top of page

5 dicas de marketing para entrar no BBB


Todos os anos, milhões de brasileiros tentam entrar no reality show mais popular do país, o Big Brother Brasil. Existem algumas ações de marketing que poucas pessoas sabem, mas que podem ser um diferencial em sua tentativa de participar, fazendo até mesmo uma caneca de acrilico personalizada para seu público.


O programa está no ar há mais de 20 edições, e possui uma das maiores audiências no Brasil. A proposta é relativamente simples, trata-se de um grupo de pessoas que é confinado em uma casa.

Este local não possui nenhum tipo de informação exterior, como:

  • Internet;

  • Telefones;

  • Televisão;

  • Rádio.

Em resumo, nenhuma forma de se comunicar com o lado de fora da casa. Estas pessoas então competem entre si para ganhar um prêmio de um milhão e meio de reais.


Ao longo da semana, uma série de dinâmicas é realizada para distribuir benefícios e punições para os membros da casa, baseado em seu desempenho ao longo destes testes. Então, uma vez por semana, um dos competidores é retirado da casa.


A escolha do candidato que sai do BBB é feita por voto popular, mas antes de chegar a este ponto os próprios participantes devem formar o “paredão”, grupo de três a quatro pessoas que poderão ser eliminadas.


Tudo isso acontece em um ambiente onde todos os locais são gravados o tempo todo e exibidos em rede nacional, com uma equipe com uniformes personalizados para empresas para padronizar estes profissionais.


Não há qualquer senso de privacidade, uma vez que o único lugar onde as câmeras não são públicas é o local onde os concorrentes podem fazer suas necessidades. Ainda que este ambiente não seja público, ele não é sem câmeras, que ficam como um controle interno.


Toda a proposta do Big Brother Brasil é criar um ambiente de confinamento e estimular o senso competitivo dos participantes. Isso porque tornar-se o campeão é muito bom, mas a verdade é que a maioria dos competidores sai com fama e oportunidades.


Por isso, a maioria dos brasileiros sonha com a oportunidade de fazer parte do seleto grupo dentro da “casa mais vigiada do Brasil", e participa todos os anos das seletivas que envolvem uma série de etapas que incluem ficar em um hotel com cartão de proximidade.


Do lado de fora da casa, equipes competentes de engajamento trabalham para conseguir gerar uma movimentação diferenciada nas redes sociais, fazendo com que o dono da conta se torne mais popular do lado de fora e garanta fãs para ajudarem a salvar o candidato do paredão.


O efeito BBB dura muito mais do que o tempo que os competidores ficam confinados, e é preciso se destacar para conseguir apresentar os motivos para a edição do programa de porque você é a pessoa ideal para garantir uma vaga.


Entrando no Big Brother Brasil

O processo de entrada do Big Brother Brasil passa por uma extensa seleção, normalmente iniciando com o envio de vídeos de inscrição e passando por uma avaliação de profissionais com mão de obra especializada para eventos que identificarão o seu potencial enquanto participante.


Para conseguir bons resultados junto a esse elemento, existem cinco dicas que podem ajudar muito a ampliar seu potencial de entrada no reality, usando ferramentas de marketing que muitas vezes são consideradas apenas para empresas.


Quanto mais você conseguir se destacar durante essa etapa inicial, maiores serão as chances de os avaliadores gostarem de seu perfil e aumentarem suas chances de conseguir um bom posicionamento dentro do BBB, muitas vezes contando até com uma empresa de limpeza.


1. Seja autêntico

A forma como você age em público diz muito sobre quem você é e como será percebido pelo público a longo prazo. Por conta disso, é importante que você seja uma pessoa autêntica para conseguir atrair bons resultados.


Quando as pessoas começarem a avaliar seu perfil, é muito comum que elas identifiquem se o que você está mostrando condiz com suas atividades públicas. Isso inclui todas as redes sociais das quais você faz parte, bem como o tipo de publicação realizada.


Mesmo curtidas e seguidores mais famosos são levados em conta nesse caso, procurando sempre identificar se você realmente é quem está se mostrando nas comunicações de fato. Ser autêntico é uma das maneiras mais efetivas de ganhar espaço dentro do big brother e conseguir passar o controle de acesso.


As pessoas não gostam de personagens, e ao ser avaliado o tempo todo em um ambiente de confinamento, é muito difícil não deixar escapar quem você realmente é. Por isso, esse tipo de sinceridade logo de cara é muito importante para garantir bons resultados.


2. Criação de conteúdo

A produção de conteúdo de qualidade é uma das bases de qualquer ação de marketing empresarial. Entretanto, para um candidato ao confinamento do Big Brother Brasil ele também é muito funcional.


As pessoas não acompanharão suas redes sociais se não houver nada de interessante nelas. É preciso produzir o suficiente para atrair o público-alvo que você está buscando engajar, apresentando um conteúdo humanizado e mais efetivo para uma série de ações.


Diferente de uma empresa, que o objetivo da produção de conteúdo é vender, você está buscando criar uma identificação com o público.


Fazer com que as pessoas que seguem suas redes sociais consigam enxergar o que você pode oferecer e quais são os principais elementos desse tipo de interação, além de oferecer produtos promocionais personalizados.

Muitos participantes do programa contam com ajuda profissional para criar esse tipo de conteúdo. Existem produtores relacionados ao marketing pessoal que se especializam em ações para o BBB.


Quanto mais você conseguir se destacar ainda nas primeiras etapas, maiores são as chances de conquistar uma vaga na edição que você deseja participar, ampliando suas oportunidades consideravelmente desde os primeiros passos.


As redes sociais são um grande termômetro para os futuros participantes, e entender se suas ações estão gerando resultados positivos é fundamental.


3. Uso de emojis

Os emojis são uma criação do mundo digital, e estas figurinhas são divertidas e podem tornar a comunicação mais leve e descontraída. Nas redes sociais, estes emojis são usados constantemente para criar material.


Um costume que tem se popularizado cada vez mais é a adoção de um emoji em particular para representar o candidato. Normalmente, é escolhido algum emoji que tenha ligação com algo que o participante tem de destaque.


Isso pode ser relacionado a profissão, hobbies ou até mesmo uma questão mais identificatória, mas é importante que você consiga usar o emoji de forma diferenciada. Esse tipo de ação ajuda a identificar suas publicações e até mesmo a criação de rótulos personalizados.


Além de servir como uma identificação do participante, os emojis também são um termômetro para indicar a popularidade dele nas redes sociais, ao procurar por publicações que estejam relacionadas a ele.


Esse tipo de ação ajuda a determinar a relevância do candidato para atrair a atenção dos produtores, que podem desejar ter esta pessoa dentro do confinamento pelo entretenimento que ele pode gerar.


Por conta disso, o uso de emojis deixou de ser uma brincadeira e tornou-se parte fundamental de qualquer campanha de engajamento para um futuro participante do Big Brother Brasil.


4. Identidade visual

Atrair a atenção do público é fundamental, principalmente em um jogo que está constantemente em movimento. Por conta disso, você deve ter em mente que suas possibilidades devem ser rápidas e precisas.


A identidade visual é uma das maneiras mais importantes de gerar engajamento, uma vez que o público irá identificar de imediato suas publicações e saberá lidar com elas. Normalmente, é preciso escolher cores e fontes dedicadas a esse tipo de ação.


Além disso, a aproximação com a identidade visual do próprio programa ajuda a identificar o usuário como um competidor, o que atrai fãs do reality para conhecerem mais do potencial confinado, aumentando suas chances de entrada.


5. Engajamento com público

Engajar-se com o público é uma das principais maneiras de aumentar sua popularidade e garantir uma estrutura de sucesso para suas ações. As pessoas que acompanharem seu perfil serão também as que promoverão seu nome durante o programa.


Até mesmo para salvar-se do temido “paredão”, estas pessoas criarão mutirões de votação e protegerão o candidato. No fim, trata-se da criação de uma comunidade, que deve ser cuidada com atenção e que você deve observar atentamente.


Esse é um dos tipos de engajamento que mais chama a atenção dos profissionais responsáveis pela seleção do programa.


Considerações finais

Participar do Big Brother Brasil é o sonho de muitas pessoas, mas o processo para entrada no programa é complexo e demanda uma série de ações. Por isso, quanto melhor preparado você estiver, maiores são as chances de se tornar um participante.


As ações de marketing ajudam a determinar elementos cruciais desse tipo de engajamento, ajudando-o a conquistar uma estrutura de produção adequada para participar de um dos maiores programas da televisão brasileira, tornando-o um candidato forte dentro do BBB.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page