Como os cartões de visita se mantêm eficazes na era digital

Atualizado: Mai 12


Na era digital, muitas pessoas podem pensar que os cartões de visita estão ultrapassados. Entretanto, eles são muito mais do que um simples meio de passar seus dados para outras pessoas.


Por todo o mundo, as pessoas utilizam os cartões de visita de diferentes maneiras, desde uma troca casual entre profissionais até uma cerimônia elaborada e tradicional. Algumas pessoas inovam com seus cartões de visita e criam uma verdadeira experiência.


Por isso, é importante pensar nos cartões de visita não como um pedaço de papel, fadado a acabar por conta dos avanços tecnológicos. Lembre-se, assim como um banner promocional ainda tem muito poder de venda, os cartões de visita ainda estão em alta.


É importante ressaltar também, que a troca de informações digital ainda é muito impessoal e robótica, enquanto o cartão de visitas traz humanidade para uma relação.


Mesmo em ambientes de tecnologia, onde o foco é a inovação e o mundo digital, é comum ver as pessoas trocando estes pequenos pedaços de papel com suas informações.


A troca de cartões de visita é um processo de criação de relacionamento e confiança. Um cliente terá muito mais certeza de comprar rótulos personalizados de uma empresa da qual ele tem o contato caso algo aconteça, a mesma situação se aplica em outros ramos.


Além disso, há o fator da praticidade. Muitas vezes, em eventos ou feiras, você não tem tempo de passar seus dados para cada pessoa que conversa com você, correndo o risco de perder boas oportunidades de negócios.


Entretanto, ao distribuir os cartões de visita com seus dados, você consegue ter um alcance muito maior, possibilitando uma série de novas interações. Os cartões de visita são, de fato, um investimento em sua empresa.


Você pode, inclusive, terceirizar impressão deles, evitando assim o trabalho de montagem dos cartões para sua equipe. Porém, lembre-se que eles devem ter a sua identidade visual, além de uma qualidade impecável.


Afinal, eles reforçam a imagem do profissional, apresentando um conteúdo planejado e pensado pela empresa para que as pessoas com acesso ao cartão tenham como entrar em contato e iniciar negociações e relacionamentos.


É possível até mesmo aliar a tecnologia aos tradicionais cartões de visita. Você pode imprimir um QR code em seu cartão, possibilitando que uma simples passada da câmera do smartphone registre todas as informações contidas no papel.


Importante ressaltar que o QR code funciona como uma impressão digital, ou seja, é um código único que quando o cliente registrar com a câmera, levará para uma página que você cadastrou previamente.


Na contramão da obsessão do mercado por inovações tecnológicas, os cartões de visita se mantêm como uma prova de que a interação em carne e osso ainda é, e possivelmente sempre será, mais importante.


Alguns CEOs de grandes corporações multinacionais de tecnologia ainda usam os tradicionais cartões, como uma forma de trocar facilmente seus contatos com outros profissionais da área.


Para que você consiga explorar com detalhes todo o potencial de um cartão de visitas, é preciso pensar além das informações básicas que ele oferece, como:

  • Nome completo;

  • Endereço profissional;

  • Meios de contato;

  • Informações adicionais.

O design inovador do cartão é um dos principais focos, sobretudo para quem deseja causar uma boa impressão. Cada pequeno elemento, vinculado à identidade visual de sua empresa, tem o potencial para encantar outras pessoas.


Entenda mais sobre o impacto dos cartões nos negócios


Compreender o impacto dos cartões de visitas no mundo dos negócios é um dos principais meios de compreender porque este item ainda é obrigatório. Então, você deve pensar com muito carinho nas possibilidades que pretende utilizar.


Assim, um cliente que precise de etiqueta de composição, por exemplo, ou qualquer outro item, tem grandes chances de contratar os serviços de uma gráfica que possui um cartão de visita.


Ainda que você não goste de papel, ou esteja adaptando sua empresa para ser o mais sustentável possível, os cartões de visita são parte fundamental do trabalho empresarial, e você precisa deles para manter sua empresa em atividade e com saúde financeira.

A seguir elencamos alguns pontos que mostram a importância dos cartões de visita. Sendo os principais:


1 - A primeira impressão é a que fica


O ditado que diz que a primeira impressão é a que fica é muito real no mundo dos negócios.

E mesmo que você consiga se apresentar corretamente para outras pessoas em uma feira ou evento, é possível que no final do dia, depois de vários contatos, a pessoa não se lembre com exatidão deste momento.


Por isso, o cartão de visitas é fundamental para causar um bom efeito em seus contatos. Quanto mais marcante ele for, maiores serão as chances de qualquer pessoa que teve um diálogo com você se lembrar.


Além disso, o cartão de visitas elimina boa parte das apresentações e explicações, que podem levar muito tempo e tirar o interesse de um potencial investidor, que deseja ver outras opções em uma determinada feira.


Pensando nesses pontos citados, imagine que uma empresa de embalagens plasticas, por exemplo, pode aumentar consideravelmente suas vendas se causar uma boa impressão com seu cartão de visitas.


Ademais, alguns cuidados são essenciais, sobretudo na área do design, que acabará passando sua personalidade e o que você está tentando alcançar com a empresa indiretamente.

Dessa forma, você consegue explorar muito mais o seu potencial em um evento de networking.


2 - Valores da empresa


Um cartão de visitas não é somente um pedaço de papel com informações. Ele é parte integral do plano de marketing de sua empresa, então, por meio dele você consegue passar uma ideia dos valores de sua companhia.


Seu cartão de visitas fala muito sobre você e sua abordagem de negócios, por isso, é importante que seja transmitido neste pequeno pedaço de papel toda a cultura envolvida em sua empresa.


O que você está tentando passar? Este deve ser o mote para a criação do seu cartão.

Então, uma empresa de inovação e criatividade pode tentar passar estes valores com um cartão diferente e divertido, enquanto uma área mais séria pede um cartão que transmite estabilidade e confiança.


Quanto mais você explorar o design de seu cartão, mais próximo da mensagem que quer transmitir chegará.


Dessa forma, sempre que alguém estiver com o cartão em mãos, conseguirá compreender melhor os conceitos da empresa de confecção de uniformes ou qualquer outra que seja, por exemplo, uma organização de contabilidade.


3 - Ganhe destaque frente à concorrência


Em uma feira ou outro tipo de evento, é comum que os clientes, investidores e parceiros recebam inúmeros cartões. No final do dia, é preciso que o seu se destaque e seja aquele que a pessoa irá querer saber mais a respeito.


Um bom design para seu cartão possibilita o destaque de sua empresa, sobretudo quando existe a possibilidade de concorrentes interagirem com as mesmas pessoas.


Existem várias formas de destacar seu cartão dos demais, seja pelo material do qual ele é produzido, o corte diferenciado do cartão, dobras e pop-ups, entre vários outros meios, até mesmo o cartão virtual que pode ser um diferencial.


Entretanto, você não precisa de truques ou outros meios para atrair a atenção das pessoas que deseja acessar. Basta ter um conteúdo conciso, direto e que tenha a cara da sua empresa, sendo visualmente atraente, para conseguir se destacar da concorrência.


Lembre-se, mesmo uma consultoria de encerramento de empresa precisa ter uma boa estrutura de cartões de visita para conseguir conquistar mais clientes. Todos os ramos são formados por consumidores, então faça com que eles cheguem até você.


4 - Marketing com cartões


Embora o marketing digital tenha ganhado cada vez mais força no mercado, com ações por e-mail, sites e blogs, entre outros, os cartões de visita ainda são excelentes ferramentas para compartilhar seu material com outras pessoas.


Isso acontece principalmente quando você nota um potencial lead em algum lugar presencial. Dessa forma, o cartão de visitas serve como um chamariz para a empresa, então apresentá-lo a um possível cliente aumenta em muito as chances de conquistá-lo.


Esse tipo de prospecção é fundamental para aumentar as chances de você se engajar com um cliente. Além disso, o contato direto pode ser um incentivador para que ele conheça mais de sua empresa.


Assim, você conseguirá alcançar muito mais pessoas com uma ação simples e direta de marketing, que pode ser realizada em qualquer lugar como aeroportos, conferências e outros ambientes.


5 - Tecnologia como aliada


Embora o cartão de visitas vá na contramão dos avanços apresentados pelo mercado, com conteúdos cada vez mais digitais, isso não quer dizer que você não possa aproveitar o melhor dos dois mundos.


Com conceitos inovadores como QR codes, sites de redes sociais e outros conteúdos que levem o cliente para o mundo digital, é muito mais fácil apresentar seu material com estes cartões.


Considerações finais


Os cartões de visita são uma importante ferramenta para o impulsionamento de sua empresa, mesmo que ela já esteja se adequando ao campo digital. Por isso, quanto mais você conseguir explorar este recurso, melhor.


Dessa forma, você consegue apresentar muito mais rapidamente os principais conceitos de sua companhia, além de permitir um contato mais direto da parte de quem recebe o cartão.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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