Como calcular meu investimento para redes sociais

Atualizado: Mar 23


O uso de estratégias de marketing em redes sociais é uma das formas mais novas de estampar sua marca para o seu público-alvo, bem como para apresentar sua empresa a tantos interessados e gerar engajamento com a comunidade digital.


Mas, como em muitas áreas do marketing, não há ‘almoço grátis’. Ou seja, há um preço para traçar uma boa estratégia nas mídias sociais e, por isso, é preciso estabelecer um plano de investimento para tal.


Você sabe quanto sua empresa deve reservar do orçamento de marketing para as redes sociais? Seu orçamento para esse fim depende de seus objetivos, fluxo de caixa, público-alvo e produto ou serviço.


Então, a seguir estão algumas maneiras de ajudar você a determinar seu orçamento de marketing de redes sociais.


Os passos para definir o orçamento nas redes sociais


Primeiramente, o que já está acontecendo com o seu plano de marketing digital de forma geral? Determine o quanto você gasta em cada estratégia de marketing e qual oferece o melhor retorno.


Depois, estabeleça seus objetivos. Qual é o seu objetivo final com marketing de redes sociais para o seu negócio? Por exemplo, imagine que você venda pen drive personalizado para empresas.


Você pode precisar aumentar o reconhecimento da marca, fazer o acompanhamento do seu Instagram, principalmente para permitir compras diretas a partir dos stories, atingir um público mais jovem, ganhar mais participação de mercado ou se tornar uma referência.


Quaisquer que sejam seus objetivos e independentemente de sua atuação, seja trabalhando com cartão de proximidade ou qualquer outro negócio, reuna-se com sua equipe para definir seus objetivos de negócios relacionados à mídia social. Em seguida, defina prioridades.


Mesmo se você tiver um orçamento ilimitado, o foco para sua estratégia de redes sociais é imprescindível. Pense criticamente sobre o que funcionará para sua empresa, seus clientes, seus produtos e serviços exclusivos.


Com base nesses pontos, você precisa aumentar sua equipe interna ou contratar uma agência para atingir seus objetivos com, por exemplo, a venda de suas placas de sinalização de emergência.


Lembre-se que esse tipo de questionamento afeta diretamente a definição do seu orçamento para as redes sociais.


Possuindo todas as informações financeiras que o seu marketing possui atualmente, fica mais fácil de separar uma determinada verba para as redes sociais.


Mas faça isso tentando pensar a longo prazo, pelo menos 1 ano de estratégia. Isso porque o marketing feito nas mídias sociais costuma demorar, pelo menos esse tempo para se solidificar.


Embora você possa aumentar seu orçamento a partir daí e começar de maneira conservadora, acaba perdendo dinheiro e tempo se fizer um orçamento de apenas três a seis meses


Ter um orçamento anual também é mais fácil para ter uma boa base comparativa, assim você analisa os dados e toma decisões mais estratégicas com esse investimento.


Tire o máximo de proveito de seu orçamento de marketing de redes sociais usando táticas como social listening, prática que ajuda a monitorar as redes sociais e ouvir o que os usuários têm a dizer.


A estrela do tráfego pago nas redes sociais: conheça as plataformas


Uma estratégia de tráfego pago para redes sociais envolve o uso de ferramentas para criar, programar e publicar anúncios direcionados, que atingirão o público pretendido. As estratégias podem parecer um pouco diferentes com base no canal e na campanha.


Então, reunimos o que é importante saber sobre o uso de várias plataformas sociais para os anúncios pagos e como fazer esse tipo de investimento pensando nos variados objetivos de cada canal.


Vamos usar o exemplo de uma fabrica de etiquetas adesivas para ilustrar melhor os tópicos abaixo.


Facebook


Ao fazer anúncios pagos no Facebook, é uma boa ideia usar o direcionamento e personalização que a ferramenta oferece. Além disso, o tráfego pago do Facebook permite que você mostre anúncios aos seus clientes com base em seus comportamentos.


Isso é útil porque você pode continuar anunciando para seus clientes existentes do Facebook e ajustando as comunicações com base no que as análises informam sobre a jornada de cada usuário.


Isso ajudará você a criar novos leads e gerar reconhecimento de marca. A análise que o Facebook oferece abre portas para a experimentação. Tente usar diferentes formatos de anúncio para suas etiquetas coloridas e veja qual seu público mais se engaja.


Twitter


Uma grande sacada e diferencial dos anúncios pagos do Twitter é que eles são muito parecidos com twites normais. E isso significa mais atenção em seus anúncios, porque eles não são tão destoantes quanto os anúncios em outros canais sociais.


Por que investir em anúncios no Twitter para etiqueta para automação comercial? Há um dado do próprio Twitter que revelou que 41% dos usuários compram um produto depois de verem um anúncio dentro de um mês. Ao usar o software, você pode direcionar seu anúncio para um grupo específico.


O Twitter fornece configurações de anúncios com base em seu orçamento, como a frequência com que seu anúncio será visto e o tipo de anúncio que você deve fazer.


Além disso, essa rede social tem alguns tipos diferentes de anúncios para você escolher com base em seus objetivos.


Instagram


Usado por usuários assíduos e dispostos a consumir ou conhecer novos produtos, o Instagram é uma mina de ouro quanto ao engajamento com posts patrocinados. Há milhões de pessoas que podem virar leads por causa do comportamento mais próximo com a rede social.


Um grande benefício é a integração desta plataforma. Como o Facebook é dono do Instagram, se você veicular anúncios em ambas as plataformas, eles são gerenciados em um só lugar. Assim, as campanhas podem ser veiculadas e analisadas simultaneamente.


É uma boa ideia dar uma olhada nos anúncios do Instagram porque, embora a plataforma esteja cheia de possibilidades de exposição, os anúncios do Instagram não se enquadram nas mudanças do algoritmo do aplicativo.


Portanto, quando o algoritmo muda e algumas postagens podem aparecer nos feeds do usuário, os anúncios sempre aparecem.


Por isso, fique tranquilo: seus esforços no Instagram não serão afetados, nem para os seus posts sobre etiquetas para embalagens.


Há uma particularidade interessante nos anúncios do Instagram. Você pode escolher seu orçamento, que está vinculado à duração da exibição do anúncio.


LinkedIn


No LinkedIn, milhões de profissionais encontraram inúmeras conexões ou o emprego dos sonhos. A plataforma permite que você alcance milhares de pessoas em seu setor, de forma específica. E com os anúncios é possível fazer a mesma coisa.


Com potencial para alcançar milhões de tomadores de decisão, é bom considerar o LinkedIn como uma plataforma ideal para o seu investimento em publicidade. Inclusive, marque isso em um chamativo display take one para não esquecer.


Os anúncios direcionados do LinkedIn permitem que você digite palavras-chave e selecione públicos por categoria. Portanto, se você está postando um emprego para uma determinada função, o LinkedIn pode ajudá-lo a encontrar esse público.


Você também pode variar com os formatos de anúncio no LinkedIn para descobrir qual é o mais eficaz.


O que inclui um orçamento para redes sociais?


Um orçamento para redes sociais deve considerar diversos custos, principalmente levando em conta qual o orçamento do seu negócio. Pensando nisso, os gastos mais comuns são:


  • Gastos com anúncios mas mais variadas plataformas;

  • Tecnologia e softwares contratados;

  • Talento e equipe de funcionários para realizar o trabalho;

  • Serviços gerais relacionados ao orçamento geral de marketing.


A importância do ROI para as redes sociais


Medir o sucesso de várias campanhas é um aspecto central do trabalho de um profissional de marketing. É essencial ver como as ações estão contribuindo para os resultados financeiros da empresa.


Por isso, medir o ROI para os seus esforços com as redes sociais fará com que, cada vez mais, você consiga atingir a assertividade necessária para ser eficiente em suas estratégias.


A análise do ROI da mídia social pode ser resumida em uma pergunta simples: depois de todo o tempo, recursos e dinheiro investidos na estratégia de mídia social, qual é o retorno?


Medir o ROI identifica quais campanhas estão funcionando melhor, canais de mídia social que são mais benéficos, áreas para impulsionar o investimento, locais onde melhorias são necessárias e até mesmo estratégias que você deve abandonar.


Ao avaliar as métricas de desempenho nas redes, você e sua empresa podem entender melhor as preferências, percepções, conversas e motivações do cliente, tudo o que contribui para o aumento das vendas e da receita.


O marketing realizado nas redes sociais tem um custo relativamente baixo, mas você ainda está investindo tempo, recursos e capital humano.


Resultados específicos e mensuráveis ​​permitirão que você monitore o sucesso nas redes sociais e garanta que ele continue ao longo do tempo. Ter esses dados em mãos é essencial para definir o quanto é preciso investir em cada canal e em cada estratégia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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