top of page

Como impulsionar minha campanha eleitoral nas redes sociais


Responsabilidade é a palavra-chave para você conseguir trabalhar corretamente suas ações em uma campanha eleitoral pela internet.


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu regras estritas para que sejam seguidas com qualidade e evitem a propagação de Fake News.


Uma campanha eleitoral é um processo que dá muito trabalho, e majoritariamente envolve uma série de pessoas para conseguir passar todas as informações necessárias para instruir seus eleitores.


Entretanto, com os avanços da tecnologia, sobretudo com relação a internet e os dispositivos móveis, algumas regras precisaram ser criadas para lidar com todas estas novidades, sobretudo, com o público jovem, que é mais integrado com estas plataformas.


Entretanto, é muito fácil manipular dados ou agir de forma incorreta para direcionar os eleitores de maneira digital. Para evitar qualquer tipo de prática de má fé, o TSE preparou uma cartilha específica para a internet.


O tribunal reconheceu a importância da internet, uma vez que seria impossível fazer uma campanha nos dias de hoje sem utilizar as plataformas online, sobretudo nas redes sociais.


Por isso, é preciso estar atento às regras do TSE para conseguir resultados expressivos até mesmo em brindes com gravação em aço por exemploo.


Uma boa equipe de campanha é o ponto inicial para você conseguir trabalhar com qualidade em sua eleição. Embora esta não seja uma garantia de vitória, é certamente uma grande vantagem para qualquer candidato.


Por isso, é importante selecionar pessoas com muita qualidade para conseguir exercer sua função democrática.


Procure pessoas que estejam alinhadas não só para o seu partido, mas também a sua linha de pensamento e a estrutura que está montando para sua campanha.


É importante que todos os profissionais trabalhando nesse tipo de ação estejam no mesmo tom, para que você consiga resultados mais expressivos nas urnas e consiga se eleger.


Ter a equipe certa é um passo tão importante quanto escolher as mídias de divulgação da campanha, como escolher entre uma badeirola ou um totem luminoso para divulgar informações.


Para conseguir estruturar bem sua campanha política, o primeiro passo é identificar quais são os membros imprescindíveis de suas campanhas, e como eles podem fazer para ajudá-lo a trabalhar melhor, sobretudo com relação às redes sociais.


Cargos em uma campanha eleitoral


Para conseguir mais efetividade em suas campanhas, é preciso indicar as pessoas certas para cada cargo relevante, conquistando assim um grupo de potências para auxiliar todos os passos de sua campanha, trabalhando com honestidade e garantia de resultados para seus eleitores.


Esses cargos devem ser escolhidos por pessoas de sua confiança, uma vez que trabalharão de perto com você durante toda a campanha.


Isso garante que você conseguirá uma estrutura mais adequada para apresentar suas plataformas e conseguir trabalhar em todas as mídias, criando até mesmo etiquetas para pneus personalizadas.


Coordenador geral


Um dos cargos mais importantes de qualquer campanha política é o de coordenadoria geral. Embora à primeira vista você possa pensar em tomar o cargo para si, é importante ter em mente que nem sempre é uma boa ideia.


Você já é o rosto da campanha, e deve se focar na comunicação com seus eleitores e elementos que precisem de atenção física, principalmente aquelas que lidam com imagem. Por isso, este cargo deve ficar para outra pessoa.


O coordenador geral de sua campanha é uma pessoa que trabalhará para conseguir apresentar resultados para suas pesquisas.


Trata-se do profissional que observará cada detalhe de sua campanha, encarregado de tomar decisões e analisar a situação atual, que identificará até a necessidade de um papel de parede estilo oriental ou de qualquer estilo para seu comitê eleitoral.


Isso significa que ele é uma pessoa muito importante para sua campanha, uma peça-chave, que deve ser alguém de sua mais profunda confiança, uma pessoa que você considere incorruptível.


Ele também supervisionará todas as outras funções ao longo da campanha, garantindo que você tenha uma estrutura mais qualificada para trabalhar.


Isso garante que você tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades relacionadas à campanha, como a escolha de um brinquedo para buffet.


Setor financeiro


O responsável pelo financeiro de sua campanha tem uma série de importantes pontos a se atentar. Toda campanha demanda recursos, a menos que você os utilize. Dessa forma, é importante ter alguém que fique responsável especificamente por esse fator.


Além disso, muitos candidatos recebem repasses e apoios para continuar sua campanha.

Se você quer ter responsabilidade social e com seus eleitores, é importante procurar o tesoureiro de sua campanha para criar um processo transparente e que possa ser averiguado.


Algumas empresas de consultoria contábil oferecem estes serviços.

Dessa maneira, você consegue usar os recursos de forma mais eficiente e vantajosa, garantindo uma estrutura muito mais qualificada para sua campanha e mantendo todos os registros para que seus eleitores possam conferir.


Porém, é importante ter em mente, que os repasses devem ser feitos por pessoas físicas. Desde 2016, para garantir uma campanha mais limpa e honesta, foram proibidos apoios institucionalizados, ou seja, de empresas.


O profissional do financeiro será responsável por utilizar com qualidade o dinheiro arrecadado para que você consiga fazer todas as suas atividades durante a campanha, seja com mais economia de recursos, ou através do fundo partidário.


Cabe a este profissional manter sua campanha dentro do orçamento e identificar quando você precisar de mais recursos para conseguir trabalhar corretamente com o apoio de uma empresa de motoboy para entrega de documentos.


Setor jurídico


Nem sempre o candidato conhece todos os detalhes relacionados às leis eleitorais, e é importante que você consiga estar de acordo com todas as demandas do TSE para evitar problemas graves no futuro.


Por isso, é importante pensar em contratar um bom advogado para compreender todos os detalhes necessários para regras de campanha e de como você pode trabalhar com mais qualidade.


Prevenir pendências deve ser o principal foco de seus assessores da área jurídica, compreendendo o que pode ou não ser realizado e trabalhado com mais qualidade no dia a dia da campanha.


O setor jurídico de sua campanha deve prestar uma atenção ainda maior nos dias de hoje. Mesmo a terceirização de folha de pagamento deve ser avaliada previamente antes de aprovada.


Isso porque a maioria das conexões realizadas virtualmente, em sites e redes sociais, devem passar por uma análise importante para conseguir resultados mais expressivos em sua campanha.


Marketing

O profissional de marketing é aquele responsável por trabalhar sua imagem. O marketing eleitoral é muito diferente de outras ações tradicionais, já que segue as diretrizes do TSE.


Um bom profissional de marketing atualmente compreende o tipo de estratégia que precisa ser feito para aumentar sua visibilidade e comunicação a longo prazo, apresentando uma série de possibilidades para você trabalhar em sua campanha.


Utilizando as redes sociais na campanha


Uma das principais formas de comunicação com os clientes na atualidade, fazer uma campanha eleitoral fora das redes sociais é impensável. Por isso, o TSE decidiu impor algumas regras específicas para tornar esse tipo de ação mais transparente.


Primeiros passos


Para você conseguir utilizar ferramentas de impulsionamento, ou seja, publicações que são pagas para atingir resultados maiores, é preciso apresentar alguns elementos, como:

  • Confirmar sua identidade;

  • Confirmar residência no Brasil;

  • Confirmar seus dados pessoais;

  • Confirmar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da campanha.


Dessa forma, você pode criar um aviso legal de impulsionamento e consegue trabalhar com mais qualidade nesse tipo de atividade, alavancando suas possibilidades dentro das redes.


Prestando contas


Além do processo de apresentação de documentos e da contratação em si, é importante ter em mente que todas as ações que você realizar durante a campanha precisam ter seus gastos divulgados.


A transparência é um dos melhores caminhos para um político, uma vez que isso garante a confiança de seus eleitores e mostra que você está agindo no rigor da lei, garantindo assim uma estrutura de muito mais qualidade para suas ações.


Mesmo na internet, que é muito mais em conta que ações tradicionais, estes elementos não são gratuitos e devem ser discriminados de maneira clara, objetiva e pública, para que qualquer eleitor tenha acesso se desejar.


Combate a Fake News


Um dos maiores problemas da atualidade na questão da política brasileira são as Fake News, que são notícias falsas disseminadas com o objetivo de prejudicar ou diminuir candidatos com histórias que não tem comprovação, tentando agir de maneira sensacionalista.


Hoje, diversas empresas trabalham ativamente para encontrar estas fake news e outras ações. Por conta disso, é importante pensar em como você pode trabalhar para ativamente combater esse tipo de ação.


Seus eleitores desejam veracidade e honestidade, e lutar contra esta ferramenta é um processo muito importante para você conseguir resultados mais expressivos.


Considerações finais


O processo eleitoral é complexo e cheio de detalhes que precisam de atenção constante. Por conta disso, é importante ter em mente que você e sua equipe devem estar preparados para lidar com estes elementos durante todo o período de corrida por votos.


Hoje, com os avanços da web, trabalhar com qualidade em conteúdos que farão a diferença para sua estrutura é fundamental, conquistando assim um espaço muito mais qualificado e garantindo uma estrutura melhor.


Procurando uma agência para administrar sua campanha eleitoral? Converse agora com um consultor da BC Marketing gratuitamente! Pelo WhatsApp (31) 9 7170 4328


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre divers


12 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page