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Como criar um plano de marketing 2021


Já não é segredo para ninguém como o marketing é importante para melhorar a situação de um negócio, sobretudo após a crise mundial de 2020. O que nem todo mundo sabe é como fazer um plano de marketing para 2021 que seja eficiente.

De fato, nenhuma empresa pode viver sem vendas e com o advento da esfera digital já não é possível conseguir isso apenas com um time de consultores na rua. É preciso investir em marketing e compreender a fundo suas vantagens.


Claro que uma empresa de terceirização de serviços ainda pode conseguir excelentes resultados com o formato tradicional de vendedores batendo de porta em porta. Contudo, é possível fazer algo mais sólido e sustentável do que isso.


Além disso, vivemos uma época de extrema concorrência e competitividade. Portanto, quem não conseguir otimizar seus esforços e maximizar os resultados, certamente vai acabar perdendo para a concorrência e ficando para trás.


Aí é que entra o papel de um bom planejamento. Tudo no mundo corporativo começa com um plano estratégico, no caso do marketing não seria diferente, mas hoje as opções são tantas que pode ser difícil começar algo promissor.


Realmente, existem dezenas ou mesmo centenas de estratégias de marketing que prometem todo tipo de retorno vantajoso. Todo mundo sabe que a maioria delas não é tão eficiente assim, ou que não serve para todo e qualquer tipo de empresa.


Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos fundamentais para entender o assunto, além de várias dicas práticas que podem ajudar qualquer empresa a criar um plano de marketing para 2021, de maneira eficiente e sustentável.


Para isso, optamos por estratégias realmente universais e já comprovadas pela prática, algumas das quais existem há anos, e mesmo antes do marketing digital e do advento da web (na verdade, elas só foram adaptadas para a realidade online).


Neste sentido, já não faz diferença se você vai aplicar essas dicas ao marketing de uma indústria naval ou às empresas de contabilidade, o que torna a estratégia muito melhor.

Assim, algumas das principais estratégias são:

  • Marketing de conteúdo;

  • Inbound marketing;

  • SEO (otimização) e propagandas;

  • Mídias e redes sociais;

  • Outbound Marketing 2.0.

Então, se você quer entender melhor como tudo isso funciona, e mudar sua empresa de patamar neste ano de 2021, basta seguir adiante na leitura.


Marketing de conteúdo e inbound


Não é possível falar sobre planejamento de marketing sem falar em marketing de conteúdo e inbound, que estão entre as estratégias mais importantes para várias marcas do mundo.

Portanto, qualquer empresa que queira uma chance de crescimento no mercado em 2021, precisa pensar nessa frente de divulgação e fortalecimento de sua marca.


Para isso, é preciso criar conteúdos originais, relevantes e gratuitos, seja na hora de divulgar produtos mais populares como roupas e joias, seja na hora de explicar melhor soluções mais técnicas, como aplicação de ribbon para impressora.


Por meio da disseminação desse material, logo sua marca vai ser considerada uma referência no segmento, e vai ganhar muito em termos de autoridade. Existem vários modos de fazer isso, sendo os principais os seguintes:

  • Artigos de blog;

  • Newsletters;

  • Vlogs educativos;

  • E-books;

  • E-mail marketing;

  • Infográficos;

  • Podcasts.

Por exemplo, se a empresa trabalha com sistema de segurança eletrônica, ela pode criar um blog e postar periodicamente artigos que detalham o funcionamento e a importância dessa solução, educando seu público-alvo.


Como e por que investir em multimídias?


O grande segredo está em considerar que hoje a criação de conteúdos e o inbound não podem se limitar apenas ao texto, embora os blogs ainda sejam a essência da estratégia.

Na verdade, é possível e necessário investir em outras modalidades, como as multimídias descritas acima. Nem é só o caso de vídeos e áudios como podcast, mas até a opção de ouvir um artigo, em vez de lê-lo, já é algo que tem crescido.


Deste modo, as pessoas podem consumir seu material enquanto fazem outras coisas, como dirigir ou fazer exercícios.


Também por isso, o marketing de conteúdo está perfeitamente alinhado com as novas gerações e tem uma sinergia enorme com qualquer negócio que queira marcar presença na esfera digital.


Um modo bacana de manter a frequência, o que aliás é muito importante, é usar um planner mensal ou uma agenda editorial. Assim, você prevê e programa quais conteúdos vai criar, e gera um compromisso bacana com o público.


Qual o poder dos motores de busca?


Ao falar sobre os grandes buscadores, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, basta pensarmos na nossa própria rotina enquanto usuários da internet.

De fato, qualquer um que navegue diariamente, seja por trabalho ou hobby, deve utilizar essas plataformas algumas boas vezes por dia.


Com isso, nos últimos anos elas se tornaram uma das maiores vitrines do mundo, por isso precisam estar em um bom planejamento para 2021.

Se buscamos por uma solução técnica como encerramento de empresa, em menos de um segundo encontramos milhares de resultados. Porém, não é tão simples aparecer ali na primeira página, para isso existem dois caminhos diferentes.


Um deles é o de SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização para Motores de Busca, que cumpre com os algoritmos exigidos para fazer uma página ser bem ranqueada no campo orgânico de pesquisas. Abaixo daremos algumas dicas sobre isso.

Outro modo é o Link Patrocinado, que faz o seu site aparecer no topo da página, no campo de anunciantes. O bacana é que é possível personalizar os anúncios, tanto em termos de investimento quanto de perfil do público-alvo.

Assim, uma empresa pode começar aos poucos, e ir aumentando o investimento conforme sua demanda cresça. Além disso, ela terá um impacto muito maior sobre os clientes e leads que realmente podem se tornar consumidores do seu negócio.

Investindo na otimização de páginas

Como vimos, o SEO ou otimização de páginas é gratuito, então não faz sentido falar em “investir” nele no sentido clássico do termo, como se para isso fosse preciso ter um orçamento em dinheiro.

Ainda assim, há modos de conseguir um ranqueamento melhor, baseado sobretudo em link building, que é a gestão que você faz dos links do site. Para isso, é preciso investir tempo e muito esforço, como em fazer parcerias para conseguir um bom networking.

Assim, um site de banner promocional, por exemplo, pode pegar os principais portais da área de design e até de gráficas da sua região, e conseguir algo com eles. Um modo de fazer isso são os guest posts, que é a troca de artigos.

Neste caso, você escreve uma matéria fazendo link para o site do parceiro, e ele faz a mesma coisa com um artigo dele. O link building tem sido visto como uma das estratégias mais assertivas de SEO, por isso é fundamental para um bom planejamento.

Por dentro das mídias e redes sociais

Outra plataforma que pode ajudar qualquer marca a impulsionar seu nome e até os conteúdos gerados, são as redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

É interessante trazer essa dica depois das anteriores, pois um dos grandes segredos das mídias sociais é que elas precisam ter uma base sólida em termos de marketing de conteúdo.

É claro que elas são muito mais dinâmicas, e quase sempre pedem agilidade nos posts e publicações. Mas o ponto é a capacidade que a marca tem de conhecer seu público e sua própria narrativa.

Assim, após fazer um excelente blog sobre terceirização de TI, você pode utilizar esse material para transformar em posts bem menores, e ir postando seus conteúdos como se fossem pílulas (inclusive, gestores de redes sociais utilizam esse nome).

Ou seja, quando as pílulas são baseadas em uma base mais sólida de conteúdos, elas funcionam melhor. Uma tendência para 2021 vai ser investir cada vez mais em crescimento orgânico nas redes, baseado em engajamento real, e não apenas anúncios.

O segredo do Outbound Marketing 2.0.

Por fim, não dá para falar em marketing achando que apenas a esfera digital pode trazer resultados.

Na verdade, o outbound não apenas funciona, como reapareceu na sua versão 2.0. Neste caso, trata-se de utilizá-lo como um misto entre o online e o offline.

Assim, se o blog capta leads, por exemplo, é possível reforçar a prospecção deles por meio de telemarketing.

Outro exemplo são as reuniões presenciais. Você coloca um time do comercial para agendar reuniões, e outro para comparecer no cliente e fazer o fechamento.

Além disso, também existe outbound na internet, como no caso dos Links Patrocinados. Portanto, foi-se o tempo em que essa modalidade era vista como um atraso em relação ao digital. Só é preciso saber inová-la em seu negócio.

Conclusão

Todas as dicas que demos torna o seu funil de vendas muito mais dinâmico e oxigenado.

Assim, você transforma tanto a equipe do marketing quanto a do comercial em uma verdadeira máquina de vender, seja para fechar contratos de reforma de loja, ou para divulgar seu trabalho como professor particular.

Em 2021 todos os profissionais e empresas vão poder melhorar seus resultados se souberem utilizar um bom plano de marketing para isso. Com as dicas que demos acima, vai ficar ainda mais fácil.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Já não é segredo para ninguém como o marketing é importante para melhorar a situação de um negócio, sobretudo após a crise mundial de 2020. O que nem todo mundo sabe é como fazer um plano de marketing para 2021 que seja eficiente.

De fato, nenhuma empresa pode viver sem vendas e com o advento da esfera digital já não é possível conseguir isso apenas com um time de consultores na rua. É preciso investir em marketing e compreender a fundo suas vantagens.


Claro que uma empresa de terceirização de serviços ainda pode conseguir excelentes resultados com o formato tradicional de vendedores batendo de porta em porta. Contudo, é possível fazer algo mais sólido e sustentável do que isso.


Além disso, vivemos uma época de extrema concorrência e competitividade. Portanto, quem não conseguir otimizar seus esforços e maximizar os resultados, certamente vai acabar perdendo para a concorrência e ficando para trás.


Aí é que entra o papel de um bom planejamento. Tudo no mundo corporativo começa com um plano estratégico, no caso do marketing não seria diferente, mas hoje as opções são tantas que pode ser difícil começar algo promissor.


Realmente, existem dezenas ou mesmo centenas de estratégias de marketing que prometem todo tipo de retorno vantajoso. Todo mundo sabe que a maioria delas não é tão eficiente assim, ou que não serve para todo e qualquer tipo de empresa.


Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos fundamentais para entender o assunto, além de várias dicas práticas que podem ajudar qualquer empresa a criar um plano de marketing para 2021, de maneira eficiente e sustentável.

Para isso, optamos por estratégias realmente universais e já comprovadas pela prática, algumas das quais existem há anos, e mesmo antes do marketing digital e do advento da web (na verdade, elas só foram adaptadas para a realidade online).


Neste sentido, já não faz diferença se você vai aplicar essas dicas ao marketing de uma indústria naval ou às empresas de contabilidade, o que torna a estratégia muito melhor.

Assim, algumas das principais estratégias são:

  • Marketing de conteúdo;

  • Inbound marketing;

  • SEO (otimização) e propagandas;

  • Mídias e redes sociais;

  • Outbound Marketing 2.0.


Então, se você quer entender melhor como tudo isso funciona, e mudar sua empresa de patamar neste ano de 2021, basta seguir adiante na leitura.


Marketing de conteúdo e inbound


Não é possível falar sobre planejamento de marketing sem falar em marketing de conteúdo e inbound, que estão entre as estratégias mais importantes para várias marcas do mundo.

Portanto, qualquer empresa que queira uma chance de crescimento no mercado em 2021, precisa pensar nessa frente de divulgação e fortalecimento de sua marca.


Para isso, é preciso criar conteúdos originais, relevantes e gratuitos, seja na hora de divulgar produtos mais populares como roupas e joias, seja na hora de explicar melhor soluções mais técnicas, como aplicação de ribbon para impressora.


Por meio da disseminação desse material, logo sua marca vai ser considerada uma referência no segmento, e vai ganhar muito em termos de autoridade. Existem vários modos de fazer isso, sendo os principais os seguintes:

  • Artigos de blog;

  • Newsletters;

  • Vlogs educativos;

  • E-books;

  • E-mail marketing;

  • Infográficos;

  • Podcasts.

Por exemplo, se a empresa trabalha com sistema de segurança eletrônica, ela pode criar um blog e postar periodicamente artigos que detalham o funcionamento e a importância dessa solução, educando seu público-alvo.


Como e por que investir em multimídias?


O grande segredo está em considerar que hoje a criação de conteúdos e o inbound não podem se limitar apenas ao texto, embora os blogs ainda sejam a essência da estratégia.

Na verdade, é possível e necessário investir em outras modalidades, como as multimídias descritas acima. Nem é só o caso de vídeos e áudios como podcast, mas até a opção de ouvir um artigo, em vez de lê-lo, já é algo que tem crescido.


Deste modo, as pessoas podem consumir seu material enquanto fazem outras coisas, como dirigir ou fazer exercícios.


Também por isso, o marketing de conteúdo está perfeitamente alinhado com as novas gerações e tem uma sinergia enorme com qualquer negócio que queira marcar presença na esfera digital.


Um modo bacana de manter a frequência, o que aliás é muito importante, é usar um planner mensal ou uma agenda editorial. Assim, você prevê e programa quais conteúdos vai criar, e gera um compromisso bacana com o público.


Qual o poder dos motores de busca?


Ao falar sobre os grandes buscadores, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, basta pensarmos na nossa própria rotina enquanto usuários da internet.

De fato, qualquer um que navegue diariamente, seja por trabalho ou hobby, deve utilizar essas plataformas algumas boas vezes por dia.


Com isso, nos últimos anos elas se tornaram uma das maiores vitrines do mundo, por isso precisam estar em um bom planejamento para 2021.

Se buscamos por uma solução técnica como encerramento de empresa, em menos de um segundo encontramos milhares de resultados. Porém, não é tão simples aparecer ali na primeira página, para isso existem dois caminhos diferentes.


Um deles é o de SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização para Motores de Busca, que cumpre com os algoritmos exigidos para fazer uma página ser bem ranqueada no campo orgânico de pesquisas. Abaixo daremos algumas dicas sobre isso.


Outro modo é o Link Patrocinado, que faz o seu site aparecer no topo da página, no campo de anunciantes. O bacana é que é possível personalizar os anúncios, tanto em termos de investimento quanto de perfil do público-alvo.


Assim, uma empresa pode começar aos poucos, e ir aumentando o investimento conforme sua demanda cresça. Além disso, ela terá um impacto muito maior sobre os clientes e leads que realmente podem se tornar consumidores do seu negócio.


Investindo na otimização de páginas


Como vimos, o SEO ou otimização de páginas é gratuito, então não faz sentido falar em “investir” nele no sentido clássico do termo, como se para isso fosse preciso ter um orçamento em dinheiro.


Ainda assim, há modos de conseguir um ranqueamento melhor, baseado sobretudo em link building, que é a gestão que você faz dos links do site. Para isso, é preciso investir tempo e muito esforço, como em fazer parcerias para conseguir um bom networking.

Assim, um site de banner promocional, por exemplo, pode pegar os principais portais da área de design e até de gráficas da sua região, e conseguir algo com eles. Um modo de fazer isso são os guest posts, que é a troca de artigos.


Neste caso, você escreve uma matéria fazendo link para o site do parceiro, e ele faz a mesma coisa com um artigo dele. O link building tem sido visto como uma das estratégias mais assertivas de SEO, por isso é fundamental para um bom planejamento.


Por dentro das mídias e redes sociais


Outra plataforma que pode ajudar qualquer marca a impulsionar seu nome e até os conteúdos gerados, são as redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

É interessante trazer essa dica depois das anteriores, pois um dos grandes segredos das mídias sociais é que elas precisam ter uma base sólida em termos de marketing de conteúdo.

É claro que elas são muito mais dinâmicas, e quase sempre pedem agilidade nos posts e publicações. Mas o ponto é a capacidade que a marca tem de conhecer seu público e sua própria narrativa.


Assim, após fazer um excelente blog sobre terceirização de TI, você pode utilizar esse material para transformar em posts bem menores, e ir postando seus conteúdos como se fossem pílulas (inclusive, gestores de redes sociais utilizam esse nome).

Ou seja, quando as pílulas são baseadas em uma base mais sólida de conteúdos, elas funcionam melhor. Uma tendência para 2021 vai ser investir cada vez mais em crescimento orgânico nas redes, baseado em engajamento real, e não apenas anúncios.


O segredo do Outbound Marketing 2.0.


Por fim, não dá para falar em marketing achando que apenas a esfera digital pode trazer resultados.


Na verdade, o outbound não apenas funciona, como reapareceu na sua versão 2.0. Neste caso, trata-se de utilizá-lo como um misto entre o online e o offline.

Assim, se o blog capta leads, por exemplo, é possível reforçar a prospecção deles por meio de telemarketing.


Outro exemplo são as reuniões presenciais. Você coloca um time do comercial para agendar reuniões, e outro para comparecer no cliente e fazer o fechamento.

Além disso, também existe outbound na internet, como no caso dos Links Patrocinados. Portanto, foi-se o tempo em que essa modalidade era vista como um atraso em relação ao digital. Só é preciso saber inová-la em seu negócio.


Conclusão

Todas as dicas que demos torna o seu funil de vendas muito mais dinâmico e oxigenado.

Assim, você transforma tanto a equipe do marketing quanto a do comercial em uma verdadeira máquina de vender, seja para fechar contratos de reforma de loja, ou para divulgar seu trabalho como professor particular.


Em 2021 todos os profissionais e empresas vão poder melhorar seus resultados se souberem utilizar um bom plano de marketing para isso. Com as dicas que demos acima, vai ficar ainda mais fácil.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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