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Como fazer anúncios políticos nas redes sociais



Não foi apenas o avanço das tecnologias de informação que permitiram um novo comportamento social, mas também a própria recepção do público a esses serviços, interferindo no mercado de trabalho, no comércio e até nos anúncios políticos.


Isso acontece porque as plataformas digitais possibilitam novos métodos de contato com os usuários, indo além da relação unilateral que era utilizada pelos meios tradicionais, como televisão, rádio, além dos canais impressos, como jornais, revistas e panfletos.


Ao permitir uma construção de conteúdo tanto pelas marcas e empresas, como pelo público ali presente, as redes sociais acabam por facilitar uma conexão entre ambos, colocando os dois lados de uma relação comunicacional em um mesmo patamar.


Uma situação que facilita o processo de divulgação do catálogo de produtos com os quais uma empresa do ramo industrial trabalha, fornecendo ribbon para impressora, além de outros materiais essenciais para diferentes negócios e indústrias.


A partir da interação com a sua audiência, uma empresa consegue melhor direcionar as suas mensagens e anúncios comerciais, contando também com o número diverso de informações que podem ser alcançadas por meio de uma análise das redes.


É bom alertar que esse tipo de estudo não é exclusivo dos perfis comerciais, podendo ser feito também por usuários comuns, que buscam entender qual é o alcance das suas mensagens, e como os seus conteúdos são recebidos por diferentes públicos.


Uma relação que vale para produtores de conteúdo, mas também para qualquer indivíduo que busque se conectar de forma mais profunda ao seu público. À primeira vista é fácil pensar em uma empresa comercial, mas isso também se expande para o setor político.

As redes sociais e o ambiente político

Se os hábitos da sociedade se modificaram com a inclusão cada vez maior da internet, não é de se admirar que outros setores relacionados também passariam por mudanças, como na área de serviços e a forma com o qual público reage a tais atributos.


Como uma empresa de etiquetas adesivas industriais, no qual todo o sistema de estoque e transporte de mercadoria é feito com a ajuda de uma plataforma digital de gerenciamento, que pode ser integrada a sua plataforma de vendas.


Por meio desse programa é possível informar ao visitante de um site se ainda existem estoques disponíveis de algum produto, e logo após a compra acompanhar as etapas de entrega desta mercadoria.


Com base nessa relação é fácil entender como a internet e os canais de comunicação modificaram as relações de trabalho e de consumo, mas existe outra área que merece atenção, diante do seu avanço tecnológico, que é a comunicação da classe política.


De certa forma, essa classe trabalha com conceitos similares ao mercado, no qual existe a necessidade de se adotar práticas que levam ao alcance e a conquista de um público, porém não com um propósito financeiro, mas sim com o objetivo de conquistar o seu voto.


E para alcançar esse público é preciso conhecer seus hábitos, o que ele busca consumir, além de outros dados importantes, que devem ser obtidos tanto por entidades comerciais, como por organizações políticas, que se mobilizam para ter a atenção do indivíduo votante.


Da mesma forma que uma empresa de brindes promocionais hoje pode encontrar o seu público na internet, o mesmo acontece com uma figura política que disputa por algum cargo no governo, sendo necessário ir ao encontro do povo, que atualmente está na internet.


Não é como se veículos e estratégias tradicionais tivessem perdido sua força, como o horário político na TV, a distribuição de panfletos, participação em debates e o contato físico com o povo, por meio de passeatas e comícios, eles só são aprimorados com a internet.


Se os meios eletrônicos, como rádio e TV, se destacaram justamente pelo contato mais amplo com o público, conectando-se ao mesmo tempo com diferentes segmentos e grupos coletivos, os canais digitais acabam por trazer o passo seguinte a essa relação.


Afinal, se o público encontra-se em peso na internet, por meio das diferentes redes sociais existentes, com inúmeras plataformas voltadas a propósitos distintos (partindo do meio profissional, de relacionamentos ou informativo), lá é o melhor lugar para se destacar.


E talvez esse seja o conceito mais importante quando se pensa na posição da figura política na internet, onde o objetivo não é apenas se conectar com grande incidência ao público - por mais que isso seja importante em uma disputa política - mas a maneira que isso ocorre.


Da mesma forma que uma empresa instala um software para emissão de nota fiscal, com o intuito de otimizar esse processo importante para um estabelecimento comercial, um candidato político deve adotar estratégias que irão impulsionar sua imagem na internet.


Isso porque um dos maiores desafios no ambiente digital é o de se evidenciar perante os usuários, pois além da concorrência direta com os políticos concorrentes, ainda existe a competição ampla pela atenção do público, em uma plataforma cercada de conteúdos.


Para aproveitar ao máximo as ferramentas que o campo digital oferece, é preciso conhecer a fundo as plataformas nas quais esse candidato está se posicionando, assim como a audiência ali presente, aprofundando os deveres comuns de um político.


O objetivo deixa de ser unicamente se apresentar como uma opção viável durante o processo eleitoral, mas sim se posicionar como uma figura presente na vida do eleitor, capaz de render frutos a curto e a longo prazo, como se espera em uma carreira política.

Como se destacar politicamente nas redes

Alcançar uma posição de destaque na internet não é uma tarefa simples, envolvendo uma série de questões, como o conteúdo produzido, a linguagem utilizada em seu diálogo, e claro, a entrega de mensagens que satisfaçam as necessidades do seu público.


É a mesma relação de qualidade que um pequeno empreendedor busca ao contratar um fornecedor de camisetas personalizadas para uniformes, para o vestimento dos seus colaboradores, precisando se adequar aos interesses dos colaboradores e da empresa.


O mesmo vale para o campo político, com a diferença que esse nível de especificidade acaba sendo muito mais complexo, por ser uma área que levanta muitas discussões, tanto pelos conhecedores do assunto, como pelo cidadão comum, em busca de decidir o voto.


Sendo assim, para se destacar no ambiente virtual, e fortalecer a sua campanha eleitoral, é importante seguir alguns direcionamentos.

Crie uma presença online

Da mesma forma que um político precisa conquistar a sua parcela de público, para justificar a sua candidatura em primeiro lugar, com o foco sendo agora em expandir essa audiência, o mesmo acontece quando se pensa nas plataformas digitais, com foco nas redes sociais.


Para isso é importante produzir conteúdos bem direcionados, que destaquem o seu valor diante os seus seguidores, baseado no público ao qual você pretende atingir, pois mesmo com uma audiência ampla, é importante trabalhar com uma persona de marketing.


Esse é um conceito comercial, utilizado por uma empresa de rótulos em papel couche para identificar o seu público, mas que também funciona para o meio político, com a intenção de se conectar com um público-chave, que pode ajudar a expandir seu contato com outros.

Interaja com o público

Não basta somente ser encontrado pelo público, é preciso conquistar a sua atenção e confiança, através de um processo de engajamento com a sua audiência, o que pode ser conquistado através de uma interação nos comentários dos posts, por exemplo.


É como uma variação digital do encontro do candidato político com o seu público nas ruas, reagindo diretamente às ações desse público.

Integração das redes sociais

Se diversas são as plataformas digitais, também múltiplos devem ser os processos de comunicação com o público, porém é essencial desenvolver uma identidade única, de forma a reforçar a sua presença digital.


Para isso, é importante trabalhar com ferramentas de automação de conteúdos, para se manter um bom fluxo de postagens, tal como um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos para um prédio comercial.

O crescimento do público na internet

A integração dos candidatos políticos à internet, se faz principalmente pela presença do público nesses ambientes, como o acesso do público a essas plataformas sendo cada vez mais amplo.


Um levantamento feito pelo relatório da We Are Social em parceria com o grupo Hootsuite aponta que a presença do público brasileiro na internet até julho de 2021 chegava a tais impressionantes números:


  • Facebook - 130 mil;

  • Youtube - 127 mil;

  • WhatsApp - 120 mil;

  • Instagram - 110 mil.


Além dessas redes amplas, se destaca também o crescimento de plataformas mais específicas, como o LinkedIn com 51 mil usuários, focado no ambiente profissional, ou o recente fenômeno do TikTok com 16 mil, com conteúdos em vídeo curtos.


Um ambiente ao qual vale a pena se investir em anúncios pagos, para se alcançar um número ainda mais específico de usuários, sendo ideal para um negócio de bolsas personalizadas para empresa, e também para um candidato político.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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