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Como funcionam os anúncios em shoppings


Locais como shoppings costumam ser um excelente meio de anunciar seus produtos ou serviços. A grande circulação de pessoas nestes ambientes permite que excelentes resultados sejam alcançados, principalmente, os com conteúdos publicitários.


Porém, para conseguir os melhores resultados com esse tipo de interação, é preciso ter conhecimento de uma série de fatores importantes. Pensando nisso, uma empresa de serviços contábeis, por exemplo, pode conquistar ótimos resultados.


Isso porque o shopping center é um local onde as pessoas estão mais propensas a comprar. Por isso, quando elas identificarem seu produto, acabarão tendo uma vontade maior de conhecer e descobrir suas possibilidades.

Um shopping center é um lugar muito abrangente, com perfis dos mais variados de consumidores, que buscam:

  • Entretenimento;

  • Alimentação;

  • Compras;

  • Passeio.

Essa variedade acaba permitindo um alcance muito mais amplo para sua marca, que acaba sendo vista por mais pessoas e atinge um público maior, principalmente, se tiver uma proposta atraente para que estas pessoas decidam conhecer mais sobre sua empresa.


O potencial dos shoppings para a publicidade é imenso, tanto por conta de sua movimentação financeira gigantesca quanto pela densidade populacional. Então, diversas organizações podem utilizar esse marketing, até uma de encerramento de empresa.


Ademais, estima-se que mais de 400 milhões de pessoas visitem shopping centers em um mesmo mês, isso só em território nacional.


Por isso, é necessário saber como e quando anunciar em um shopping, principalmente, para conseguir um resultado mais efetivo para suas ações de marketing, garantindo assim um sucesso muito maior para sua empresa.


Importante dizer que o mercado de shoppings center brasileiros já é muito bem estabelecido e maduro, possuindo diversas redes e formalização. Entretanto, quando saímos de grandes centros urbanos, ainda há uma fragmentação maior nos estabelecimentos, com empresas menores gerenciando.


Então, contratar uma empresa de terceirização de RH, assim como qualquer outra que consiga ajudar, pode ser um importante passo para qualquer empresário. Agora, entenda mais sobre os anúncios em shopping, bem como de que forma você deve planejá-los.


Anunciar em shoppings funciona?


Os anúncios em estabelecimentos comerciais são um segmento muito forte no mercado brasileiro, principalmente por seu alcance. Estima-se que mais de 60% da população brasileira acaba sendo atingida de alguma forma por este tipo de publicidade.


Por isso, acaba sendo muito vantajoso anunciar em estabelecimentos reconhecidos e de grande acesso ao público, como um shopping center, que conta, na maioria das vezes, com um bom e organizado controle de acesso, ou seja, diversas pessoas circulam por lá.


Outro ponto importante é o momento de impacto. Isso porque uma pessoa dentro de um shopping está mais propensa a gastar dinheiro, então acaba sendo mais impactada pelas ações de marketing que encontra no caminho.


O tempo que elas passam no shopping também é bem grande, principalmente em casos de pessoas que param em praças de alimentação para comer. Por isso, existe uma chance dela estar em contato com o anúncio por muito mais tempo.


A exposição é um fator importante também. Isso porque as pessoas não tem como evitar observar sua propaganda. Na internet, onde muitas empresas têm começado a investir, existem ferramentas que impedem a publicidade.


É o caso dos Ad-blockers. Estas ferramentas bloqueiam qualquer anúncio que seja exposto em um site ou blog na internet, o que acaba prejudicando o resultado da ação.


Já na publicidade física, todos os que passarem pelo anúncio acabarão consumindo-o de uma forma ou de outra. Então, ao oferecer credito empresarial, por exemplo, nestes locais, você atrai muitos olhares entre os clientes e vendedores de um shopping.


Vantagens de anunciar em Shoppings


Agora que você sabe mais sobre este formato de publicidade, é hora de compreender um pouco mais dos benefícios que este tipo de publicação pode trazer para sua empresa. É importante ter em mente que cada segmento possui suas próprias formas de interagir.


Por isso, o planejamento de marketing é um elemento fundamental, e precisa ser atendido com todo o cuidado para que você consiga obter os melhores resultados com cada ação que decidir fazer pela empresa.


Então, se você tem uma empresa de reforma comercial ou de qualquer outro segmento, chegou o momento de conhecer as principais vantagens da publicidade dentro de shoppings. Confira:


Ampla variedade de segmentos


Uma das principais vantagens de anunciar em um shopping é a variedade de segmentos que estes estabelecimentos possuem. Assim, você consegue apresentar seu conteúdo para um público muito mais variado.


Muitas pessoas acabam apresentando conteúdo próprio para um determinado nicho, mas a possibilidade de ampliar seus consumidores acaba sendo um grande atrativo para qualquer pessoa investindo nesse tipo de mercado.


Público influenciador


Quando você lida com o público de um shopping e eles descobrem seu produto, ter uma experiência positiva pode ser uma excelente oportunidade para aumentar seu engajamento enquanto empresa.


Isso porque o efeito da descoberta na mente do consumidor faz com que ele tenha o desejo de compartilhar o que conheceu, então acaba se tornando um influenciador em seu material ao compartilhar com suas redes de amigos e familiares sobre a experiência.


Por conta disso, é importante ter em mente que a experiência do usuário deve ser seu foco. Além disso, oferecer um serviço de qualidade é fundamental para conseguir conquistar esse tipo de benefício.


Pensando nisso, para vender, por exemplo, uma câmera de monitoramento, você tem muito mais possibilidade se pessoas souberem onde encontrar seus produtos, bem como se você trabalhar de forma correta a experiência do público.


Contato mais direto


O anúncio em shopping acaba sendo um contato muito mais direto e pessoal com o público. É possível identificar suas necessidades e até mesmo colocar um especialista disponível na ação publicitária para tirar dúvidas e questionamentos dos clientes.


Uma vez que eles passarão na frente, têm uma chance maior de serem impactados pelas ações de marketing, sem que haja a necessidade de um engajamento externo tentando capturar a atenção do cliente.


Quanto mais próximo você ficar dos consumidores, maior será a vontade de interação que eles terão com sua marca, possibilitando uma série de novas oportunidades de negócios.


Possibilidades de anúncios


Existem diversos anúncios que podem ser realizados em um shopping center. Dentre os principais, podemos destacar alguns que tem um excelente alcance para sua empresa. O mais comum e direto formato de engajamento é a panfletagem.


Neste caso, você pode colocar uma pessoa para distribuir flyers e anúncios de sua empresa, além de instruir o profissional para conseguir responder dúvidas e questionamentos de seus clientes.


A panfletagem pode ser unida com alguma ação interativa, o que atrai a atenção do público e o torna mais suscetível às ações de marketing estruturadas pela sua empresa. Uma boa dica é utilizar os panfletos com alguma vantagem para o cliente.


Seja um desconto na compra de um serviço da sua empresa de controle e automação, por exemplo, ou um brinde de sua marca, esse tipo de ação acaba interessando mais o público e servindo como uma forma melhor de engajamento.


Já os banners são grandes destaques dos shoppings. Normalmente, eles tomam o espaço de diversos andares, atraindo a atenção de todos os que estão olhando naquela direção.


Inclusive, a ideia do banner é criar algo chamativo e divertido, que faça as pessoas quererem saber mais sobre o produto ou serviço que você está oferecendo. Nestes casos, é importante pensar em estratégias de engajamento quando as pessoas forem até a loja.


Outro ponto interessante para divulgar seu material é nas portas de elevadores. Esse tipo de publicidade é muito útil, uma vez que os elevadores em shoppings tendem a ser muito utilizados, o que acaba gerando um contato maior.


Além disso, na maioria dos casos as pessoas tem que esperar um tempo antes de conseguir entrar no elevador, e durante todo esse período, a única coisa que terão para atrair sua atenção é o anúncio que você colocar.


As mesas da praça de alimentação costumam ter o mesmo efeito, principalmente por ser um momento de concentração e calma que as pessoas se sentam para comer. Então, ao colocar uma propaganda na mesa, você acaba atraindo a atenção dos clientes.


Em questão de preços, os anúncios de shopping costumam ser muito democráticos, possuindo diversas faixas de valor para empresas de todos os portes, bastando identificar em seu orçamento as possibilidades.


Considerações finais


Toda propaganda precisa passar por um longo processo de planejamento estratégico, uma vez que sem objetivos os resultados serão muito pouco benéficos.

Entretanto, uma vez que você decida a forma e o modelo de engajamento que pretende alcançar, é hora de colocar em prática.


Quanto mais você conseguir espaços com grande movimentação, mais as pessoas conhecerão sua marca, aumentando assim suas possibilidades de vendas.

Por isso, o anúncio em shoppings acaba sendo uma excelente maneira de encontrar sucesso em suas vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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