Design Gráfico: tudo sobre a carreira e o mercado de trabalho

- Em um mundo cada vez mais visual, as empresas encontram nos profissionais formados em Design Gráfico as melhores saídas para inserir aquela marca no consciente dos clientes.


Isso porque, os designers são responsáveis pela comunicação visual de uma empresa, ou seja, a imagem da marca no mercado. Contudo, o trabalho desses profissionais não se resume apenas a isso, pois eles atuam de outras formas também. Você sabe o que faz e quanto ganha um profissional da área de Design Gráfico? Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre a carreira e o mercado de trabalho.


O que faz o profissional da área de Design Gráfico? O designer gráfico cuida da parte estética e visual de peças, projetos, animações, etc. Por isso, ele é responsável pela criação de logotipos, itens de papelaria, anúncios, embalagens, outdoors, ou seja, tudo que envolve a identidade visual de uma empresa ou marca. No entanto, enganam-se quem pensa que o profissional da área de Design Gráfico é um apenas um “desenhista”, o trabalho é muito mais abrangente do que se imagina. Pois é necessário analisar todo o projeto, identificar quais as cores, fonte e formato que promovem uma imagem harmoniosa que se adeque a visão da empresa. Além disso, o trabalho desse profissional é ligado diretamente as redes sociais, onde muitas vezes é preciso criar peças para divulgação da empresa online.


Perfil do profissional de Design Gráfico Ter facilidade e gostar de tecnologia é algo realmente importante para o profissional dessa área, pois ele irá trabalhar diretamente com ferramentas de computação gráfica. É necessário também ter um perfil criativo, inovador, com afinidade para criação de desenhos, além de gostar de arte. O profissional de Design Gráfico deve ter bom senso estético e ser atualizado. Contudo, se você não apresenta ao menos algumas dessas características, saiba que com o curso de Design Gráfico é possível aprimorar o que você já tem e adquirir novos atributos.


Áreas de atuação do designer gráfico Agora que você já sabe o que faz a pessoa formada em Design Gráfico, é importante conhecer um pouco sobre a área de atuação. Esses profissionais podem ser empregados em agências gráficas ou de publicidades, além de trabalhar como freelancer. Vejas os principais ramos de atuação a seguir.

Animação O designer gráfico pode seguir para o ramo de animação para filmes, propagandas, vinhetas, etc.

Branding Essa é a área mais comum de atuação, é onde o profissional irá criar a identidade visual da empresa, desde o logotipo até os cartões de visita, por exemplo. Praticamente, esse é branding é o “enxoval” da empresa e toda marca precisa desse destaque, por essa razão essa área de atuação é bem concorrida.

Design de Embalagens O profissional ainda pode atuar criando embalagens dos mais diversos produtos.

Design Editorial Toda parte de diagramação de livros, jornais, revistas e até mesmo uma simples melhora numa apresentação PowerPoint é uma área de atuação do designer. Dessa maneira, fica a cargo do profissional da área de Design Gráfico definir a capa, as cores, fontes e o estilo da diagramação.

Diretor de Arte O Diretor de Arte é o designer gráfico que trabalha no mercado de publicidade. Nessa área ele atua criando as peças para as redes sociais e também mídias impressas, podendo desenvolver logos e também campanhas.


Mercado de trabalho para o profissional em Design Gráfico O mercado de trabalho para o designer gráfico está em atualização e expansão constante. Isso porque, qualidade visual de um produto ou marca faz toda diferença, pois os clientes estão cada vez mais exigentes. Assim, o profissional em Design Gráfico torna-se um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de um produto ou marca. Além disso, com as mídias em ascensão, o designer vem sendo solicitado sempre para criação de peças para pequenas, médias e grandes empresas. Como você viu acima, existem diversas áreas de atuação, porém ainda há aqueles que preferem trabalhar como autônomos. Esses profissionais são conhecidos como freelancers e trabalham prestando serviços principalmente para as pequenas e médias empresas. Ou seja, o mercado para o designer gráfico é bem amplo e abrange as mais diversas áreas de atuação.


E o salário? O salário do profissional em Design Gráfico sofre uma variação muito grande de acordo com a região. Os melhores salários para esses profissionais estão nos estados de São Paulo e Distrito Federal. A média salarial é de 1,5 mil reais a 2 mil reais – dependendo de onde se trabalha – se é uma agência pequena, de médio ou de grande porte. Além disso, os cargos também têm forte influência no salário, pois um estagiário não irá ganhar o mesmo que um designer júnior, por exemplo. Por essa razão, é importante sempre se atualizar e ter um curso em Design Gráfico. Dessa maneira é possível obter os melhores retornos financeiros que a área pode oferecer na sua região.


Cursos Online de Design Gráfico O designer deve sempre se manter atualizado para conseguir acompanhar o mercado. Logo, é sempre importante adquiri conhecimento através de cursos. Sabendo disso, separamos algumas opções de cursos onlines voltados para área de Design Gráfico.

Curso prático de Design Gráfico O designer deve sempre se manter atualizado para conseguir acompanhar o mercado. Logo, é sempre importante adquirir conhecimento através de cursos. Sabendo disso, separamos algumas opções de cursos onlines voltados para área de Design Gráfico, cursos que podem cada um agregar de forma diferente.

Curso de CorelDraw Esse Curso de CorelDraw para Iniciantes é voltado para aqueles que desejam aprender a utilizar as principais ferramentas desse programa.

Curso de Design Gráfico Grafers O Curso Grafers é um curso online que te proporcionará uma formação em Design Gráfico completa, onde você aprenderá passo a passo do início ao fim a construir uma carreira sólida e de retorno.

Curso de Design Gráfico Design de Papel Se você é da área de Design Gráfico o Curso Designer de Papel está voltado para impressão e recorte de itens em papel, exclusivamente para máquinas Silhouette.


Autor:

Atilio Pereira

2 visualizações

@bcmarketingempresarial

(31) 9 7170-4028

Empresa

Missão, visão e valores

Clientes e Parceiros

Criação de 

sites

Adesivos

Panfletos, Flyers e Folhetos

Banners

Foto Produtos

Folders

Cardápios

Logotipo e

Identidade Visual

Web Design e Marketing Digital

Publicidade e Propaganda

Atendimento: 

Segunda á Sexta de 8:00 as 18:00 

Cartões de visita

Mouse Pad

Revistas e Livros

Fotografia