O avanço das tecnologias trouxe um grande conjunto de novas ferramentas sobre que se refere ao contato das marcas com o seu público, com um destaque maior para as redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, mantendo uma relação maior de contato.
Não é apenas o uso específico dessas redes, mas de como a associação entre as empresas e o público passou a ser muito mais fortalecida com a chegada dessas plataformas digitais, que podem ser acessadas por ambos os lados de uma negociação.
Algo que acontece como um resultado da descentralização das atividades comerciais. De um lado as empresas oferecem os seus produtos e serviços por meio de uma estratégia digital, sem a necessidade de lidar com um estabelecimento físico, como uma loja.
Do outro temos os próprios usuários, que cada vez mais se mostram acostumados com os métodos online de compra, no qual com um pequeno número de cliques é possível para um consumidor comprar um kit de canetas de brindes personalizadas.
O mesmo vale para outros tipos de negócio, mais voltados à comercialização industrial, como empresas e fornecedores, que hoje podem realizar as suas transações direto das plataformas virtuais, sem a necessidade de se encontrarem presencialmente.
Junto a isso, existem também os empreendimentos que funcionam unicamente de maneira digital, como a distribuição de conteúdos, como vídeos e e-books, além de materiais de estudo, como no caso dos cursos em EAD (Ensino a Distância).
Sendo possível aprender sobre os conceitos relacionados à contabilidade e futuramente abrir o seu próprio consultório na área. Tudo de forma digital, assim como outras modalidades, como os serviços de consultoria ambiental.
Uma série de oportunidades que permite aos mais diversos indivíduos tornarem-se empreendedores, com as ferramentas digitais facilitando esse processo, com as redes sociais servindo como um bom artifício de auxílio na administração do seu projeto.
As redes sociais e os novos negócios
Dentro dessa nova configuração dos métodos de negociação, as redes sociais passaram a exercer um papel de grande importância, no início como plataformas de propagação de mensagens de origem publicitária, mas agora até mesmo como meios de compra em si.
Uma mudança que se deu por causa dos próprios usuários, que começaram a utilizar essas ferramentas de comunicação como veículos de acordos comerciais, como nas vendas realizadas via Instagram ou WhatsApp.
Não demorou para que as mesmas passassem a oferecer ferramentas nesse sentido, de forma a também lucrar com as transações que estavam acontecendo dentro de suas plataformas, no caso desses dois com o Instagram Shopping e o WhatsApp Pay.
Algo que também só foi possível graças ao estado atual de digitalização do dinheiro, como com as carteiras digitais, que permitem a um usuário comprar balão latex para a sua festa de aniversário direto do seu celular. Realizando o pedido e fechando a compra.
Uma evolução esperada até certo ponto, pois se a proposta das redes sociais era apresentar um ambiente que simulasse as trocas presenciais, a questão comercial acaba por se englobar dentro dessas possibilidades, sendo agora adotada por essas redes.
Por outro lado, existe um problema que descende do maior benefício dessas redes que é a sua completa ampliação, recebendo os mais diversos tipos de usuários e de comerciais, todos em uma constante disputa pela atenção dos espectadores presentes.
Os anúncios digitais são importantes, mas eles não possuem o mesmo impacto de atenção de um cone laranja e branco posicionado no meio da pista. Até porque essas mesmas peças comerciais, orgânicas ou pagas, também entram em uma concorrência por atenção.
Nos últimos anos, um dos maiores parceiros das empresas que se encontram na internet, foram os influenciadores digitais. Figuras essas que agem principalmente como uma ponte entre o público consumidor e as companhias que buscam conquistá-lo.
A relação entre o mercado e os influencers
Conhecidos também como digital influencers, os influenciadores digitais agem como profissionais da comunicação, trabalhando em suas redes uma forte conexão com os seus respectivos públicos, tratando de temas específicos.
Sendo assim, o que mais atrai a atenção do usuário comum ao influenciador é a forma com a qual ele aborda um assunto que desperte a atenção da sua audiência a ser formada, com esses profissionais apresentando uma aproximação mais natural com o tema trabalhado.
Entre os assuntos possíveis de serem abordadas pelos influenciadores são:
Moda;
Cultura pop;
Esportes;
Tecnologia;
Política;
Entretenimento.
E muitos outros temas gerais, sendo possível para um influencer se especificar em uma modalidade ainda mais específica, como dando dicas relacionados ao universo das lojas de papelaria e gráfica, fazendo resenhas sobre diferentes marcas de ribbon cera no mercado.
É exatamente por causa dessa especificidade que os influenciadores se tornaram um dos grandes aliados das empresas, através de parcerias comerciais, com a contratação de um influencer para divulgar um produto ou serviço que se relacione com o seu público.
Podendo ser o caso de um influencer que trabalha com conteúdos em vídeo, comentando sobre novidades do mercado de tecnologia voltados a serviços de segurança, abordando materiais como alarmes, câmeras e sistemas de vigilância.
Com um público fidelizado, por ser uma das maiores referências deste mercado na internet, esse influenciador se torna a pessoa ideal para que uma empresa busque comercializar o seu sistema de controle de acesso de veículos por TAG.
Essa associação torna-se ainda maior em redes de grande popularidade, como Instagram, no qual um indivíduo de grande popularidade, como no caso de celebridades, pode superar a marca de milhões de seguidores.
Com base nisso, a escolha de um influenciador torna-se um grande desafio, sendo preciso selecioná-los com base em conceitos como o seu perfil de público, o número de seguidores, a sua média de engajamento, além de outros tópicos adequados a sua empresa.
O que facilita às companhias atualmente é a existência de plataformas que atuam justamente com a seleção dos melhores influenciadores disponíveis para as suas campanhas digitais a serem executadas.
As melhores plataformas de alcance de influencers
Assim como na produção de uma série, filme ou novela trabalha com empresas de casting, especializadas na indicação de atores para perfis específicos, o mesmo acontece agora com os influenciadores digitais e as companhias que buscam os seus serviços.
E quando se pensa em uma realidade digital, essa relação acaba por ser executada diretamente na internet, através de plataformas de marketing especializadas para exercer o contato com o influenciador ideal, principalmente no Instagram.
Entre essas plataformas, se destacam:
Upfluence
Trazendo um custo mais baixo em relação aos seus concorrentes, o Upfluence acaba tendo um maior destaque com empresas de pequeno e médio porte, sendo a plataforma ideal para um comerciante que acaba de dar os seus primeiros passos.
Um programa que permite a um startup focada no desenvolvimento avançado de um sistema de ponto eletrônico divulgar os seus serviços com a ajuda de um influenciador específico, escolhido entre um amplo banco de dados disponíveis neste software.
AspireIQ
Essa plataforma é indicada para comerciantes que buscam trabalhar a fundo com todas as etapas de uma campanha de marketing entre os influenciadores escolhidos, analisando as qualidade de cada um desses profissionais, com base em sua performance nessas fases.
Entre essas etapas destaca-se:
Criação da campanha;
Ciclo de vida da campanha;
Colaboração de conteúdos;
Links de vendas.
Por lidar com uma base de dados de grande segmentação, o AspireIQ opera com uma examinação profunda dos influenciadores inscritos, antes de aceitar a sua aplicação em seu banco de dados.
NeoReach
Focado em empresas de maior porte, o NeoReach tem uma aplicação melhor em companhias que atuam com grandes departamentos de marketing, com o programa atuando com um avançado algoritmo de pesquisa.
Hypr
O Hypr também trabalha com companhias maiores, dividindo a sua seleção de influenciadores entre os conteúdos e o público-alvo de cada um desses profissionais de comunicação.
Julius
O Julius por outro lado, se diferencia por causa da sua interface intuitiva, facilitando principalmente o trabalho de contato com os pequenos empreendedores.
Com uma base de mais de 50 mil influenciadores, essa plataforma opera através do contato com diversas agências e influenciadores que atuam com o mercado digital.
Dovetale
A mais nova entre as plataformas citadas, o Dovetale é ótima para alguém que ainda está trabalhando na confecção de suas campanhas para o Instagram, com a possibilidade de pesquisar por influenciadores baseado no seu próprio público.
Assim como o mercado avança é esperado que os métodos de publicidade também acompanhem essa atualização.
Pois assim como um suporte para folha A4 é ótimo para a divulgação de um catálogo em um restaurante, uma rede social necessita de meios adequados ao seu ambiente digital, sendo essa a principal dos influenciadores digitais, otimizando os seus serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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