Como escolher influencers para minha marca?
Uma nova tendência do marketing e da publicidade em geral é a aposta de um novo elemento nessa área: o influencer. As marcas geralmente fazem apostas em figuras públicas, que divulgam o produto de uma forma mais íntima e realista do que a tradicional.

Mas mesmo assim é preciso tomar cuidado nessa escolha, pois, com certeza, você quer aumentar mais os números de alcance e de vendas do que você está ofertando ao consumidor, ou seja, não quer cair em uma cilada.
Então, não interessa se você vende roupas, é uma operadora de internet ou faz coberturas em lona, você tem que tomar cuidado com essa escolha, com o rosto que sua marca estará relacionada.
Inclusive, para uma escolha tão importante, temos algumas dicas para que você consiga achar o equilíbrio perfeito e fazer a escolha adequada de seu influencer, vamos às dicas:
Defina bem seu objetivo;
Ter seguidores não é tudo;
Use quem faz um conteúdo relevante;
Aposte em um influencer que dê atenção ao projeto.
Pois bem, agora vamos detalhar cada tópico para você fazer a escolha adequada.
Defina bem seu objetivo
Como uma sinalização para estacionamento possui o objetivo de orientar os manobristas, você deve ter um objetivo definido em qualquer assunto, principalmente nesse caso. Antes de qualquer ação de marketing, não interessa se ela é on ou off, é preciso definir o objetivo.
Quando você decide fazer uma contratação de um influencer, você tem que definir exatamente o que você quer, se é aumentar o engajamento, tornar sua marca conhecida, aumentar o número de vendas, entre outros objetivos. Isso tem que estar na sua cabeça.
O principal motivo é que para cada influencer existe o objetivo certo. Então, se você quer vender mais toner para impressora, existe uma pessoa certa; se você quer se tornar uma marca alimentícia conhecida, tem uma pessoa certa, assim como em outros cenários.
Ou seja, antes de escolher o seu influencer tenha um objetivo bem definido.
Ter seguidores não é tudo
Ainda que pessoas com grande número de seguidores façam você ter um forte impacto no primeiro instante, não vai ser esse número que vai determinar a capacidade de entregar resultados dessa pessoa.
O que se deve observar ao contratar um influencer é sua capacidade de engajamento e a qualidade de conteúdo dessa pessoa em específico.
Também precisa entender se aquela pessoa será relevante, se o público daquele influenciador é o mesmo da sua marca, se a comunicação que ele tem com o seu público é a que você realmente quer, entre outros aspectos, então é importante ter qualidade, e não a quantidade.
Inclusive, cada dia é mais perceptível que a quantidade de seguidores não é o mais importante, existem pessoas que têm menos seguidores e têm uma capacidade mais persuasiva do que os que possuem muitos seguidores.
Então, vamos supor que sua marca contratou um jogador de futebol para fazer uma propaganda de locação de grades de contenção, o resultado vai ser muito diferente do que se fosse de alguma marca esportiva.
Isso porque essa marca já está inserida no meio do atleta, já o seu produto não é exatamente o que esperam os torcedores. Então, talvez seja melhor um influencer que está inserido mais nessa área de, por exemplo, eventos.
Use quem faz um conteúdo relevante
Se estamos falando que seguidores não são tudo, vamos falar o que é realmente importante, ou seja, o engajamento.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest em parceria com a Spark, constatou que 76% dos internautas já foram convertidos por algum influencer digital e acabaram por consumir algum produto ou serviço que foi indicado por eles.
Além disso, o estudo fez outra constatação, os posts patrocinados de influenciador não atrapalham em nada na confiança que esse navegante possui em relação à marca e ao próprio influenciador.
Entretanto, ao mesmo tempo, o conteúdo oferecido precisa parecer autêntico e relevante, ou seja, que esteja realmente presente na rotina daquele influenciador, não algo que seja muito artificial.
Então, uma das características principais que um influencer, que vai ser o rosto da sua marca, deve ter é o de saber engajar adequadamente os clientes. Sendo assim, deve ser algo mais espontâneo e não um post aleatório e sem objetivo.
Vamos supor que você contratou um influencer para fazer propaganda de etiquetas para confecção, é claro que ele tem que mostrar que aquelas etiquetas são de uso diário. Afinal, se ele apenas postar algo artificial, você acha que atrairá um público para sua marca?
Óbvio que não, então ao fazer essa aposta é necessário que seja contratado alguém que esteja determinado a mostrar que aquilo faz parte de sua rotina diária, e não que ele esteja usando apenas aquela vez e pronto.
Portanto, leve isso bem em consideração na hora de fazer a contratação de seu influencer, aposte em um conteúdo relevante e principalmente em espontaneidade.
Além disso, ele precisa fazer com que o público desperte uma atenção, credibilidade e confiança para o público em geral, isso em todas as suas postagens, ficando muito mais fácil fazer publicidade em cima desse influencer.
Aposte em um influencer que dê atenção ao projeto
É muito ruim quando você faz a contratação de alguém, porém ele não dá a devida atenção ao seu projeto. Então, se você contratar uma empresa que faz brindes corporativos de luxo espera receber um ótimo atendimento, principalmente para não se sentir ‘deixado de lado’.
Assim, é óbvio que o Influencer deve dar atenção específica ao seu projeto. Imagine se você faz a contratação de um influencer para fazer uma propaganda de algum brinquedo ou produto infantil, e esse mesmo influencer acaba entrando em polêmica?
Isso é uma desatenção desnecessário, então é preciso ficar de olho, até mesmo, no histórico desse influencer, se ele for muito polêmico, isso poderá afetar a sua marca e gerar a perda da credibilidade.
Imagine que você contrata um influencer que está inserido em estudos de impacto ambiental, porém ele acaba cometendo uma gafe em relação a isso. Certamente não será legal, então busque por pessoas qualificadas.
Vamos falar sobre isso melhor no próximo tópico, porém, contratar um influencer é como contratar qualquer funcionário dentro de sua empresa.
Tendo isso em vista, é necessário ver quais são seus antecedentes, se ele poderá dar atenção suficiente ao projeto, se ele consegue mostrar alguma capacidade de quebrar a marca, em que meio ele está inserido, entre outras questões relevantes.
Então, quando você faz um influencer assinar o contrato, deve ser alguém que esteja comprometido com a causa, que não vai acabar riscando a sua marca por alguma bobeira ou fala mal colocada.
Inclusive, nesse ponto é necessário, até mesmo, ler e ouvir a opinião pública a respeito desse influencer, pois muitas vezes a pessoa pode ter muitos seguidores, mas ela vai acabar sendo extremamente prejudicial à marca.
Pode ser balão para loja, aplicativo de entrega de comida, loja de roupas, marca esportiva, eletrônicos, não importa o meio, garanta que essa pessoa que você contratou como influencer não seja detestável ou que possa dar polêmica.
Por fim, mas não menos importante, lembre-se: contrate alguém que possa dar um retorno positivo à marca. Ou seja, alguém que ofereça chance de crescimento e de conquistar bons resultados sempre.
A escolha de um influencer é como a escolha de um funcionário
Quando você vai contratar um funcionário, certamente, você não vai escolher um jornalista para fazer a função de arquitetura.
Desse modo, se aquele jornalista não se especializou minimamente na área, ele não vai conseguir fazer o papel do arquiteto e, inclusive, é provável que ele falhará em sua função, por isso é bem importante que você saiba qual é o influenciador que está contratando.
Por vezes você pode acabar achando que contratar um influencer que tem muitos seguidores é o suficiente, mas ele pode acabar não tendo o retorno esperado. Ademais, às vezes não é nem o caso de causar algum tipo de polêmica, pode ser porque ele não está inserido no meio.
Parando para pensar, nesse sentido é muito mais fácil as empresas alimentícias contratarem seus influencers, muito se deve ao fato de que eles provavelmente consomem o que eles estão fazendo a divulgação.
Além disso, não precisa ser exatamente um chefe de cozinha para fazer o comercial. Entretanto, quando pensamos em outros cenários, podemos dizer que uma loja de roupa feminina não poderá contar com um influenciador masculino.
Isso porque a propaganda que esse influenciador dará não vai de encontro ao perfil, então sempre busque o perfil certo, com pessoas engajadas e que estejam relacionadas a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.