Como criar um vídeo institucional de sucesso

Atualizado: Jul 27


A utilização de vídeo institucional por empresas é uma estratégia de divulgação que conta a história de um negócio. Com ele, é possível criar um vínculo muito mais forte com o público e transmitir sua missão, valores e visão com mais clareza.


Além disso, o vídeo institucional é uma excelente plataforma para divulgar um novo produto ou serviço que você esteja oferecendo, apresentando sua empresa de uma maneira mais íntima, com imagens da produção e do dia a dia de sua organização.


Você pode até mesmo utilizar colaboradores como protagonistas do vídeo, servindo como porta-vozes e oferecendo opiniões embasadas sobre a experiência individual de cada um com a corporação, seja de camisetas personalizadas para uniformes ou de outro serviço.


Existem muitas possibilidades de criar material através do conteúdo audiovisual, que é um modelo muito próximo do público. Com ele, você consegue deixar sua marca muito mais humanizada, conseguindo conquistar um espaço de mercado mais relevante.


Entenda melhor sobre o que é vídeo institucional


O vídeo institucional é uma obra audiovisual de comunicação, cujo principal objetivo é divulgar sua marca e utilizar suas características básicas e sua história como uma plataforma de aumento de visibilidade.


Não se trata de um conteúdo promocional comum, uma vez que o objetivo do vídeo institucional está em criar uma ligação com o espectador, e não vender um produto especificamente.


A ideia do vídeo institucional está muito mais ligada em apresentar a empresa como uma boa solução, vinculando pontos importantes da cultura organizacional ao material, principalmente para aumentar sua reputação e engajamento com o grande público.


Através de uma apresentação da essência da empresa, com sua história, relatos de clientes e funcionários e outras ações, é possível criar um material que tem um impacto direto na identidade da empresa de rótulos personalizados, por exemplo.


Inclusive, hoje, encontrar elementos de destaque no mercado é uma ação fundamental. A maioria das pessoas prefere confiar em empresas que elas conheçam, que sintam estar alinhadas com elas.


Em um mundo cada vez mais polarizado, é importante se posicionar. Com o vídeo institucional, você pode mostrar mais de quem sua empresa realmente é, e como você pode impactar diretamente o mercado e a vida das pessoas.


O vídeo institucional é uma excelente maneira de mostrar ao público a personalidade da companhia, apresentando de forma única as informações relevantes para a produção. Dessa maneira, você cria um impacto direto na identidade visual da marca.


Entretanto, um dos maiores desafios desse modelo é criar uma mensagem que tenha impacto em todos os públicos de seu interesse. Isso não se restringe a seu público-alvo, incluindo também:

  • Parceiros;

  • Colaboradores;

  • Acionistas e investidores;

  • Sociedade como um todo.

Por isso, encontrar um material adequado pode ser uma excelente maneira de conquistar mais espaço no mercado. Isso se torna ainda mais relevante uma vez que o marketing em vídeo está em constante crescimento.


Como fazer um bom vídeo institucional?


Para conseguir apresentar um trabalho de qualidade com os vídeos institucionais, é preciso ter muita atenção a alguns detalhes simples, mas que podem fazer a diferença no resultado final da obra.


É importante ter em mente que cada empresa lida de uma forma com esse tipo de produção, então você precisa identificar que formato é melhor para sua empresa de, por exemplo, mochilas para brindes corporativos.


Entretanto, estas dicas acabam sendo um norte básico para conseguir uma boa estrutura. Sendo elas:


Planejamento é essencial


Em qualquer ação que você realizar para sua empresa, o planejamento é um elemento fundamental. Isso não é diferente com o vídeo institucional. Nestes casos, é importante ter em mente as possibilidades de criação que estarão à sua frente.


O primeiro passo nesse tipo de planejamento é determinar qual é o objetivo do vídeo. Isso ajuda a identificar qual será o tom utilizado e como você pode explorar de maneira mais adequada esse tipo de conteúdo.


Em sua essência, todo vídeo institucional funciona como uma forma de promoção de sua companhia.


Entretanto, um objetivo específico pode ser o cerne da produção, como reforçar a autoridade de sua empresa de power bank personalizado, integrar novos colaboradores e outras ações.

Dessa maneira, você consegue criar um vídeo com uma mensagem específica, focada em melhorar algum aspecto da empresa que foi deixado de lado até o momento. Esse tipo de ação é fundamental para você ter um bom produto final.


Conheça seu público


Depois de identificar o porquê de fazer um vídeo institucional, é hora de pensar em para quem realizá-lo. Existem diversos tipos de público para a produção audiovisual, e é importante que você consiga atingir o certo.


Se você deseja se comunicar com seus consumidores, o ideal é transmitir um sentimento de excelência para sua empresa, compartilhando seus valores e crenças com seus clientes, gerando assim uma identificação com a marca.


Se o vídeo tiver um propósito interno, atingindo seus colaboradores, o principal ponto deve ser o de fraternidade. É preciso que os colaboradores se sintam inseridos dentro da empresa, engajados e dispostos a produzir cada vez mais.


Então, para conseguir um capital maior para sua empresa de sinalização de segurança, você pode criar um vídeo tentando alcançar os investidores. Neste caso, é importante que você seja mais direto e objetivo, apresentando números e soluções para estas pessoas.


Dessa forma, você consegue explorar muito melhor o potencial de investimento que sua empresa pode oferecer para cada pessoa.


Se quiser fazer um vídeo mais amplo, com acesso a toda a sociedade, é importante pensar em apresentar o impacto positivo que a empresa tem no ambiente em que está, desde ações de incentivo à cultura até projetos sociais e de sustentabilidade.


Defina o tipo de vídeo que deseja fazer


Existem alguns detalhes muito importantes quando você deseja montar um vídeo institucional. É importante saber identificar que tipo de conteúdo você está pensando em aplicar para conseguir um resultado adequado.


Isso inclui uma série de elementos, como a necessidade de um locutor ou não, a duração do vídeo, qual tom e ritmo ele deverá ter, entre outros.


Contar com uma produtora de filmes pode ser um excelente meio de conseguir encontrar o caminho certo e outras facilidades, como a cenografia para eventos.


Dessa forma, você explica o que deseja realizar e quais são suas inspirações, enquanto a produtora o guiará para conseguir apresentar um resultado adequado.


Trabalhe no roteiro


O roteiro é um dos elementos mais importantes da produção audiovisual. É ele que dita o que acontecerá durante todo o vídeo. Para conseguir um bom resultado com isso, é o momento de juntar todas as informações pertinentes e começar a estruturar.


O roteiro é responsável por toda a estrutura da peça. Isso inclui uma série de elementos, como diálogos, falas e locuções. Muitas vezes, é necessário o uso de algum recurso para a compreensão total da mensagem que está sendo transmitida.


Isso é possível através de alguns elementos, como o lettering, a utilização de letra caixa, gráficos e animações e outros recursos para melhorar a compreensão do roteiro.


Hora da produção


A etapa de produção é quando o vídeo começa a se tornar concreto. Aqui é onde todas as gravações ocorrem, bem como tudo o que envolve essa importante etapa da produção de vídeos institucionais.


Além disso, em caso de utilização de animações, este é o momento de produzi-las, normalmente enquanto as cenas físicas são gravadas e as faixas de áudio de locução também.


A produção engloba uma série de elementos, sendo uma das etapas mais importantes de todo o processo de produção do vídeo institucional e onde ele de fato toma a forma que você deseja.


Edição do vídeo


A etapa final é a edição do vídeo institucional. Aqui, todo o material produzido na etapa anterior é avaliado, analisado e compilado da melhor forma possível, para se tornar o produto final.


A experiência e a qualidade de um editor de vídeo é fundamental, uma vez que ele pode transformar completamente todo o trabalho de produção. Um bom editor pode conseguir apresentar exatamente o que você deseja, aproveitando ao máximo os materiais.


Todo esse processo é realizado compreendendo tudo o que foi feito até o momento. Você consegue identificar o roteiro, a produção e como vinculá-los em uma coisa só.


Considerações finais


A utilização de vídeos institucionais tem sido uma excelente maneira de apresentar sua empresa de aluguel de cabine de fotos, por exemplo, de forma única, conquistando muito mais relevância para suas atividades e se tornando relevante para a sociedade.


Por isso, é importante saber que tipo de conteúdo você irá criar e como pretende fazê-lo, para conseguir aproveitar ao máximo esse modelo de produção que cada vez mais tem ganhado espaço no mercado, independentemente de seu nicho de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo