Quando o assunto é sobre criar autoridade sobre determinado assunto, é praticamente impossível ter esse título sem criar conteúdos relevantes para um blog.
A plataforma possibilita a criação de conteúdos com vários formatos, desde artigos até fotos e vídeos. Esses conteúdos são chamados de posts e, por sua vez, é a base para que um blog tenha sucesso no mundo da internet.
O que é um blog?
Inicialmente, a palavra “blog” surgiu no weblog, e somente depois veio a palavra que estamos acostumados a ver. Traduzindo para o português, o significado pode ser algo como “diário da rede”.
O blog em si, é um tipo de site que tende a atrair usuários com facilidade, pelo fato de ter publicações com frequência. Além disso, o blog também abre espaço para as pessoas interagirem com o responsável pelo site.
Na prática, o blog é usado para os mais diversos assuntos. Por exemplo, um blog sobre escadas, logo, podemos imaginar pautas sobre corrimão de escada em aço inox, e como eles podem ser usados em uma casa ou estabelecimento comercial.
No início, os blogs surgiram como uma forma das pessoas relatarem o seu dia a dia, como uma espécie de Twitter.
Ao longo do tempo, no entanto, as possibilidades começaram a crescer para o meio comunicativo, e logo o mundo corporativo percebeu que o blog poderia se tornar uma ferramenta de marketing digital, e foi isso que aconteceu.
Atualmente, não é difícil encontrar blogs que são voltados para vendas. Nos dias atuais, empresas que trabalham com instalação e manutenção de para-raios, por exemplo, possuem o seu lado digital para garantir novos clientes.
Historicamente, o blog surgiu no ano de 1997, entretanto, em 1990 já existiam páginas conhecidas como diário online. Geralmente, as pessoas faziam publicações semelhantes ao que se encontrava em um diário qualquer.
Os conteúdos publicados eram:
Poesias;
Prosas;
Comentários gerais;
Experiências diárias.
Na época, o blog se tornou ainda mais febre entre as pessoas por conta da liberdade da interatividade entre os usuários.
Era comum encontrar pessoas compartilhando certas experiências no campo de comentários, e eram relatos totalmente aleatórios. Os comentários iam desde balão de gás hélio personalizado, até qualquer pauta levantada pelo responsável do blog.
Nos Estados Unidos, após o ano de 1999, o blog começou a se popularizar entre as pessoas e, logo em seguida, surgiram ferramentas para otimizar o uso do canal, como o blogger.
Já nos anos 2000, as empresas começaram a perceber um comportamento diferente dos consumidores, os mesmos passaram a ter um papel ativo ao realizarem suas compras, procurando por opiniões de outras pessoas para saber a qualidade do produto ou serviço.
Por outro lado, o blog também serviu para que o público se reunisse para discutir sobre determinados equipamentos ou produtos.
Por exemplo, quando se trata de um equipamento bem específico, como controle de acesso de veículos por tag, os interessados poderiam entrar no respectivo blog para saber as impressões de quem já usa o sistema.
As empresas também adotaram o blog como um diário virtual, e isso favoreceu ainda mais seus números de venda, afinal, o público consumidor estava de certa forma, mais próximo da marca.
Áreas como uma consultoria ambiental consegue usar um blog para manter informado o público interessado. Além disso, a área também possibilita a criação de conteúdos educativos, por se tratar de um assunto relativamente complexo.
A popularização do marketing digital também influenciou o uso mais intenso dos blogs pelas empresas e logo o meio comunicativo se tornou uma peça chave para negócios que buscam ser encontrados na internet.
Blog como ferramenta do marketing digital
É inevitável falar sobre marketing digital quando o assunto é sobre blogs, pois como já citamos, ambas andam lado a lado.
O blog é uma ferramenta que pode trazer autoridade para uma empresa de limpeza de escritório. Independente do assunto, um blog consegue tornar o responsável em autoridade no assunto.
O marketing digital é frequentemente usado pelas empresas nos blogs, isso acontece pelo fato do canal comunicativo dar a liberdade de educar o público-alvo.
Através dos conteúdos publicados, a empresa consegue captar leads que possuem grandes chances de fidelizá-los instantaneamente.
O meio comunicativo também é uma forma de aumentar o alcance da empresa, e no mundo dos negócios, não adianta ter um bom atendimento e estrutura para lidar com os problemas operacionais, se a empresa não consegue captar novos clientes.
A captação de novos clientes é um problema para muitas empresas, e poucas dessas empresas sabem que o blog é uma ferramenta que, se bem utilizada, consegue aumentar significativamente os indicadores da companhia.
Quando falamos sobre aumentar a base de consumidores, automaticamente estamos falando sobre SEO e, obviamente, os blogs.
Como o SEO é aplicado no blog
Como falamos, não faz sentido ter toda uma estrutura para lidar com as questões operacionais da empresa, ou até mesmo desenvolver conteúdos de qualidade, sendo que a publicação não será lida ou encontrada.
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, entra justamente na parte de conseguir mais alcance. Usando esse tipo de estratégia, você consegue até mesmo deixar o seu blog no topo de sugestões do Google.
Ou seja, uma empresa que trabalha em qualquer ramo, como uma companhia que atua com controle de estoque e caixa, também está apta a estar no topo de sugestões de um buscador.
As publicações que você procura colocar no seu blog devem, inicialmente, ser pensadas com base nas estratégias do SEO.
Como muitos pensam, o SEO se trata apenas do uso de palavras-chave que fazem com que o blog tenha um alcance maior, entretanto, os buscadores atualmente também levam em consideração a forma que o texto é desenvolvido.
Por isso, é importante criar textos semânticos e evitar erros de ortografia para mostrar profissionalismo. É necessário pontuar também que o uso do marketing de conteúdo é fundamental para que as publicações sejam realizadas da melhor forma possível.
Dessa forma, trabalhar com blogs é, afinal, trabalhar com publicações. Estas publicações são a ponte de interação entre o consumidor e a marca.
O responsável pela gestão do blog deve, principalmente, manter o blog munido com publicações preferencialmente nos mais diversos formatos.
O mesmo pode criar infográficos, se o conteúdo for totalmente educativo, ou vídeos que possam servir para atrair novos leads ou promover um produto ou serviço.
O marketing de conteúdo é também, de certa forma, uma maneira para aumentar o alcance de uma marca usando o blog, ou principalmente, as redes sociais. Entretanto, o SEO é de longe a estratégia que mais se aplica quando o assunto é alcance.
Resumidamente, o SEO é aplicado no blog como uma forma para aumentar as impressões e o alcance com o público-alvo.
Inicialmente, é necessário que o responsável saiba qual a persona do seu consumidor, logo, ficará mais fácil saber quais são as palavras mais usadas entre os mesmos, e consequentemente, ficará mais fácil desenvolver os conteúdos.
Tags de SEO
Há tags que você pode usar para otimizar os conteúdos que já foram postados, ou aqueles que serão publicados posteriormente. Antes de tudo, é necessário ter uma palavra-chave definida, já que as melhorias serão feitas a partir desse termo.
Meta title
O meta title é o título do artigo que aparece no Google, portanto, é de suma importância que ele tenha as palavras-chave certas.
Como exemplo, podemos pegar uma empresa que trabalha em uma área específica, como terceirização de portaria e limpeza. O responsável deve saber, inicialmente, qual a palavra-chave mais usada na área, que no caso pode ser terceirização.
Meta description
Já a meta description é a descrição que é mostrada logo abaixo da meta title. Nem sempre o Google mostra a descrição dos links, entretanto, é sempre interessante você criar uma descrição com as palavras-chave exatas para aumentar os cliques.
Além disso, é importante que o meta description seja objetivo, para atrair rapidamente o usuário.
Heading tags
O Google recomenda a hierarquização de uma página por meio dos heading tags, que são “h1” até o “h6”. Nos posts, esses heading tags funcionam como título, subtítulo e subtítulo do subtítulo.
Para aumentar o alcance, é importante usar sua principal palavra-chave nesses subtítulos. Quanto mais importante o cabeçalho, fica ainda mais obrigatório o uso dos termos chaves, principalmente no título.
Contudo, percebemos que através das estratégias que rondam o uso do blog, há vários benefícios que o responsável por um blog pode ter.
De forma resumida, os benefícios do uso do blog são:
Educar o público-alvo sobre o seu produto;
Aumentar as vendas;
Aumenta a autoridade sobre o assunto;
Colocar o blog nos principais resultados.
Portanto, ao utilizar todas essas técnicas em seu blog, é possível se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comments