top of page

Big Brother Brasil - 5 Dicas que vão te deixar mais perto do seu sonho

O Big Brother Brasil é um dos maiores reality shows do mundo, e todos os anos milhões de brasileiros buscam o sonho de conseguir entrar no programa e tornar-se um competidor. Por conta disso, a concorrência para o acesso ao BBB é imensa.


Isso não significa que é impossível entrar na casa mais vigiada do Brasil para uma pessoa que trabalha com venda de pallets usados. O processo é complexo e muito concorrido, mas as pessoas têm grandes chances de conseguirem entrar no programa se souberem como se destacar.


Antes de mais nada, é preciso conhecer e entender melhor a dinâmica do BBB como um todo. Este reality foi criado em 1999 pelo executivo John de Mol para a TV holandesa. Logo, a plataforma conquistou o mundo e hoje existem programas em uma série de países.


O nome vem de uma referência ao clássico da literatura 1984, de George Orwell. No livro, um mundo distópico é mantido constantemente sob controle pelos olhos do grande irmão, uma figura que observa todos os cidadãos em suas casas, trabalho e ambientes comuns.


Essa é a premissa básica do reality show também. Na casa, um grupo de pessoas completamente diferentes, desde um profissional de portaria remota a distancia a uma celebridade é colocado para conviver juntos por um período de aproximadamente três meses, sem nenhum tipo de contato exterior como:

  • Acesso a redes sociais;

  • Notícias e informações;

  • Contato com familiares e amigos;

  • Utilização de dispositivos conectados à internet.

As únicas exceções são em alguns raros casos onde o participante recebe o benefício de uma mensagem gravada de sua família ou acesso a fotografias de amigos e familiares, mas esse tipo de atividade deve ser conquistada e normalmente não é para todos.


A ideia do programa é que você passe esse período competindo em uma série de dinâmicas que premiam os melhores colocados e punem os piores. Nessa questão, você pode passar por situações favoráveis, como melhor alimentação, conforto e imunidade.


Também é possível passar dificuldades na casa, uma vez que existem restrições de alimentos e outros recursos para aqueles que não estão sendo beneficiados pela vitória na dinâmica realizada.


Depois de uma semana de jogo, a casa decide alguns participantes para irem ao “paredão”. Neste caso, os participantes selecionados tornam-se aptos a serem eliminados da casa, embora a escolha final seja do público, por meio de votação, com ferramentas similares às de um software de gestão empresarial.


O programa é transmitido ao vivo vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Não há qualquer opção de privacidade para os confinados, que estão o tempo inteiro sendo avaliados.


Mesmo questões de necessidades fisiológicas são assistidas por uma equipe técnica, embora esta câmera em particular seja excluída da exibição ao vivo. Todos os outros momentos do dia os participantes estão em constante avaliação do público.


Desde o início do programa, o BBB tem gerado muito engajamento para a emissora e também para os participantes, mesmo aqueles que não se tornam campeões. O prêmio de um milhão e meio de reais é um grande benefício, mas não é o maior de participar.


Os confinados, que ficam o tempo todo sendo avaliados pelos brasileiros, acabam se tornando celebridades, ganhando seguidores, fãs e em muitos casos contratos com patrocinadores e com mão de obra especializada para eventos para fazer uma série de atividades.


A chance de despontar para a fama e conseguir trabalhar com o mundo da televisão é um dos grandes atrativos para que estas pessoas sejam cada vez mais acompanhadas e que mais e mais pessoas tenham vontade de fazer parte de uma edição do programa.


Participando do Big Brother Brasil

Para aqueles que ainda mantém o sonho de tornar-se um dos “brothers”, como são chamados os participantes do reality show, é importante entender alguns passos importantes para conseguir um destaque maior dentro de suas possibilidades.


Algumas dicas podem ser fundamentais para você conseguir ser notado pelos profissionais responsáveis pelo recrutamento, que acabarão aumentando suas chances de entrar para a casa ao usar um apoio como uma empresa de comunicação visual.


Isso não é uma certeza, entretanto, uma vez que existem diversos passos até você efetivamente ser selecionado, e as dicas podem não funcionar da mesma maneira para pessoas diferentes.


Entretanto, estes elementos são muito notados entre a equipe do programa, e isso pode ser um diferencial para você conseguir destacar-se e poder participar das dinâmicas de seleção, estando muito mais perto de seu sonho.


1. Seja você mesmo

Embora pareça uma dica óbvia, é muito importante que você mantenha sua sinceridade e honestidade durante o processo de escolha do reality show. Muitas pessoas pensam que ao montar um personagem elas têm mais chances de ganhar.


A verdade, entretanto, é que por estar sendo vigiado o tempo todo, é muito difícil que você mantenha esse personagem, o que pode ter um péssimo resultado com a audiência. Por conta disso, a própria equipe busca pessoas autênticas.


Não tenha medo de expor suas visões e entendimentos sobre os assuntos como a utilização de malas ecologicas, uma vez que existe a chance de diálogos dentro da casa tomarem um destaque maior do lado de fora, e ser firme em seus posicionamentos pode ser o melhor caminho de ação a seguir.


Nas últimas edições, celebridades começaram a participar do reality, criando a diferenciação entre os pipocas, pessoas comuns que desejam participar do reality, e os camarotes, artistas convidados para o programa.


Em nenhuma das edições que isso aconteceu, a fama pregressa do participante teve um efeito relevante nas votações ou mesmo na permanência desta pessoa na casa. Por isso, não se intimide com estes concorrentes, uma vez que todos estão em pé de igualdade dentro do BBB.


2. Trabalhe suas redes

A tecnologia tomou conta do público brasileiro, e hoje grande parte das ações dentro do Big Brother Brasil tem uma reflexão direta nas redes sociais. Estar em dia com elas e fazer um bom engajamento com o público de um fornecedor papel fotografico é muito importante para você conseguir uma colocação melhor.


Os avaliadores terão uma ideia de como você interage com o público e que tipo de retorno tem dessas pessoas, interagindo de forma mais efetiva e conquistando uma rede de suporte mais adequada para a casa.


Durante o temido paredão, a força das redes sociais mostra seu real impacto, realizando mutirões para manter o candidato na casa e aumentando suas chances de ganhar. No fim, o programa ainda tem um forte impacto da popularidade de cada participante.


3. Vídeo de inscrição

O vídeo de inscrição é o primeiro contato que os avaliadores do reality show terão com você. Por isso, é importante que você passe uma boa impressão e que faça-os entender o quão interessante é ter você em casa.


Não é necessário profissionalismo na produção do vídeo, principalmente se você não tiver meios de fazer esse tipo de ação. Entretanto, alguns cuidados com iluminação, imagem e principalmente áudio podem ser o diferencial para colocá-lo na casa mais vigiada do Brasil.


4. Carisma

Muitas pessoas têm a impressão que apenas aqueles com corpos e rostos dentro de um determinado padrão estético tem chances de participar do Big Brother Brasil. Entretanto, isso não é verdade.


Ao longo das edições, pessoas de diversos estereótipos e corpos diferentes já passaram pelo programa, sendo um diferencial o carisma que estas pessoas trazem consigo. Ser carismático é muito importante para conquistar o carinho do público, que pode até mesmo fazer uma caneca de acrilico personalizada para torcer.


Dessa maneira, você consegue fazer com que as pessoas desejem continuar acompanhando sua jornada dentro do BBB, garantindo sua estadia na casa e em alguns casos até mesmo o título de campeão.


5. Sigilo

Um ponto importante para levar em consideração ao entrar no processo seletivo para participar do Big Brother Brasil é o sigilo. Continue vivendo sua vida normal e mantenha segredo absoluto sobre a chance de sua participação.


O programa possui uma série de regras com relação a não apresentar informações antes da hora, e isso deve ser mantido por aqueles que desejam uma chance de concorrer ao prêmio de um milhão e meio de reais.


Falar sobre o processo ou sobre o programa antes de entrar na casa pode render até mesmo uma desqualificação, por isso é importante que você evite ao máximo comentar sobre isso.


Considerações finais

A criatividade e inovação são ferramentas muito importantes para aqueles que desejam se tornar brothers. Participar do maior reality show do Brasil não é um feito fácil, mas é completamente possível se você se planejar para isso.


Portanto, é importante que você se atente a alguns elementos cruciais para conseguir um bom destaque junto aos profissionais de seleção do programa, trabalhando para mostrar as qualidades de ter você como participante.


Assim, as chances de engajamento que você conseguirá para participar do BBB se tornam muito maiores e mais expressivas.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


3 visualizações0 comentário
bottom of page