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Como aumentar seu engajamento nas redes sociais

Atualizado: 31 de mar. de 2021


O assunto do post de hoje é engajamento, se você usa as redes sociais já deve ter ouvido esse termo. Ele significa basicamente atingir uma audiência maior com seus posts de uma forma planejada e orgânica. Isso e muito útil na hora de vender, pois exibe sua marca para um numero maior de pessoas, consequentemente para um número maior de possíveis clientes.

A BC tem planos especializados e eficazes para deixar sua marca, produto ou serviço mais atraentes, veja algumas informações que são relevantes quando criamos seu plano de marketing.


Conheça sua Audiência


Nós já fizemos outros textos falando sobre público alvo, porque sabemos o quanto é importante saber para quem você direciona seu conteúdo, se quiser saber mais e só ler nosso post sobre Público Alvo.


Produzir conteúdo sem conhecer a sua audiência é como caminhar no escuro, você pode até arriscar alguns passos, mas não tem como saber se está no caminho certo. Para aumentar o engajamento nas redes sociais você precisará conhecer o seu público em detalhes.

Dados como idade, gênero, nível de escolaridade, profissão e interesses são apenas alguns exemplos simples, mas que já servem de base para você criar uma persona que te ajude a traçar uma estratégia de conteúdo personalizada.


Algumas informações você consegue facilmente nos relatórios de desempenho de suas publicações, fornecidos pelas redes sociais. Você também pode analisar perfis e suas interações, ou mesmo conduzir pesquisas para compreender mais a fundo os hábitos e necessidades de seu público.


Publique assuntos do interesse de seus seguidores


As pessoas que te seguem têm interesse em saber mais sobre a área em que você atua. Se quiserem saber sobre outros assuntos, provavelmente buscarão perfis relacionados ao tema.

Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos e produtos de beleza, fazer um post falando sobre o melhor óleo para motor pode não ser uma boa ideia, concorda?

Seja relevante


Da mesma forma que publicar conteúdos não relacionados aos interesses de sua audiência pode não dar resultados, fazer posts monótonos ou apenas ficar divulgando o seu produto pode se tornar chato com o passar do tempo, por isso é importante se contextualizar sobre como sua marca pode se engajar em movimentos e causas sociais para ser vista, e principalmente associada a coisas boas estimulando a interação de seus seguidores.

Interaja com seu público


Publicar por publicar, e nunca mais olhar, dificilmente irá gerar grandes resultados. Além do mais, não há como aumentar o engajamento nas redes sociais sem a sua participação, concorda? Ninguém gosta de conversar com robôs sem sentimentos, muito menos com um perfil que não responde. Portanto, interaja com sua audiência, seja espontâneo e receptivo. Coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas, responda comentários e estimule a participação de todos.


Mantenha uma boa frequência de postagens


Alimentar a sua audiência é fundamental para aumentar o engajamento, afinal, se você publica vez ou outra, não há muito com o que interagir. Por outro lado, inundar as redes com um post atrás do outro também pode se tornar chato.


É difícil definir uma frequência ideal de postagens, afinal, isso varia de acordo com o perfil do público, mas conforme se relaciona com seus seguidores, você vai percebendo. Tenha um planejamento com dias e horários definidos para suas publicações. Isso é importante para gerar expectativa em sua audiência — que passa a saber quando terá um conteúdo novo — além de alimentar o algoritmo da rede, aumentando as chances de que seus posts sejam distribuídos para um maior número de usuários.


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