As empresas estão sempre em busca de uma comunicação direta com o seu público que seja eficiente. O e-mail marketing é uma ótima maneira de se comunicar com os leads (potenciais clientes) em todas as etapas do funil de vendas.
O que é E-mail Marketing?
O e-mail marketing é uma prática de comunicação que cria uma conexão direta entre a empresa e o seu público por meio de uma ferramenta muito utilizada no dia a dia: o e-mail. Tal ação traz mais proximidade e confiança no relacionamento marca-consumidor.
Considerando este fato, as marcas podem criar estratégias de disparo de e-mails para sua base de contato, com base nos comportamentos e interesses de cada grupo.
Já o processo de disparo pode acontecer por meio de ferramentas de automação, assim a comunicação direta entre remetente e destinatário acontece de forma mais otimizada, trazendo mais dinamicidade e segmentação ao processo de envio de newsletter, por exemplo.
Vantagens em utilizar o E-mail Marketing
O e-mail marketing está entre as técnicas mais utilizadas pelas empresas. Sites são importantes, as redes sociais têm ganhado relevância nos últimos anos, mas o e-mail ainda continua sendo uma ótima estratégia, principalmente para a sensação de proximidade e valorização - permitindo ações mais humanizadas e segmentadas, além de ter um público geralmente mais propenso a interagir com a marca.
As principais vantagens em investir no uso de e-mail marketing são:
Custo baixo, comparado a outras estratégias de marketing;
Possibilidade de construir relacionamentos e gerar interesse;
Possibilita alto alcance;
Permite formatos mais flexíveis;
Permite segmentar o envio das mensagens;
Traz um excelente retorno financeiro;
Possibilita atuar com um público engajado.
Estas e outras vantagens podem ser percebidas quando a empresa investe nesta estratégia.
O e-mail marketing é uma técnica que pode ser utilizada em empresas de diferentes áreas, desde uma fábrica de laje protendida até uma de vestuário.
Tipos de E-mail Marketing
Um e-mail marketing é um canal de comunicação com muitas possibilidades de estratégia para o marketing digital.
Para que seja efetivo, diferentes metodologias podem ser aplicadas, Inclusive, para cada necessidade/objetivo, é preciso considerar que existem diferentes formatos que podem ser utilizados para ocasiões específicas.
Seja para a venda de um produto, ofertas, downloads gratuitos ou para ressaltar comemorações, o e-mail marketing é uma excelente opção, e os formatos mais utilizados são:
1.Newsletter
Este é um dos formatos mais tradicionais de e-mail marketing. Newsletter em português, significa boletim de notícias e no universo do marketing este formato pode ser utilizado para o envio periódico de mensagens a respeito de um tema.
A regularidade no envio de e-mails ajuda as pessoas a ficarem bem informadas e mais próximas da marca, criando um hábito em relação a empresa e tendo a marca fixada no imaginário.
2.E-mail promocional
Esse também é um formato bastante usado e ajuda a promover a venda de produtos ou serviços. Diferente da newsletter, costuma ter uma abordagem mais comercial, com links diretos para a página de compra, descontos, ofertas, imagens dos produtos e preços.
É uma ótima opção, por exemplo, para aumentar a prestação de serviços de limpeza de tubulação residencial.
3.E-mail editorial
Este formato costuma mostrar um ponto de vista da empresa sobre um determinado tema. É elaborado e assinado pelo dono da empresa.
O principal objetivo deste formato de e-mail é mostrar como a empresa se posiciona diante de assuntos específicos, suas causas e até temas mais delicados e polêmicos.
4.E-mail para clientes inativos
A informação certa, no momento certo e na periodicidade ideal são os pontos-chave deste tipo de e-mail. O processo de engajamento de clientes inativos depende muito das condições em que foram colocados e um contato adequado pode reativar esse usuário.
Tratá-los de uma maneira especial pode ajudar a resgatá-los. Um exemplo, são os serviços de plano de monitoramento de emissões atmosféricas. Este trabalho pode ser necessário por um período e dispensável em outros.
Para os clientes que se tornam inativos por conta desta situação, oferecer conteúdos relacionados às soluções que a prestadora tem, para além deste serviço e/ou de forma a complementá-lo, pode ser interessante para recuperá-los.
Contudo, comunicados muito frequentes podem gerar um afastamento dos clientes, que só voltam a procurar a empresa quando necessitam dos seus serviços.
5.E-mail Sazonal
Datas especiais são uma excelente oportunidade para utilizar o e-mail marketing. Aniversários, Natal, Dias das mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças são alguns exemplos de datas em que as empresas podem enviar e-mails de felicitações ou com materiais personalizados.
O objetivo deste e-mail é gerar a sensação de que os clientes e leads são importantes, e que a empresa está sempre disponível nos momentos felizes e nos quais os clientes possam precisar de suporte, criando uma experiência mais agradável.
6.E-mail para e-commerce
A opção
para loja virtual é essencial para as empresas que vendem online, porque ajudam nas seguintes situações:
Enviar promoções;
Aumentar a taxa de conversão;
Divulgar novidades;
Reduzir a quantidade de produtos abandonados nos carrinhos.
O processo de elaborar o e-mail marketing é muito importante para garantir uma boa comunicação com os consumidores e divulgar produtos e serviços como o de automação de ar condicionado, redirecionando e reforçando o uso da loja virtual para ter acesso às soluções proporcionadas.
Desta maneira, incorporar o e-mail marketing nas estratégias da sua empresa é o modo de ter excelentes resultados, conquistando a confiança das pessoas, aumentando a popularidade do seu negócio e, com isso, melhorar a lucratividade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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