A importância de uma loja virtual para o seu negócio

Atualizado: Abr 5


A importância de uma loja virtual para o seu negócio

Já pensou que além de uma loja física você também pode ter uma loja virtual? Com a internet é cada vez mais comum as pessoas procurarem outros modos de consumir e adquirir mercadorias.


Sendo assim, ter uma loja no meio online pode ajudar a estratégia de um varejista que deseja elevar as suas vendas, além de melhorar a sua divulgação. Inclusive, as possibilidades de desenvolver o trabalho nesse meio são infinitas.


Portanto, não estar inserido nessa era digital é uma forma de perder clientes, já que os consumidores sempre procuram por soluções que facilitem a vida deles. Uma loja virtual é um exemplo disso, já que é possível comprar sem sair de casa.


Qual a importância para o seu negócio?


Ao incluir essa estratégia de vendas, você consegue diversos benefícios para o seu comércio, principalmente por esse ser um modelo que está ganhando espaço no mercado. Conheça algumas das principais vantagens:


  • Aumento da visibilidade;

  • Aumento das vendas;

  • Fácil acesso;

  • Baixo investimento.


Desse modo, o primeiro benefício diz respeito ao alcance, isso porque com uma loja nesse meio, as mercadorias ficam em evidência para todos, assim, a visibilidade aumenta, ou seja, melhora a divulgação dos produtos.


Quando se tem um estabelecimento físico, as vendas ocorrem somente se os indivíduos forem até o lugar. Nesse sentido, é limitado porque somente quem vai até o estabelecimento compra, assim a sua visibilidade também fica limitada.


Já com uma loja na internet, a visibilidade aumenta, porque qualquer indivíduo pode ver as suas mercadorias, esse meio não é limitado, não importa a localização das pessoas. Uma empresa de geradores por exemplo pode atingir todo o país quando disponibiliza seus serviços on line.


Por consequência, se tem mais pessoas vendo e conhecendo as mercadorias, também há uma elevação nas vendas pois assim como a compra, a retirada é simples, pois o consumidor recebe o produto em casa.


Portanto, se antes as vendas não aconteciam porque a pessoa não podia ir até o estabelecimento, agora com um clique ela entra na loja, conhece as mercadorias e finaliza a sua compra. Assim, é muito mais prático para o consumidor.


Isso porque atuando no meio online, não existe horário de funcionamento, o site fica disponível todos os dias e horários da semana.


Assim, se o consumidor quiser comprar o seu banner promocional de madrugada, ele consegue escolher e concluir tudo nesse horário.


Por fim, a última vantagem é que para se ter uma loja virtual, não é necessário um alto investimento. Sendo assim, com esse modelo de atuação não é preciso ter gastos com aluguel, contas de luz e contratação de vendedores.


O investimento é somente com a plataforma que será hospedada a loja e com os funcionários para ajudar a cuidar dos pedidos. Desse modo, essa é uma alternativa para aqueles que estão começando e não conseguem manter um espaço físico.


Além disso, o varejista vai economizar e poderá fazer investimentos em outras áreas do seu comércio, aperfeiçoando cada vez mais o seu negócio.


Veja como criar a sua loja online


Imagine o seguinte, o varejista decidiu e agora vai também expandir o seu trabalho para o ambiente virtual, mas não sabe como começar. Tendo isso em vista, confira algumas dicas do que é necessário ter em sua loja virtual.


1. Escolha as mercadorias


Elas são escolhidas pelo seu sucesso, então, por isso precisam ser selecionadas, de modo que você defina valores, veja quantas estão disponíveis em estoque e produza materiais para a divulgação, ou seja, fotos, descrição dos produtos e preço.


Para aqueles que já têm um comércio físico, é necessário, antes de tudo, decidir se todos os produtos que a loja têm serão vendidos online ou se serão somente alguns. Assim, fica mais fácil se organizar no meio virtual.


Portanto, selecione de acordo com as suas preferências e necessidades do comércio. Por exemplo, uma loja de projetos de decoração pode ter alguma mercadoria que não tem bom desempenho na loja física, mas vende bem no formato online.


Por isso, é preciso que seja feita essa seleção, para que o varejista adeque as suas mercadorias para cada meio de atuação, podendo melhorar o desempenho de suas vendas em ambos os lugares.


2. Escolha uma plataforma


A plataforma é a vitrine do seu estabelecimento, por isso, deve ser escolhida analisando as especificidades do seu comércio. Isso porque para manter a plataforma há um custo, assim, você deve analisar o seu orçamento para saber se consegue manter o serviço.


Além disso, é preciso verificar como é o suporte, lembre-se que você vai trabalhar com o público de modo virtual e, por isso, o suporte deve ser bom para que os questionamentos dos internautas sejam sanados o mais rápido possível.


Nesse sentido, também é preciso se certificar sobre as funções que a plataforma oferece, assim, você observa se é compatível com o seu negócio e atende as demandas dos seus visitantes.


Portanto, analise todos os pontos e escolha aquela que melhor se adequa às necessidades do estabelecimento, bem como dos consumidores, além disso, pense também no custo benefício para ter certeza que vale a pena.


3. Use imagens


Diferentemente do meio físico, o estabelecimento virtual vende por meio de imagens. Sendo assim, é dessa forma que a empresa de segurança eletrônica permite que os seus clientes conheçam as suas mercadorias por exemplo.


Desse jeito, ilustrar as mercadorias é crucial para quem deseja atuar nesse ambiente. O internauta não consegue pegar os produtos na mão e olhar todos os lados, por isso, todos os ângulos devem ser contemplados nas fotos.


Além disso, é permitido usar pequenos vídeos mostrando o produto. Sendo assim, deve-se produzir materiais de audiovisual de qualidade para conseguir motivar o internauta a concluir a aquisição.


4. Escreva uma descrição


Sabe o texto que fica embaixo da foto? Então, ele é o encarregado de tirar muitas dúvidas dos consumidores, por isso deve ser bem escrito, conter detalhes de tamanhos e informações técnicas, se for o caso.


Esse texto também tem um papel importante para que o consumidor se sinta motivado a finalizar a comprar.


Diferentemente do estabelecimento físico, que pode usar mídias como impressão de banner, aqui não há como evidenciar com mídia impressa, por isso, é a descrição que cumpre essa obrigação.


Quais estratégias usar para vender mais com a loja virtual?


Você já viu os benefícios e como começar a montar a sua loja no meio online, agora confira algumas táticas que podem ser adotadas para melhorar o desempenho do seu negócio.

Use as redes sociais


Se você está presente no meio online, é essencial que você utilize as mídias sociais, elas ajudam muito na divulgação, contribuindo para que mais pessoas conheçam as suas mercadorias.


Além disso, você pode interagir com o seu público, construindo desse modo uma relação de confiança e conquista. Isso ajuda, por exemplo, uma empresa de cenografia para eventos que mantém um diálogo com os seus internautas.


Desse modo, mesmo que a pessoa não vá adquirir nada naquele momento, quando ela precisar vai se lembrar do seu estabelecimento e procurá-lo. Assim, as relações para o futuro também são construídas.

Crie um blog


Um bom jeito de produzir conteúdo e manter um diálogo com o público é fazendo um blog, assim você traz os internautas para lerem as suas produções e permite que eles conheçam o seu comércio.


Há muita concorrência nesse meio, por isso, é preciso que o estabelecimento trabalhe para que os internautas saibam sobre a sua loja, por isso, uma empresa de reforma comercial pode investir nesse método como forma de divulgação dos seus serviços.

Tenha um planejamento


É preciso que você organize as suas prioridades e faça um planejamento de seus objetivos, assim, você consegue pensar em estratégias e maneiras de conquistar o seu espaço no meio digital.


Por isso, é fundamental que tudo seja bem definido, desde objetivos, público-alvo e até ações de marketing para que o desempenho seja bom. Inclusive, é isso que uma empresa de terceirizar impressão deve fazer.


Portanto, ter uma loja no meio online traz muitos benefícios e pode ajudar um comércio a melhorar as suas vendas e conquistar mais consumidores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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