidade para criar um acessório que fosse parecido.


Essa foi uma tendência de estilo, mas que até hoje é popular, sobretudo para looks praianos, com um toque étnico e que são muito confortáveis, atraindo o gosto popular.


Bandanas

As bandanas são acessórios que têm frequência cíclica no mundo da moda. Entretanto, por mais de uma vez elas se tornaram referência no mercado nacional por conta do Big Brother Brasil.


A primeira ocasião aconteceu ainda na quarta edição do programa, com a participante argentina Antonella. Ela possuía uma grande coleção de peças, com variadas cores e estampas.


Por conta disso, as bandanas acabaram ganhando as ruas e sendo utilizadas até mesmo por pessoas que trabalham com fachada acm com letra caixa, bem como em outros segmentos.


Essa peça teve outras participações dentro do programa, e sempre foi muito bem recebida pelo público como um acessório importante para se ter em casa e montar uma série de looks, desde os mais despojados até aqueles com estilo mais rock ‘n roll.


Flores de cabelo

Essa peça foi uma comoção durante a edição de número sete do programa. O acessório de plástico usado por Isis Stefanelli se tornou muito marcante, e aumentou consideravelmente o uso desse tipo de peça nas ruas.


Estes acessórios são extremamente baratos e fáceis de conseguir, o que tornavam eles ainda mais populares durante o período de Isis no programa.


Esse conceito continua em alta e hoje é muito usado em festas e blocos de carnaval, além de deixar uma funcionário de uma empresa de, por exemplo, etiqueta para automação comercial mais despojada.


A variedade de cores é similar a questão das bandanas, o que torna as flores de plástico uma peça coringa que combina com os mais variados modelos e estilos de roupas, valorizando ainda mais um determinado look para você utilizar.


Delineador

As maquiagens também são grandes campeões de audiência dentro do BBB. Muitas técnicas e modelos acabaram saindo das aplicações das participantes da casa, principalmente com relação a tendências de make.


Uma das primeiras foi o uso de delineador preto para reforçar os cílios, fazendo uma marcação de rosto muito popular. A pessoa que iniciou esta tendência foi a participante Francine, do Big Brother Brasil Nove.


Seu estilo diferenciado e jovial chamou muito a atenção do público, e a maquiagem, que era tradicional de rodas mais alternativas, acabou se popularizando e caindo no gosto do público brasileiro, aumentando muito sua utilização e a busca em displays personalizados.


Batom escuro

O batom escuro foi a marca registrada da participante Rafa Kalimann no BBB 20. A competidora, que já era uma influenciadora digital, conseguiu emplacar de imediato este tipo de maquiagem.


A procura foi tanta que modelos de batom de cores escuras chegaram a ficar esgotados em várias lojas, e até hoje é uma peça coringa para quem não deseja gastar muito tempo fazendo maquiagem.


Isso porque o batom escuro gera um destaque imediato no rosto, atraindo toda a atenção para si e fazendo um excelente trabalho dentro do conceito de maquiagem. Essa peça pode ser muito procurada ainda em diversos locais.


Tons de marrom e vinho são os favoritos para esse estilo de batom, e podem fazer a diferença em suas makes para eventos ou para passeios, sem que você precise ficar horas dando atenção a outros detalhes.


Bucket hat

Este acessório dividiu opiniões quando surgiu pela primeira vez na cabeça de Bianca Andrade, no BBB 20. Aos poucos, entretanto, foi aumentando sua popularidade e hoje é um dos itens que mais tem saída no mercado.


Isso se estendeu inclusive para a edição de 2022, onde uma série de participantes utiliza o acessório e cria diversos looks com eles, potencializando o retorno dessa tendência e aumentando as chances de popularização da peça.


Este tipo de chapéu é muito versátil, e pode ser combinado com uma série de looks para você conseguir explorar com qualidade e experimentar novos estilos e visuais para o bucket hat, que se tornou até brindes empresariais personalizados.


Tie-dye

Um grupo de aliados durante o Big Brother Brasil 20 acabou conhecido como “fazenda hippie”, em referência ao fato de todos se darem muito bem e viverem em paz, evitando conflitos entre os membros do grupo.


Uma das figuras mais influentes desse grupo era a atriz e cantora Manu Gavassi, que tinha uma série de peças estilosas durante sua participação e gerou muitas tendências no tempo em que esteve confinada.


Uma das mais bem aceitas pelo público foi o conceito de tie-dye, um tipo de estampa diferenciada e que tem suas origens no movimento hippie, onde as cores em profusão e o estilo ‘faça você mesmo’ eram prioridades.


Essas peças tiveram uma aceitação tão grande no público que até mesmo empresas de vestuário fizeram parcerias de colaboração com a participante para fazer coleções inteiras de peças, todas contendo esse tipo de estamparia.


Esse é um dos elementos que ainda tem muita popularidade no mercado, e ainda garante muitas vendas para lojas de roupas.


Batom vermelho

A grande campeã do BBB 21, Juliette, foi um fenômeno em questão de redes sociais e de engajamento com o público. Todas as noites, ela surgia com peças que encantavam, e que aliadas a seu carisma natural, a tornaram a grande favorita durante toda a edição.


Nos dias de festas e de eventos importantes, como votações e eliminações, era muito comum encontrá-la com um batom vermelho vivo, que destacava seu rosto e principalmente seus lábios.


Este produto acabou ficando tão popular que teve seu próprio destaque nas redes sociais, com esgotamento em diversas lojas de cosméticos.


Considerações finais

O público brasileiro é um ávido consumidor de reality shows. Dentre eles, o Big Brother Brasil é certamente o maior, movimentando milhões de pessoas para as votações a para assistir as disputas mais importantes de cada edição.


Por conta disso, os participantes naturalmente acabam se tornando grandes formadores de opinião, criando tendências importantes que devem ser acompanhadas de perto pelo mercado, para que possam aproveitar melhor este elemento.


Assim, as empresas que entendem o potencial de vendas do BBB acabam saindo na frente ao oferecer itens que os consumidores ficam ansiosos para ter depois de assistir ao programa.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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