BBB - Marketing no reality show

O bbb é um dos maiores programas de entretenimento da atualidade. O reality show atrai a atenção de milhões de usuários, ávidos para escolher suas torcidas e verificar quem será o ganhador do prêmio de um milhão e meio de reais, além de vender incontáveis produtos promocionais personalizados.


O formato do reality show não é uma novidade, visto que ele já possui mais de vinte edições. Entretanto, cada vez mais o engajamento do público está crescendo, em grande parte pelo envolvimento das pessoas com as redes sociais.


A internet se tornou um catalisador para debates de torcidas, acompanhamento da casa e outras atividades, o que garante que muitas pessoas acabam conquistando um status positivo ao se tornarem participantes, com:

  • Engajamento de redes sociais;

  • Contratos de parceria;

  • Marketing de influência;

  • Status de celebridade.

O formato do Big Brother Brasil foi criado para a TV holandesa pela empresa Endemol, que criou o formato onde uma série de pessoas comuns é colocada em uma situação extrema de confinamento, onde não é permitido nenhum contato com o exterior da casa.


Então, são colocadas câmeras em absolutamente todos os ambientes, limitando a privacidade dos participantes a suas necessidades fisiológicas, que é o único momento onde eles não estão sendo gravados.


Ao longo do período de aproximadamente três meses, os competidores disputarão em uma série de atividades para conseguir conquistar posições de poder dentro da casa, que oferecem luxos e benefícios como imunidade, um quarto mais confortável e outros alimentos.


A cada semana, um “paredão” é formado com dinâmicas exclusivas, firmando três competidores para correrem o risco de serem eliminados. Cabe ao público decidir qual dos três sairá da casa nesta semana.


O formato dos votos mudou muito desde a criação do reality show, onde a votação ainda acontecia por telefone. Hoje, redes de apoio dos participantes mobilizam milhões de usuários das redes sociais para conquistar votos a favor de seus candidatos favoritos.


Toda essa movimentação obviamente atraiu a atenção do mercado de serviço de digitalização de documentos, que enxerga o enorme potencial de engajamento que o programa pode apresentar. Dessa maneira, muitas estratégias de marketing são realizadas dentro e fora dos programas.


O marketing e o BBB

Entender a complexidade que é o marketing dentro do BBB inclui compreender duas maneiras distintas de realizar atividades. A primeira delas inclui marcas, que possuem contratos milionários para conseguir espaço de divulgação dentro do programa.


Algumas empresas tornam-se patrocinadoras oficiais, criando jogos e dinâmicas que são apresentadas ao vivo e podem gerar um interesse maior do público em consumir. Por outro lado, os próprios participantes utilizam o marketing a seu favor.


Independente do modelo escolhido, você deve pensar em estratégias que podem auxiliar muito qualquer companhia de rótulos personalizados que pensa em usar o marketing a seu favor dentro do BBB, bem como potenciais candidatos se prepararem para sua jornada pela casa mais vigiada do Brasil.


Planejamento estratégico

O primeiro passo para conseguir ter uma boa estrutura de marketing dentro do reality show é o planejamento. Esse tipo de ação atrai a atenção do público e é tido como uma estratégia inteligente, principalmente entre os competidores.


Um destaque importante para esse tipo de planejamento foi a participante Manu Gavassi, do Big Brother Brasil 20. A atriz e cantora fez um planejamento impecável, que se tornou até mesmo objeto de estudo dentro do marketing com sinalização de segurança.


Depois de calcular o tempo total de confinamento que ela passaria caso chegasse até a final, Manu criou uma série de vídeos curtos para interagir diretamente com o público, trabalhando com uma série de dinâmicas conhecidas da casa, desde provas ao paredão.


Também haviam vídeos programados para todas as situações, desde a conquista de uma liderança, a participação na final do programa ou a eliminação, caso ela viesse a ocorrer.


Esse tipo de estratégia fez com que o público ficasse muito interessado no que estava acontecendo com a participante, que ganhou um aumento muito grande nas redes sociais e acabou conquistando um espaço ainda maior no programa.


Por conta dessas ações, muitas pessoas acabaram se interessando pelo reality, começando a acompanhá-lo e aumentando ainda mais as chances de Manu permanecer na casa e das marcas de uniformes personalizados para eventos relacionados a ela e ao BBB poderem ser apresentadas para mais pessoas.


Esse aumento na torcida foi fundamental para que a atriz pudesse chegar à final do reality show, mantendo-se em jogo depois de um paredão que entrou para o livro dos recordes, superando um bilhão e meio de votos.


Comunicação omnichannel

A comunicação omnichannel é uma estratégia de vendas que utiliza diferentes canais de comunicação de forma simultânea, permitindo que a relação entre o consumidor e a marca se estreite.


Nestes casos, é possível iniciar o atendimento em um canal e continuar em outro, diminuindo a distância entre as questões físicas e digitais de uma empresa. Um excelente exemplo desse tipo de comunicação é quando você compra um item online, mas solicita a retirada em uma loja de controle de acesso.


Normalmente, esse tipo de estratégia tem como principal objetivo alcançar públicos em diferentes canais de comunicação, convergindo-os para o foco em suas vendas e aumentando o impacto de seus negócios.


Dentro do Big Brother Brasil, uma das pessoas que mais utilizou esta ferramenta foi a empresária e influenciadora digital Bianca Andrade. Proprietária de uma marca de cosméticos, Bianca usou a influência do programa para aumentar suas vendas.


Isso foi possível ao utilizar seus próprios produtos nas produções diárias, gerando novas tendências e atraindo a atenção do público. Mesmo em momentos tensos, como em uma discussão com outra participante, as maquiagens ficaram em destaque.


Isso porque o fato de Bianca chorar ao vivo e sua maquiagem não borrar acabou aumentando as vendas de seus produtos e gerou um diálogo acerca da qualidade superior do que ela tinha a oferecer.


Mesmo que a competidora tenha sido eliminada razoavelmente cedo no programa, ela ainda assim conseguiu triplicar suas vendas e tornou sua marca muito mais conhecida em todo o território nacional.


Marketing de influência

O marketing de influência é uma das principais maneiras de ganhar destaque na atualidade. Os próprios participantes do Big Brother Brasil, mesmo aqueles que não chegam a final, acabam ganhando relevância o suficiente para trabalhar com esse tipo de ação com uma empresa de automação robótica de processos.


Entretanto, o grande case de sucesso com relação ao marketing de influência é o próprio programa. O diretor Boninho, percebendo que o formato do programa estava relativamente desgastado, e que a audiência estava diminuindo consideravelmente, usou a estratégia para se reinventar.


Ao criar o grupo “camarote”, onde artistas convidados entram no jogo em pé de igualdade com os competidores comuns, ele acabou atraindo um interesse completamente novo para o BBB, trazendo-o de volta ao interesse do público.


A primeira participação deste grupo, na vigésima edição do programa, tornou-se um marco na história da competição, e acabou mostrando o poder que estes influenciadores têm de trazer seus públicos e torcidas para alavancar ainda mais a audiência.


Identificação com o público

As pessoas gostam de torcer para quem se identifica. Por conta disso, muitos candidatos acabam se destacando de imediato e atraindo a atenção para o tópico que eles estão discutindo e aumentando exponencialmente suas torcidas.


Esse tipo de identificação pode vir de diversas maneiras, mas tem ganhado muita força com pautas sociais como a luta anti racista e a quebra de outros preconceitos, levantando o interesse do público em segurança patrimonial.


Quando a audiência para para refletir sobre conceitos firmados em sociedade e entende os problemas que advém desse tipo de pensamento, acaba conseguindo se enxergar na fala do participante e se entrega para a torcida, entendendo os pontos que eles querem dizer.


Isso significa que os valores de um participante são o ponto mais importante a lidar com relação a personalidade. É importante que esse tipo de elemento seja muito bem definido para que todos possam enxergar com mais clareza.


A construção de um pensamento e de uma ideologia leva muito tempo de estudo e compreensão do mundo à sua volta, e esse é o tipo de ação que se espera de uma pessoa que está em foco para uma quantidade imensa de pessoas.


Considerações finais

O Big Brother Brasil é um dos programas com maior audiência do país, e mais do que um jogo, ele é um experimento social. Dentro da competição é possível entender uma série de nuances importantes para avaliar a sociedade como um todo.


Um destes pontos é a utilização de ações de marketing dentro do reality show e como ele afeta a audiência, gerando um interesse genuíno em milhões de pessoas com a colocação de anúncios no momento certo.


Além disso, entender a dinâmica que forma o fortalecimento de participantes é um ponto fundamental para sua estrutura.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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