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Como trabalhar com o estoque da minha loja virtual


Trabalhar com uma loja virtual pode ser muito simples. Inclusive, esse método tem conquistado diversos empreendedores, em grande parte pela praticidade da abertura da loja e da montagem da estrutura.


Entretanto, um ponto que não é muito diferente das lojas físicas é o estoque. É fundamental que você consiga compreender todos os detalhes sobre esse tipo de funcionalidade, para conseguir explorar o melhor de seu e-commerce de, por exemplo, camisas personalizadas.


Ademais, a transformação digital tem sido de grande impacto para a maioria dos nichos, e com o varejo não é diferente. A facilitação da criação de sites e utilização da internet para negócios, ativou a veia empreendedora de muitas pessoas.


Depois de escolher o nicho de mercado que você quer trabalhar e começar a buscar fornecedores, o próximo passo para conseguir trabalhar bem em sua loja virtual é a montagem de estoque de, por exemplo, chapas de acrílico, se esse for o seu caso.


Muitas pessoas ainda tem dúvida nessa área, e cometem alguns erros que podem acabar dando trabalho no futuro. Então, é importante ter em mente algumas informações quando você decidir abrir de fato a loja, por exemplo:

  • Quantidade de produtos em estoque;

  • Variedade de itens;

  • Quantos modelos diferentes ter guardado;

  • Quais peças ter mais ou menos.

Todas estas informações são válidas, por isso é muito importante entender como um estoque é montado para um e-commerce, bem como as suas diferenças com os de lojas físicas.


Se você está no primeiro momento, e ainda não efetuou nenhuma venda, o ideal é dar prioridade para a quantidade de produtos. Isso porque se ele obtiver bastante saída, você terá o suficiente para aguentar até a próxima entrega do fornecedor.


O ideal em um primeiro momento é estar sempre disponível para vender, ainda que você tenha menos variedade de opções de, por exemplo, caixa em acrílico, para que seus clientes possam escolher com calma.


Além disso, ao estudar corretamente o público-alvo que você está tentando alcançar, você entenderá o tipo de produto que eles estão procurando e não precisará se preocupar tanto com quantos modelos diferentes está oferecendo de algum produto.


Conheça alguns dos tipos de estoque


Para conseguir escolher o melhor tipo de estoque que será utilizado por sua empresa, independentemente do ramo de atuação, é importante ter em mente qual tipo de estoque seu e-commerce precisa.


Então, é necessário saber que cada tipo de produto ou nicho pode precisar de um tipo específico de estoque, como é o caso de um fabricante de etiquetas adesivas ou de uma grande loja de roupas. Pois bem, entre os principais tipos estão:


1 - Tradicional


Neste caso, você utiliza o estoque da mesma maneira de uma loja física. Os produtos ficam guardados em algum lugar específico, a pronta entrega para clientes que façam compras em sua loja virtual.


Este é o método ideal para e-commerces que possuem muita rotatividade, normalmente aqueles que comercializam produtos fáceis de vender, que acabam possuindo uma série de possibilidades.


Normalmente, o estoque tradicional acaba custando mais do que o normal, principalmente por conta do espaço físico que é necessário para mantê-lo.


Assim, nestes casos de alta rotatividade de produtos, é importante tê-los a mão para conseguir manter suas vendas, seja de um material para gravação em aço ou de, por exemplo, um tênis de marca.


Além disso, a gestão de um estoque tradicional é mais fácil de lidar. Com esse método, você saberá exatamente o que você tem e o que precisa adquirir mais para não ficar sem estoque.

Deste modo, promoções e descontos também podem ser realizados se você sabe como estão seus produtos.


2 - Compartilhado


O estoque compartilhado é aquele usado por empresas que possuem tanto loja online quanto loja física. Neste caso, como uma economia de gastos, você pode usar o mesmo estoque para suas duas lojas.


Normalmente todos os produtos ficam guardados no ponto de venda, gastando menos com armazenamento ou com o aluguel de um ponto separado. Entretanto, o controle dos produtos acaba unificando tanto as vendas físicas quanto as online.


Para conseguir utilizar esse tipo de estoque, é importante destacar a economia de recursos, principalmente porque você utilizará um espaço que já é seu. Assim, a tecnologia tem sido uma grande aliada desse tipo de controle.


Isso porque a maioria dos sistemas de controle de estoque já funcionam para ajudar esse conceito unificado, garantindo mais assertividade em seu estoque de, por exemplo, papel de parede estilo oriental e identificando quais produtos estão precisando de reposição.


3 - Consignação


A consignação é uma boa estratégia para empreendedores que não têm muitos recursos para começar as vendas. Neste caso, é realizado um acordo entre o empreendedor e o fornecedor do produto, para que ambos sejam beneficiados.


O fornecedor deixa alguns modelos em estoque com o empreendedor, que coloca os produtos em sua loja e os vende, devolvendo o valor predeterminado para o fornecedor e ficando com o lucro.


Nesse caso, não há perdas financeiras para o empreendedor, principalmente porque caso um produto não tenha saída ou não tenha se engajado bem com seu público-alvo, você pode devolvê-lo ao fornecedor sem nenhum custo adicional.


Esse tipo de modelo é especificamente útil para produtos não perecíveis, principalmente porque o tempo que você pode ficar com eles até a venda é maior, garantindo uma tranquilidade a mais na hora de anunciar o produto, como uma maquina de envasar.


Além disso, você não fica com capital parado, como em outros modelos de estoque. Aqui, você estipula o valor tendo como base o que tem que devolver ao fornecedor e na margem de lucro que você optou por colocar.


Quando um produto passa muito tempo em estoque, ao invés de oferecer um desconto, que muitas vezes pode prejudicar seu orçamento, você pode simplesmente solicitar a troca ao distribuidor para testar um novo processo ou novo produto.


4 - Dropshipping


O dropshipping é um formato que tem ganhado muito espaço em comércios online. Nesta operação, o e-commerce é responsável apenas pelas vendas e pelo atendimento ao cliente, deixando todo o processo logístico para o fornecedor.


Se você não tem condições no momento de montar um estoque para sua loja virtual, este pode ser o modelo ideal para começar a trabalhar. Nestes casos, é importante identificar o que você pretende vender com, por exemplo, empresas de organização de eventos.


Normalmente, os e-commerces que utilizam o dropshipping costumam ser de algum nicho específico, uma vez que produtos muito variados acabam batendo de frente com grandes comércios, o que tira espaço de mercado.


Entretanto, se você encontra o público correto para esse tipo de trabalho, consegue segmentar muito melhor o seu público e alcançar resultados mais expressivos em vendas como um todo.


Aqui, o sucesso depende puramente de sua capacidade de escolher bons produtos. As vendas não dependem de estoque ou de possibilidades. Aqueles produtos que você escolher devem encantar e interessar seus consumidores, para que assim você consiga vender mais.


Este é um modelo ideal para iniciantes, em grande parte porque não há absolutamente nenhum tipo de preocupação com estoque ou logística. Você só precisará trabalhar as vendas e deixar todo esse processo com os fornecedores.


Entretanto, neste modelo, a margem de lucro costuma ser muito mais baixa, o que acaba prejudicando seus resultados. É importante calcular se realmente vale a pena usar este método, principalmente se você tiver uma boa estrutura de vendas.


5 - Cross docking


Esse é outro modelo preparado para o mundo digital, então, no caso do cross docking, a grande diferença é que a entrega do produto é realizada pelo próprio lojista.


O e-commerce fica então responsável pela venda do produto e pelo atendimento ao cliente, mas o estoque ainda é por conta do fornecedor. Nestes casos, quando você vende um produto, pode ligar ao distribuidor e solicitar a entrega.


Após receber o item, você pode encaminhar o produto para o cliente de maneira direta, o que elimina a possibilidade de ficar com mercadoria parada, que pode ser bastante ruim para os negócios.


Um produto no processo de cross dockling só é responsabilidade da empresa a partir do momento que é efetuada a venda, garantindo que você conseguirá o que precisa para enviar ao cliente.


O prazo de entrega do distribuidor para a loja virtual normalmente é de três dias úteis, embora esse tipo de prazo deva ser estipulado em contrato para garantir uma maior efetividade.


Quando você sabe o prazo que receberá o item, pode colocar uma previsão realista para entrega ao cliente, garantindo, de maneira muito mais satisfatória, sua empresa no mercado.


Considerações finais


Os estoques são uma das partes mais importantes de qualquer empresa, seja ela física ou virtual. Saber lidar com esse tipo de modelo e como estruturar o armazenamento de seus produtos é muito importante para conseguir vender mais.


Uma empresa que tem esse tipo de elemento definido, consegue se focar melhor em outras etapas da venda, como a própria negociação. Por isso, é importante ter em mente o que você pode ou deve usar para conseguir os melhores resultados no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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